Adriano Machado/Crusoé

Em busca da reeleição, Alcolumbre falta a 64% das sessões do Senado desde julho

11.10.20 13:01

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anda sumido das sessões deliberativas da casa. Nos últimos três meses, ele tem delegado a missão de conduzir os trabalhos em plenário a outros congressistas. A ausência do senador se fez notar no segundo semestre e revela sua busca incessante pela reeleição. 

Um levantamento feito por Crusoé mostra que Alcolumbre não estava presente em 16 das 25 sessões plenárias com votações nominais ocorridas desde julho — ou seja, ele se ausentou em 64% das sessões. Em 15 oportunidades, o senador informou ao sistema da casa a sigla “AP”, justificativa usada para faltas em virtude de “atividade política”, prevista no regimento interno. 

Nessas oportunidades, Davi Alcolumbre aproveita para emprestar o prestígio de ocupar a cadeira da presidência a parlamentares de seu círculo de aliados, como Marcos Rogério, também do DEM, e Weverton Rocha, do PDT, integrante do bloco de oposição a Jair Bolsonaro no Senado. Até Ney Suassuna (foto), do PRB, chamado pelo Ministério Público da Paraíba como o “padrinho da corrupção” no estado, já teve a oportunidade de presidir a casa depois que assumiu o mandato em razão da licença de Veneziano Vital do Rego, do PSB. 

As faltas, no entanto, geram incômodo entre os congressistas que não fazem parte da turma de Alcolumbre. A principal reclamação é de que as ausências são usadas pelo presidente para fazer articulações políticas em favor de sua reeleição à presidência do Senado. “Quer o bônus sem o ônus”, comenta um opositor.

“A primeira missão do presidente do Senado é presidir. É evidente que ele tem outras atribuições institucionais, mas 64% é um número alto”, diz Randolfe Rodrigues, líder da minoria. Conterrâneo de Alcolumbre, Randolfe lembra que, além de buscar a recondução ao cargo, o presidente do Senado também trabalha para eleger seu irmão, Josiel, candidato a prefeito de Macapá.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Até quando esse engavetador do DEM ,e seus aliados corruptos vão continuar ? CLARO QUECFLÁVIO Bolso votou a favor de manter essa escória na presidência 🤮

  2. Isso que está aí, é o presidente do Congresso Nacional do Brasil, acreditem se quiserem. Mas não se iludam, ele é uma cobra, conseguiu dar uma volta no Sarney.

  3. O cara que não tem postura e nem moral para ser vereador de Macapá. O Brasil está na draga em se tratando de lideres - que lixo

  4. Senado Federal comporta se de forma vergonhosa! Renovou o quê? Artimanhas antigas!? Nojo...repulsa...vergonha! Pior nível de congressistas da história dessa República!!

  5. Isso aí, o álcoolúgubre, é outro traste que já deveria estar enjaulado na Papuda!!!! Ladrão do erário que ao invés de trabalhar para os BRASILEIROS que lhe pagam para tal, usa o senado pra suas negociatas espúrias!!!!!

  6. Maia e Álcool-lumbre são dois capos cicilianos. Comandam os partidos-quadrilhas do congresso em aliança com o larápio Jair Messias e a banda podre do stf. O mesmo esquema de Luís Inácio. Vivemos um regime de quadrilhas dentro da lei, porque a lei é feita pelos quadrilheiros e interpretada por juízes nomeados por quadrilhas.

  7. se Alcolumbre for reeleito pode se jogar no lixo a constituição.Sera a maior desmoralização que o Brasil decente vai sofrer

  8. Os piores sabem da própria insignificância, se forem desprovidos do “pudê”... Porisso se agarram ao cargo que, além de turvar sua própria biografia nefasta, causa tanto mal e atraso ao país...

  9. Se o Lulófoli foi o pior presidente do STF de todos os tempos , o mesmo se aplica ao Alcolumbre na presidência do Senado e do Congresso Nacional. Consegue ser pior q o Renan e o Lobão juntos.

  10. Façam uma pesquisa, p. f.. Que deseja o contribuinte, aquele tipo que a todos remunera e vê na Lava Jato seu único aliado? O fim da reeleição -- e de qualquer projeto destinado a criá-la onde não exista. Por que o Seis, que substituiu o Meia Dúzia em sessão na qual a urna foi estuprada diante do público, quer ser reeleito? Para promover alguma iniciativa relevante para o País? Ou a fim de cuidar melhor de seus interesses e da família? Urge reduzir o número de senadores por estado: São três!!!

  11. Mas qual é?!?! A reeleição a esse cargo não é vetada pela constituição? Com tanta pauta importante, o cara dedica mais que a metade de seu tempo a um ato inconstitucional? Vamos lá, Muda Senado!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO