Governo de Minas GeraisRomeu Zema: nenhuma menção a Bolsonaro no seu material de campanha

Dificuldade para privatizar

08.06.19 16:30

A intenção do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto), de privatizar estatais para receber socorro do Tesouro Nacional esbarra na resistência dos  líderes de deputados estaduais.

Líderes dos dois blocos independentes e do bloco de oposição na Assembleia Legislativa de Minas são contra as privatizações e contra o o congelamento de salários do funcionalismo, como exige o Tesouro para ajudar o estado a equilibrar suas finanças.

Eles preferem que Zema renegocie a dívida que a União teria com o estado por não compensar perdas com a Lei Kandir, que isentou exportações do pagamento de ICMS. Pelos cálculos dos parlamentares,  Minas teria um passivo de R$ 135 bilhões a receber.

Os deputados estaduais usam como argumento uma avaliação que o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, teria feito sobre o regime de recuperação fiscal no estado vizinho, ao presidente da Assembleia de Minas, Agostinho Patrus. Segundo deputados, Patrus ouviu de Witzel que o Rio não teve vantagens com a ajuda federal.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A esquerda vai minguar para sempre. Não vai passar de 15% doravante. Vai minguar porque é feita de mentira, de maldade, de intolerância! Este país vai mudar para melhor, sim!

  2. Todos os deputados estaduais e federais de todos estados brasileiros são contras as privatizações de estatais.........lógico......é lá que estão "empregados" por conveniência de cada um.......os seus parentes, amigos, vizinhos, cabos eleitorais....etc.etc.etc. com alto salários, estabilidade funcional, ótimos planos de saúde.....não precisam "bater ponto de entrada e nem de saída".......é uma mamata geral.......

  3. PS. Qualquer tentativa de vincular privatizações a não aprovação da reforma deveria valer só para uma reforma menor do que 1 trilhão. Mesmo se este fosse o caso, o que não deve ser, ainda assim o discurso poderia ser feito exatamente por seu caráter pedagógico, ou é 1 trilhão ou mais, ou então tem que ter privatizações. Afinal de contas, é fácil andar com carro beberrão quando não é vc quem paga, quem paga pela corrupção e pela ineficiência não são os políticos nem os corruptos, é o cidadão.

  4. Com a hecatombe produzida pelo PT e pelos corruptos, não é necessário convencer o cidadão que um estado paquiderme somente leva a tudo o que estamos vendo: desemprego, corrupção, serviços caros e/ou de má qualidade (o exemplo mais clássico é a falta de saneamento, estradas ruins), fisiologismo. Não há momento mais propício para que se comprove ao povo que o Estado é o hábitat natural dos corruptos e preguiçosos, o paraíso onde os parasitas podem se instalar e nunca mais sair.

  5. A relação preço alto/monopólio é o argumento ideal para se "explicar" ao cidadão pq a concorrência é necessária e pq monopólios devem ser evitados a todo custo. Não só isto, deveria ser proposto algum arcabouço para serviços de utilidade que fomentassem a concorrência, inclusive ao Estado, monopólio não. Independentemente de serem feitas as privatizações ou não, a lição do que é liberalismo e como ele pode impactar a vida das pessoas para trazer maior bem-estar social pode ser transmitida.

  6. A lógica é simples, se o cidadão vai ser sacrificado pela reforma, não faz sentido que estatais caras, ineficientes e que são verdadeiros focos de corrupção sejam mantidas às custas do contribuinte, elas têm que ser vendidas antes de que haja uma reforma da previdência. É a oportunidade de se explicar de forma didática que monopólios são construídos às custas do povo, com certeza não há um só cidadão que não considere que os serviços e produtos das estatais são caros.

  7. Dificilmente o Novo conseguirá privatizar qq estatal em MG, tal como o sujeito que não pode sair de férias para que não descubram suas falcatruas, as estatais estaduais não podem ser vendidas para não acabar com os cabides de emprego e para não serem auditadas. O PT se vale da reforma para tentar desgastar o governo, o Centrão para obter vantagens e, ambos, para fugir da cadeia. Pq o Novo com outros parlamentares não podem usar a reforma para exigir privatizações em âmbito federal e estadual?

  8. Força aí Zema. Sei que por dentro gostaria de mandar esse covil tomar na tarraqueta. Quanto não sei, mas é questão de tempo!

    1. MG tirou Pilantrel e Aécio fudeu Anastasia. Aécio se elegeu deputado federal pela esquerda. Tudo o q pode fazer mal ao pais o PT é seus puxadinhos abraçam.

  9. Esses crápulas só visam a próxima eleição. Nem aí estão para grave calamidade em que se encontram as finanças do estado. Para que Serve político?

    1. Político de MG, principalmente da esquerda, servem para mudar nomes de ruas e anarquisar. MG perdeu sua representação a tempos e o Aécio traiu-nos inclusive mudando seu endereço p o Rio de Janeiro, pra ficar próximo aos bandidos de colarinho branco, seus amigos do peito ex-governadores Cabral e Pezao e tbm do pó, q também é "alvo", no sentido duplo e literal da palavra.

  10. Eles querem é passar de bonzinhos parente o eleitorado para não serem prejudicados na próxima eleição para prefeito. Só querem defender os seus interesses, o povo mineiro que se lasque. Lembrem-se da Dilma... instituto de pesquisa de nada serve se povo não quiser eleger bandido.

  11. Sempre os 🐀🐀🐀 impedindo o avanço ,Minas ficou 14 anos nao maos de picaretas ,que deixaram a populaçao a propria sorte ,e agora os remanescentes querem impedir as soluçoes ?

  12. A maioria da Assembleia Legislativa de Minhas Gerais é usufrutuária das Estatais. Hoje, o povo está consciente de que as Estatais só servem aos corruptos e corruptores. É por isso que esses deputados não querem largar o osso.

  13. A venda de ativos estatais reduz o déficit fiscal pelo corte dos prejuízos dessas empresas deficitárias. Además, reduz o estoque da dívida pública a ser rolada a custo de juros altos. Privatizar é ótimo para o cidadão eleitor e contribuinte.

    1. A conta dos Srs dePUTAdos é outra: 1-se privatizar, não tem cargo para negociar.... 2-contam com o voto dos funcionários-que-não- funcionam, nas próximas eleições....

  14. Quanto ao governador Zema, a opção que ele tem é negociar com o governo federal, o problema foi originado lá, quem tem que dar um basta é o governo Bolsonaro, que por sua vez deveria simplesmente dizer que não tem qq intenção de rever qq passivo da lei kandir, o que está feito, está feito. Só um estúpido ou um corrupto assumiria um passivo acumulado durante 20 anos. Mas isto só deveria ser tratado após a votação do crédito suplementar, que o governo federal deve fazer de tudo para não obter.

  15. Está aí o grande exemplo de que os corruptos já estão querendo jogar os débitos que eles adquiriram para que as gestões atuais paguem por eles. A assembleia de Minas deve estar é com medo de acontecer o que aconteceu na ALERJ. Independentemente do que seja feito, se for possível se livrar do presidente da assembleia, melhor, motivos para colocá-lo atrás das grades não devem faltar.

  16. Isto é aí é pura malandragem, pq a conta fica para alguém, privatizações e corte de salários não tem nada a ver com o endividamento do Estado, mas com o déficit fiscal. Mesmo que o governo de Minas saldasse sua dívida com o governo federal, isto não significa que o déficit fiscal seria estancado. O PT manteve o seu "milagre econômico" através de transfusões para estancar a hemorragia, é isto o que os governos estão tentando agora.

  17. Empurrar as dívidas com a barriga pra cima da União e correr dos cortes na carne e dos desgastes políticos frente aos seus eleitores. É isso que os deputados miram. Recusam-se a aceitar que um Estado "plantado de estatais" tende a ser ineficiente e sujeito aos privilégios político-administrativos (um dos maiores problemas da oligarquia republicana brasileira), onde as chances de contribuição para equilibrar as contas passarão longe. Está sendo um desafio e um grande aprendizado para o NOVO.

  18. Só tem um jeito para resolver os problemas que esses políticos dos Legislativos Federal e Estaduais estão criando para venda de estatais para resolver os enroscou financeiros é o Presidente e os Governadores começarem a cortar nas altíssimas verbas para manter as benesses e mordomias desse pessoal.

  19. Witzel é um tremendo picareta. Os deputados de MG deveriam abrir a mente, acordar para a atualidade e a realidade da falência do estado mineiro.

    1. É por causa das boas intenções de deputados e senadores que este país não sai da merda.

Mais notícias
Assine agora
TOPO