Foto: Reprodução/Sputnik Brasil

Desta vez, Lavrov chegou de terno

21.02.24 12:10

Ao contrário da última vez em que esteve no Brasil, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov (foto), chegou ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, utilizando terno e sapato social.

Em abril de 2023, quando esteve reunido com o presidente Lula e com o chanceler Mauro Vieira, em Brasília, para reforçar os laços entre Brasil e Rússia, o ministro de Vladimir Putin desembarcou usando calça jeans, tênis e jaqueta esportiva, cena que foi vista como sinal do desprestígio da diplomacia petista.

ReproduçãoReproduçãoLavrov de jeans e tênis em 2023: foi só a muito custo que o convenceram a não ir jantar no Alvorada de havaianas, bermuda e camisa regata
Embora não tenha chegado com um traje despojado, como da última vez, Lavrov está mais do que contente com o Brasil de Lula e Celso Amorim, assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, que insistem em dizer que a Ucrânia e a Otan tinham alguma culpa pela guerra, deflagrada por Vladimir Putin.

Recentemente, Lula também criticou os que responsabilizam o Kremlin pela morte do opositor Alexei Navalny em uma colônia penal na Sibéria.

Lula e Lavrov devem se reunir novamente na quinta-feira, 22, em Brasília. A expectativa é que eles tratem da invasão russa à Ucrânia, que se prolonga por dois anos.

Lavrov visita alguns velhos amigos

Antes de chegar ao Brasil, Lavrov aproveitou a passagem pela América Latina e fez uma visita a velhos amigos de Putin —Miguel Díaz-Canel Bermúdez, ditador de Cuba, e Nicolás Maduro, ditador da Venezuela.

“Reunião frutuosa e excelente com o Chanceler da Federação Russa, Sergey Lavrov, com quem conversamos sobre as diferentes áreas da relação bilateral entre as nossas nações, reforçando e consolidando todo o mapa estratégico da cooperação integral Rússia-Venezuela. Fraternidade e amizade inquebráveis”, escreveu Maduro na rede social X, antigo Twitter, após o encontro.

“Recebi o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, a quem transmiti as minhas afetuosas saudações ao presidente Vladimir Putin. Trocamos ideias sobre a revitalização das relações bilaterais, sobre temas de interesse comum e assuntos relevantes da agenda internacional”, afirmou Miguel Díaz-Canel.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO