Governo do Estado de São Paulo

Doria critica ironia de Bolsonaro sobre Coronavac: ‘Brinca de ser presidente’

13.01.21 15:19

O governador de São Paulo, João Doria (foto), partiu para o contra-ataque e criticou o presidente Jair Bolsonaro por ter ironizado a eficácia de 50,38% da Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

O tucano afirmou que “enquanto brasileiros perdem vidas e empregos, Bolsonaro brinca de ser presidente“. “Lamentável a declaração do presidente Bolsonaro sobre a vacina do Butantan. Ao invés de comemorar o fato do Brasil ter um imunizante seguro e eficaz para combater a pandemia, ele ironiza a vacina“, disparou, em publicação nas redes sociais.

O chefe do Planalto fez chacota sobre a eficácia do imunizante durante uma conversa com apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada. “Essa de 50% é uma boa?”, questionou um sorridente Bolsonaro. “O que eu apanhei por causa disso… Agora estão vendo a verdade. Estou quatro meses apanhando por causa da vacina. Entre eu e a vacina, tem a Anvisa. Não sou irresponsável. Não estou a fim de agradar quem quer que seja”, completou.

O anúncio dos dados do estudo sobre Coronavac ocorreu na terça-feira, 12. A eficácia geral é medida com base na quantidade de todos os casos — leves, moderados ou graves — registrados de covid-19 entre os voluntários que foram vacinados e aqueles que receberam placebo.

Ao longo do ensaio, 252 voluntários tiveram covid-19 de forma leve e, portanto, sem necessidade de ajuda médica, sendo que 85 deles haviam tomado vacina e 167, placebo.

O governo federal fechou um contrato com o Butantan para a compra de 100 milhões de doses da vacina. O Ministério da Saúde conta com 6 milhões de doses deste total para iniciar a inoculação dos brasileiros ainda em janeiro. A Anvisa vai analisar o pedido do uso emergencial e temporário do imunizante no domingo, 17.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Dória é um mentiroso e populista que está acabando com o funcionalismo público de SP. Mas....nesse pontos tem razão: Bostanaro morre de ciúmes do sucesso da coronavac. Um mentecapto, como bem disse Mainardi

  2. #NãoTemPresidenteEmBrasília, então, presidente Rodrigo Maia, precisamos que o senhor abra o processo de #ImpeachmenteDeBolsonaroUrgente!

  3. A vacina do Rotavírus com menos de 40% de eficácia revolucionou o controle da doença, a da influenza que todo ano os velhinhos tomam tem menos de 50%e vem sendo sistematicamente usada com louvor, a da coqueluche e da catapora também têem aproximada mente esse percentual de eficácia e todas jamais foram alvo de questionamento. Agora criaturas do pântano, se achando "seres de luz" resolveram questionar a ciência sem o mínimo de embasamento, só para apoiar um bosta e atacar um merda. Só picadeiro

    1. Quem está se importan do com quem será o primeiro a vacinar? O que queremos são as vacinas. Disputa assassina de dois ególatras.

    2. Brilhante comentário Natália. Entrei para comentar exatamente isso. Faço das suas as minhas palavras. Parabens

    3. Adorei seu comentário Natalia! Espero poder ler mais comentários seus. 👏👏👏👏👏👏

    1. Nyco Penico tentando explicar uma coisa que ele não consegue: matemática. Desiste Nyco Penico. Os teus dois neurônios só servem para vomitar e defecar. Daí a razão do teu sobrenome.

    2. Nyco, que fraude numérica? O que você entende de matemática?

    1. Boa Paulo, quem sabe um pouco de inteligência para acabar com a ignorância funcional.

    2. Segue resultados de eficácia da vacina do Butantan. 100 pessoas vacinadas: Nenhuma desenvolveu caso leve ou moderado. 22 casos leves. Nenhum resultado adverso, ou seja, é 100% segura. 50,38% de eficácia global. Cálculo que leva em conta pessoas que foram vacinadas e pessoas que receberam placebo e foram contaminadas. SEJA PRUDENTE. NÃO LEVE EM CONSIDERAÇÃO COMENTÁRIOS DE BOLSONARISTAS ESTÚPIDOS. SE VACINAR É UM ATO DE AMOR AO PRÓXIMO. ABAIXO FAKE NEWS E DESONESTIDADE INTELECTUAL.

  4. Nossos políticos realmente não estão comprometidos com a população. Os Estados Unidos aprovaram o afastamento do Trump pela invasão ao Capitolio. Aqui, o presidente já fez muito mais que isso, estimulando seu seguidores a ir contra o STF .Fora isso, por tudo o que tem feito de ruim por aqui, além de ser chacota internacional e levar o Brasil para um buraco, nossos políticos só se preocupam em garantir seus empreguinhos e de seus parentes.

    1. O STF rasga a Constituição diuturnamente e ninguém faz nada. O que você acha disso?

    1. Antônio, vai dar meia hora de rabo, se acalme e depois volte para comentar.

    2. ANTONIO, EU SOU IMA GAZELA. ALGUMA COISA CONTRA GAZELAS?

  5. Acho que no fundo do seu pensamento de criminal NEGACIONISTA esta BOSTA até saboreia com libido de assassino a possibilidade de aumentar o número de brasileiros mortos apostando no fracasso dessa vacina! Ele é um psícopata pervertido que teria que estar em hospício criminal. ...e desgoverna nossa republiqueta! Uma VERGONHA

  6. O governador João Doria está certo em engrossar com o Bolsonaro. Bolsonaro, a salamandra preguiçosa, não fez nada. Aliás somente tornou a situação mais aguda com suas atitudes negacionistas. Bolsonaro não tem equilíbrio emocional. Sempre age por impulso. Acha que o seu cercadinho é o Brasil. Comprou todo o estoque de vacinas do Butantan e agora vai boicotar a vacinação. Numa crise, gastará dinheiro do contribuinte para nada. Por que comprou então? Seu incentivo foi a disputa política.

    1. Nyco, acabei de ir lá de máscara. Mas como tinha aglomeração de caras comendo o seu cu, como sou prudente, voltei para casa.

    2. Paulo, este falso dilema entre salvar vidas ou salvar a economia está superado. As atitudes negacionistas do Bolsonaro aumentou o número de mortes e ferrou a economia A insistência de Paulo Guedes em dizer que a economia está voltando em V, sem uma vacinação em massa, é apenas otimismo tolo. O próprio Guedes falou que a economia só vai se recuperar depois que tivermos uma vacinação efetiva. Quer um exemplo de país que salvou vidas e a economia, Nova Zelândia. Verifica os números de lá e conclua

    3. O PAULO está excitada, tudo isso porque ainda não teve tempo de ir ali na esquina dar a sua meiahorinhadekù.

    4. O meu xará fez uma analise interessante, mas exagerou no final. Essa de dizer que ele busca o tempo todo que as pessoas morram e que economia se afunde cada vez mais é totalmente inverídico, fruto do ódio trocado na web. Tudo o que ele tem feito é tentar evitar que a economia se afunde e está pagando por isso, pois seus adversários só pregam ficar em casa e o resto que se dane.

    5. Nunca pensou em salvar vidas. Ele consegue errar sem fazer nada. Geralmente gestores erram fazendo, arriscando, tentando inovar. Bolsonaro é uma sumidade, erra dormindo. Erra quando está no banheiro. Erra quando está pensando, se é que pensa. Talvez tenhamos na história líderes mais negativos, mas acredito que nenhum como Bolsonaro. Buscar o tempo todo, que mais pessoas morram, que a economia se afunde cada vez mais e ainda rasgar dinheiro com vacinas que vai boicotar. Nenhum foi longe assim.

  7. bozo é um estúpido, iletrado, q tá tendo sorte. Só q sorte não dura a vida inteira.. Todo mundo tem seus períodos de sorte na vida.. e eles terminam.. Os mais idiotas, q levam os maiores tombos, são os q em vez de perceber q o impulso nada ter a ver com as qualidades deles.. pensam q estão tendo o resultado de sua esperteza.. kkkkkk esses aí qdo começam a despencar.. não param.

  8. Acho que muita gente ainda não percebeu. Mas se Bolsonaro fosse submetido a testes psicológicos de avaliação de maturidade, com profissionais sérios, ficaria comprovado tecnicamente que ele tem o nível equivalente ao de uma criança. Uma criança birrenta, recalcada e violenta. Cheia de ressentimentos, fazendo jogos e provocando brigas para se sentir menos miserável. E, infelizmente, temos que levar a sério uma criança assim, devido ao poder que o cargo lhe dá.

    1. Certíssimo o Palhaço! Fake news destruíram a campanha de Geraldo Alkimin, o mais preparado em 2018, vítima de calúnias e totalmente inocentado na Justiça. Canalhas precisam ser exorcizados e banidos da política do país. Plebiscito, nunca mais!

    2. Negativo, 80% dos votos foram de lavajistas e esses, se pudessem voltar no tempo, anulariam no segundo turno. Para 2022, esperemos não contar nem com Bozo e nem com Lula no pleito, pois isso seria baixar muito o nível de uma campanha de eleição tão importante.

  9. Peço que enviem a Diogo Mainardi com relação aos comentários equivocados dele ontem no Papo Antagonista: 1) - A eficácia de 50,38% da vacina não quer dizer que ela tem 50% de dar errado. 2) - Na verdade, ao tomar a vacina você tem 50,38% de chance de não desenvolver Covid-19 3) - E 78% de chance de não precisar de atendimento médico algum 4) - E 100% de chance de não precisar ser hospitalizado ou ficar em uma UTI

    1. O universo testado de "4)" foi composto por sete indivíduos, verdadeira multidão, sem referência a dados como idade, sexo, existência de comorbidades... A triste verdade é que num país ético João Dória ter-se-ia demitido após pedido de desculpas, antes duma investigação iniciada pelo Ministério Público.

    2. Perfeito, Varlice. Mas é uma pena que essa explicação esteja fora do alcance de quem coloca as vacinas como um tema político. Quem não quer enxergar vê o mundo do jeito que lhe convém.

    3. VARLICE, pois é. Não deu para entender o lance dele ontem...rs... Um jornalista que não se aprofunda no tema antes de sair chutando o pau da barraca é de dar pena. Mas enfim, espero que ele caia na real e perceba o tamanho de seu erro, pois é um formador de opinião.

    1. PAULO, você está equivocado. O grande acordo do governador João Doria foi ter condições de produzir a vacina no Butantan. Poderemos exportar vacinas no futuro. DORIA TRABALHA E FAZ OS MELHORES ACORDOS. BOLSONARO CONTA PIADA NO CERCADINHO. POR ISSO QUE CHAMO ELE DE SALAMANDRA PREGUIÇOSA.

    2. Coronavac, a melhor vacina que o terceiro mundo pode ter. Vamos aplicar em milhões, e seguir comprando as doses de reforço da Sinovac e seremos sinodependentes.

    3. Continuando, o dedo teve ejaculação precoce. Eu defendo a tecnologia 5 G chinesa, pois acarretará menos custo para as empresas, consequentemente para os consumidores.

    4. PAULO, quem se vendeu para os chineses fui eu. Eu defendo a Coronavac. Eu defendo a

    1. Exato, Roque! Errado é quando se usa mim antes de um verbo e aí, sim, é índio falando. Para mim fazer é errado. Para eu fazer é correto.

    2. Reclama o pronome oblíquo, logo, entre mim e você seja em qual dialeto for, pela norma culta está correto.

    3. Mim é linguagem usada por índios. O correto é eu. Mim não vai a lugar nenhum, eu vou!!!

    1. AUREA, mas ele comprou...rs... em que mundo vivem os bozistas?...rs.. Não só comprou como ainda exigiu exclusividade do produto. Agora, aproveitando o momento de zoação, você ainda poderá escolher virar jacaré agora ou morrer esperando o desgoverno lesma federal conseguir comprar 400 milhões de doses do imunizante com 90% de eficácia...rs...

    2. José até 2022 não terão mais mortadelas como você diz, teu Bozominto já matou todos hoje 1100 mortes, como isso é normal para a sociedade brasileira

    3. Se não tivesse potência , estava sendo levado por esse desnaturado , comprando vacina meia boca. Tua vida está em perigo, tu vai pra o médico com 59 % de sucesso ou outro de 90% de sucesso?

    4. O xará abaixo é uma prova viva da capacidade intelectual dos bozistas. Nem preciso argumentar!

    5. si Deus for realmente brasileiro como dize. o mito fica até 2026 para acabar com as parasitas mortadelas e os ratos da nação brasileira

Mais notícias
Assine
TOPO