Foto: Ricardo Stuckert/PRUchôa e Lula, durante reunião do Mercosul em Puerto Iguazú, Argentina, em julho de 2023

Adiós, Uchôa!

21.02.24 13:15

Marcos Uchôa (foto), o repórter que deixou uma carreira de mais de três décadas na Globo para se unir à campanha lulista e ganhar espaço dentro da administração petista, deixou o cargo que ganhou como repórter na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A exoneração, a pedido de Uchôa, foi publicada nesta quarta-feira, 21, em boletins internos da TV estatal. As informações são de O Globo.

Um dos mais renomados jornalistas da TV Globo, Uchôa deixou a casa em 2021, após 34 anos. Seu passo seguinte foi mais ousado: se filiou ao PSB e tentou ser deputado federal — a campanha naufragou antes mesmo de ser oficializada. Ele nunca abandonou o barco lulista e, em agosto de 2023, foi nomeado repórter dentro da TV Brasil.

Seu papel, no entanto, era mais de levantar a bola para Lula cortar: nas lives, transmitidas nas manhãs de terça-feira, serviam mais para Lula falar o que quisesse, sob um verniz de que estava sendo entrevistado. Uchôa, no entanto, nunca fez uma pergunta que colocasse o próprio chefe em saia justa, ou fizesse jus à sua cobertura internacional em diversos países e eventos.

As entrevistas chapa-branca nunca foram o sucesso esperado pelo Planalto e, durante todo o tempo que foram transmitidas, foram vistas como uma tentativa de Lula de repetir as lives de Jair Bolsonaro às quintas de noite, a cara dura. Talvez por isso, além das transmissões matinais, Uchôa também apresentava um programa sobre o papel do Brasil no exterior, tendo como base as viagens do presidente a outros países — e foram muitas durante o primeiro ano.

Acontece que, desde que o final do ano passado, Lula não participa mais de lives, o que escanteou o jornalista. O programa (que foi até ironizado por Bolsonaro recentemente), iria ser revisto pela Secom de Paulo Pimenta em 2024. Agora, parece que a missão para dar sucesso às falas de Lula é trocar o mensageiro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que uma pessoa não faz por adorar um bandido? Deveria se envergonhar e se tiver filhos deveria mostrar um mínimo de dignidade e autorrespeito

  2. Bem feito. Para uma pessoa íntegra e ética seria melhor estar fora da Globo, mas também longe dessa EBC. Sinto muito, mas é nossa realidade atual.

Mais notícias
Assine agora
TOPO