Reprodução

Dúvida sobre grau de sanidade

07.03.19 20:36

O Ministério Público Federal de Minas Gerais ainda espera esclarecimentos sobre divergências nos laudos de sanidade de Adélio Bispo de Oliveira (foto), que tentou matar o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral, em setembro, em Juiz de Fora.

Dois laudos realizados por peritos judiciais, um psicológico e um psiquiátrico, mostram diferenças sobre a capacidade de Adélio poder ou não ser responsabilizado pelos seus atos, mesmo reconhecendo que ele tem problemas mentais.

A dúvida tem de ser resolvida para que siga o processo em que Adélio foi denunciado pela Lei de Segurança Nacional. Isso pode determinar se ele será considerado inimputável e mandado para um manicômio judiciário. A Polícia Federal ainda investiga se ele teve ajuda para praticar o crime, em outro inquérito.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O mandante do assassinato está pronto para destruir a prova. Libertem Bispo e, em menos de 30 dias ele sofrerá um acidente gravíssimo. Quem viver verá. Se eu fosse o Bispo delataria tudo. A chance de sobreviver aumentaria em mais de 50%.

    1. Josimar deixa de ser babaca,estamos falando de coisa séria da quase morte do presidente.

  2. Será que essa loucura é contagiosa? Se é, quero contrair. Andar de avião para lá e cá, com laptop, celulares,cartões de crédito, frequentar o Congresso Nacional, fazer curso de tiro (não exigem mais exame psicotécnico?) se preso, ter em duas horas advogados (caros) vindos de jatinho para defendê-lo. Mais: desde parlamentares até policiais federais e um ex Ministro da Justiça dizendo que é um "lobo solitário", logo após o atentado TERRORISTA e até agora no inquérito. Falta peça nesse tabuleiro..

  3. Considerando que o meliante já foi afiliado ao piçol, é garantido o desequilíbrio mental. Ninguém em sã consciência integra aquela legião de celerados.

  4. Quem mandou o “tutu”, para pagar os advogados???!, porque não quebram o sigilo bancário??? Na América o “lema é seguir o dinheiro” aí vão saber quem foi o mandante!

  5. Então tá. Um sujeito que transitou pelos Gabinetes da Câmara, especialmente do tal Jean, que Rodrigo " Botafogo " Maia impede que as imagens sejam liberadas, o cara aluga quarto em Juiz de Fora, tem um monte de celulares, notebook, frequenta lan house, vive sabe Deus com quais recursos financeiros, é um débil mental, coitadinho inimputável? Aí tem coisa, algo sob esse angu. E não estranhem, se algo, digamos assim, funesto acontecer ao Adélio. Lembrem Celso Daniel.

  6. Realmente, só um louco para ter vários cartões de crédito, vários celulares, laptop, viajar sozinho(??) de avião, ter amigos bem relacionados e ainda por cima, articular bem suas respostas. Acho que loucos somos nós, por crermos na justiça.

  7. então o problema agora é outro. quem se aproveitou do fato do agressor ser débil para empurrá-lo para o atentado? Sim, porque isso não impede de haver um mandante!

  8. De todas as Fake News que os mortadelas soltaram essa é a mais cabeluda o cara quase mata o Bolsonaro e agora é um coitado o dinheiro esta saindo grosso por ai viu

  9. Que canseira ler artigo sobre este adelio.O importante agora e saber quem esta por tras de tudo. Quem esta patrocinando? Isto tem que ser descoberto urgente.

  10. Pelos vídeos que giraram no wattsapp é 100% certeza que tinha trés pessoas orientando o momento certo para dar a facada. Isto não tem dúvida.

  11. Está explicado.. Se o cara é maluco, então tivemos mais um caso de competição inter-específica. Está lá bem descrito no livro do Darwin.

  12. Hmmm, então tá... Mas, maluco ou não o tal pau mandado, já passa da hora da nação saber quem foi, ou quem foram, os mandantes para, estes sim, serem conhecidos e sim; ‘responsabilizados’; devidamente julgamos e condenados; além de execrados, por terem agredido de forma vil, o JB e também a nação. Basta SEGUIR O DINHEIRO que foi parar nas mãos dos advogados, pô!

  13. Dá á parecer que sua cognição,está boa e focada de uma forma obsessiva de "MATAR" o Presidente da República. Tem que o manter á ferros.

  14. Tudo caminhando de acordo com o combinado. Primeiro, provar que é louco. Segundo, internar num manicômio. Terceiro, fugir e não ser mais encontrado.

  15. Adélio demonstrou que apesar de louco, sabe se expressar muito bem na língua portuguesa, que, no Brasil, é para poucos. Portanto ele tem capacidade de aprender, tem capacidade de discernimento. É louco até certo ponto, o ponto do criminoso contumaz.

  16. Adélio é irrelevante. Os mandantes é que têm que ser pegos e trancafiados para sempre. PS. Se Adélio fosse louco já teria entregado seus patrões.

  17. Já presenciei caso semelhante... um débil mental admirador de um meu tio político do interior, afirmou que iria matar um desafeto dele (dono de jornal). Foi difícil demovê-lo. Se o incentivasse seria fácil . E então um caso atual, onde tem um débil entusiasmado ideologicamente, com álibi já pronto, como no caso da entrada na Câmara dos Deputados? Sem mandante(s) ou incentivadore(s) ? Acho que teve e tem muita gente graúda envolvida, com acobertamentos. Será que o tempo dirá?

  18. louco ou não, ele era financiado por alguem .. e a troco do que ? Tinha transito livre no Congresso, cartão de credito, celular ... a estoria continua muito mal contada ... não convence ninguem ..

  19. Se Adélio não tiver boa sanidade mental - e acho possível - aproveitaram-se dele para fazer um serviço sujo, como, aliás, os traficantes fazem-no com menores de idade. É importante descobrir quem são os mandantes.

    1. Vamos aguardar Naft. Espero que o Poder Judiciário decida com clareza e justiça.

    2. Máxima. Até pode ser que ele seja um desequilibrado mental. É possível. Mas vamos devagar. Tem louco prá tudo, até para fazer faculdade, tese de mestrado e depois perpetrar um assassinato. E ainda posar de lobo solitário. E tem louco que tem até a capacidade de se fazer de mais louco do que é. O advogado dele também deve ser louco. Viajar de avião para defender alguém que não conhecia... É muita gente contracenando de louco nesse enredo louco. É um samba de loucos e doidos. A mentira é grande...

  20. Louco ou não ele sabia o que queria e quem encomendou o crime a ele, o manicômio é um bom lugar pra esquerdopata como ele pra nunca mais sair de lá. Nunca confie num esquerdopata, todos são lunáticos, gostam de seitas e seguem gurus corruptos que juram sempre inocência, mas roubam e nem envergonhados ficam.

  21. A diferença nos laudos não é de se estranhar. A medicina não é uma ciência exata e menos exata ainda é a psiquiatria, já que se baseia, na maior parte dos casos, na análise clínica, diferentemente de outras especialidades.

    1. Mônica. Se você enveredar por esta linha de argumentação, logo estará acreditando (se já não está) em história da carochinha. Que ele possa ser um desequilibrado mental, é possível. Mas vamos devagar. Tem louco prá tudo, até para fazer faculdade, tese de mestrado e depois perpetrar um assassinato. E ainda posar de lobo solitário. E tem louco que tem até a capacidade de se fazer de mais louco do que é. O advogado dele também deve ser louco. Viajar de avião para defender alguém que não conhecia...

  22. INVESTIGUEM e joguem tudo no ventilador... já que o ministério público se nega a fazer sua parte, ponham seu toime em campo e acabem com esta palhaçada.... ou vão querer

  23. Mas é claro que esse facínora teve ajuda. Os vídeos sã muito esclarecedores. Além do mais, como pode um servente de pedreiro, sem querer menosprezar os profissionais dessa área, estar desempregado, viajar de avião, ter tanto dinheiro, notebook, celulares e outras coisas mais, estar em Juiz de Fora e em Brás (Congresso Nacional) ao mesmo tempo e ter 4 (quatro) advogados caríssimos a seu dispor? Qual motivo tem a OAB em não querer a quebra do sigilo bancário desses advogados?

    1. Mônica. Se você enveredar por esta linha de argumentação, logo estará acreditando (se já não está) em história da carochinha. Que ele possa ser um desequilibrado mental, é possível. Mas vamos devagar. Tem louco prá tudo, até para fazer faculdade, tese de mestrado e depois perpetrar um assassinato. E ainda posar de lobo solitário. E tem louco que tem até a capacidade de se fazer de mais louco do que é. O advogado dele também deve ser louco. Viajar de avião para defender alguém que não conhecia...

    2. Agora, saber quem está pagando os advogados me parece algo realmente fundamental.

    3. Mas a história dele é super estranha. Li que ele fez graduação em uma universidade federal. Cheguei a entrar no facebook dele, logo após o atentado, e eke escrevia bem.

  24. Meu teste de sanidade é mais simples. Come merd@? Rasga dinheiro? Anda pelado? Ué, não? Maluco que tem conta em banco, viaja de avião sozinho, concluiu um curso superior em Pedagogia, usa telefone, tem passaporte, frequenta escola de tiro, filia-se a partido político, vai a Câmara dos Deputados com frequência, planeja e executa um atentado a mando de adversários políticos, com toda certeza, não é incapaz e nem inimputável. Outra pergunta que foi calada: quem está pagando Advgds? Remem!!!

    1. Aninha disse tudo e com bom humor! Lógico que uma defesa bem remunerada vai fazer de tudo para safar o réu. A solução deste caso é simples: sigam o dinheiro. Tem gente bancando ele há um tempo.

    2. Pra mim ele não é maluco, é Bambi mesmo. Uma biba assassina. Um homem de 40 anos teria pelo menos 1 divorcio com ex- mulher e 2 filhos lhe enchendo a paciência e cobrando a pensão atrasada. Homem que é homem não chega aos 40 ileso assim. Nelson Rodrigues já dizia.

    3. Mônica. Se você enveredar por esta linha de argumentação, logo estará acreditando (se já não está) em história da carochinha. Que ele possa ser um desequilibrado mental, é possível. Mas vamos devagar. Tem louco prá tudo, até para fazer faculdade, tese de mestrado e depois perpetrar um assassinato. E ainda posar de lobo solitário. E tem louco que tem até a capacidade de se fazer de mais louco do que é. O advogado dele também deve ser louco. Viajar de avião para defender alguém que não conhecia...

    4. Carvalho, é claro que podem ter se aproveitado dele e é claro que é necessário saber quem paga os advogados. É assim, Carvalho. Um esquizofrênico, que pode surtar quando não medicado, pode ter uma vida profissional relativamente normal, se for bem tratado, embora não esteja totalmente livre de novos surtos. Basta olhar para o Adélio para saber que ele tem um transtorno muito sério. A revista deveria consultar especialistas quando os jornalistas têm pouco conhecimento sobre o tema.

    5. Peraí, Nelson. Ele tem características de alguém que sofre de esquizofrenia ou de algum outro tipo de psicose. Quem sofre de esquizofrenia, pode fazer essas atividades que vc mencionou, mas acredito que não possa ser responsabilizado, porque apresenta delírios, acredita que está sendo perseguido, etc. A coisa não é tão simples. O indivíduo não precisa ser totalmente alucinado para ter momentos de delírio.

  25. Laudos psiquiátricos e psicológicos (para fins forenses e feitos por profissionais contratados por advogados da defesa) o mais das vezes é de fazer rir. Surto psicótico, esquizofrenia, paranóia... e por aí vai. De louco... todo mundo tem um pouco. Alguns, um pouco mais. Uns poucos, matam: com facadas, inclusive. Coloca o "coitadinho" num manicômio e logo haverá um psiquiatra que diga que pode voltar ao convívio social.Aí ele pega outra faca e apunhala o primeiro "bolsonaro" que encontrar.Simples

    1. Também acho que essa gente metida a entender de coisa que não entende tem tendência a socialismo barato.

  26. Estão pensando que somos idiotas ou palhaços? Exigimos saber quem mandou ele matar, quem incluiu o nome dele entre os visitantes do Congresso no dia do crime e quem pagou a hospedagem e os advogados dele.

    1. Será que tem jeito de chamarem o cel. Ulstra para conversar com o Adélio?

    1. Louco não é diagnóstico. Que se exponha o laudo psiquiátrico com o código CID e o nome de "loucura", tão seletiva. Que JB, se já sabe quem são os mandantes, que diga seus nomes. Se não sabe, mande a PF esclarecer. O Brasil quer saber quem dirigiu a mão desse infeliz.

Mais notícias
Assine agora
TOPO