Durante a convenção que escolheu Biden, aprovação de Trump sobe
A convenção do Partido Democrata terminou nesta quinta, 20, com a definição de Joe Biden (foto) como o candidato para disputar com o presidente Donald Trump as eleições de novembro. Foram quatro noites seguidas com eventos pela internet e o noticiário focado no assunto. Na quinta, a aprovação do presidente republicano Donald Trump chegou a...
A convenção do Partido Democrata terminou nesta quinta, 20, com a definição de Joe Biden (foto) como o candidato para disputar com o presidente Donald Trump as eleições de novembro. Foram quatro noites seguidas com eventos pela internet e o noticiário focado no assunto.
Na quinta, a aprovação do presidente republicano Donald Trump chegou a 51%, enquanto sua desaprovação ficou em 48%. "O interessante é que essa inversão, com mais visões positivas do que negativas do presidente Trump, aconteceu justamente na convenção do Partido Democrata", diz o cientista político Adriano Cerqueira, do Ibmec em Belo Horizonte.
Os números indicam que a capacidade de uma convenção mudar o ânimo geral do eleitor é baixa. Segundo o instituto Rasmussen, que faz pesquisas diárias, apenas 19% dos americanos disseram que já mudaram o voto após assistir a uma convenção. Para a maioria, 74%, esses eventos não fazem diferença.
A perda da importância das convenções pode estar relacionada com as disputas primárias nos estados, que têm ficado mais emocionantes nos últimos tempos. Com isso, as convenções, que acontecem após essa etapa regional, acabaram se tornando encontros festivos apenas para os mais fiéis. "Este ano, a pandemia do coronavírus deve reduzir ainda mais o efeito das convenções. Em encontros online, as aglomerações e os comícios perdem muito da empolgação", diz Cerqueira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jose
2020-08-21 19:57:10Trump já perdeu. As mulheres, as minorias e as pessoas decentes o tirarão do poder. Falta o povo brasileiro fazer o mesmo e remover o genocida do governo. Quanto mais cedo melhor!