Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Despesas médicas de senadores e ex-senadores batem recorde em 2021

11.01.22 08:46

As despesas médicas de senadores e ex-senadores bateram recorde em 2021. O dinheiro desembolsado pelo Senado para bancar a assistência à saúde dos beneficiários do plano de primeira linha chegou a 31,7 milhões de reais.

O valor é o maior em 10 anos e representa mais do que o dobro dos gastos de 2020, que atingiram 14,9 milhões de reais.

As informações sobre as despesas não são atualizadas no Portal da Transparência do Senado desde abril de 2021. Em resposta a Crusoé, porém, a assessoria da casa informou os gastos.

O plano de saúde atende os seguintes grupos:

  • 82 senadores, entre titulares, licenciados que mantêm o direito ao benefício e suplentes 
  • 153 dependentes de senadores ativos
  • 174 ex-senadores
  • 122 cônjuges de ex-senadores
  • 61 viúvas de ex-senadores 
De acordo com o relatório, o parlamento investiu 15,4 milhões no custeio de serviços médico-hospitalares, odontológicos e laboratoriais contratados por senadores e mais 8,5 milhões naqueles usados por ex-senadores. O total nesta rubrica, portanto, foi de 24 milhões de reais.

Além disso, o Senado ressarciu ex-parlamentares em 5,8 milhões de reais por consultas feitas fora da rede de hospitais credenciados. Os reembolsos a congressistas que estão no exercício do mandato chegaram a 1,8 milhão de reais. A soma dos repasses, assim, atingiu 7,6 milhões de reais.

O Senado registra o crescimento dos gastos com despesas médicas desde 2017. Pago pelo contribuinte, o plano de saúde dos senadores é vitalício. Para usufruir, basta que o parlamentar tenha exercido o cargo como titular por pelo menos 180 dias ininterruptos. 

Apesar da conta salgada, o Senado não detalha as despesas, não identifica os beneficiários nem revela quem são os fornecedores e prestadores de serviços de saúde, sob a alegação de que são informações “legalmente protegidas em respeito à intimidade das pessoas, nos termos do art. 31 da Lei nº 12.527, de 2011”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Até quando o brasileiro vai sustentar esse escárnio, enquanto o povo mal consegue um remédio para pressão em um um posto de saúde?

  2. Absurdo total! Esse país é um horror!! Mas só para o povo! P/ os excelentíssimos senadores uma mina de ouro!!!

  3. agora que enxergam isto? há séculos é assim .. mais grave são as verbas de gabinete que faz deputado fraudar despesas e que nos custa algo como $2 milhões per capita ano.

  4. Trabalhamos em torno de 6 meses por ano, para carregar o estado nas costas. De deixarmos às coisas evoluírem como estão, com cada vez mais mordomias para os políticos e outras categorias, às próximas gerações serão totalmente escravas do estado. Moro Presidente 🇧🇷

    1. Acho que esse valor e so despesas extras O valor seria de 4462,27 mensais por participante O plano deles deve custar muito mais por mes

  5. É mais uma imoralidade existente no Brasil. Brasília parece com o Palácio de Versalhes:enquanto o povo morria de fome,pagando impostos sem poder, a casta se esbaldava. Quem sabe uma Revolução Francesa, com uma guilhotina na praça dos 3 poderes,não ajudaria a mudar essas imoralidades

  6. Pois é a discrepância é grande,qual trabalhador aposentado tem essa regalia gente,realmente somos feitos de palhaço

    1. Se tudo der errado, esse pessoal faz as malas e vai morar nos apartamentos que têm em Portugal, EUA, França,... Definitivamente, a situação do Brasil, e do seu povo, é o que menos importa! Enquanto isso não ocorre, a palavra de ordem é se apropriarem, ao máximo, do patrimônio público!

  7. E mesmo uma enor me vergonha nossos impostos serem usados para mulher de politico, politico aposentado.Alguem TEM que colocar ordem neste nosso Brasil!!!!!!

  8. 🤮🤮🤮🤮🤮💐🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮💩💩💩💩💩💩💩 MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  9. Porque nós temos que pagar despesas médicas desses FDPs? Eu me fodo para pagar o meu que tem um valor bem alto e as vezes me negam alguns exames,e ainda tenho que pagar o plano de saúde desses canalhas que só fazem afundar o Brasil? Não é justo.

    1. O plano de saúde deles é sem limites. Imaginem quantas cirurgias plástica,nós pagamos . É muita gente de cara espichada,lipo aspiração,sem contar com as plantações de arroz que fazem na cabeça para esconder a calvície. São uns infames.

  10. KKKKKK, como é bom viver no Brasil de cima, alguém já viu o filme o Poço? deveriam ver, retrata bem nosso país

  11. Como é mesmo a conta? temos 82 senadores eleitos e pagamos médico, laboratórios e dentistas para 592 pessoas? Baseado em quê estas pessoas merecem mais do país que o restante da população?

  12. francisco pe. Ler uma materia dessa do senado, é revoltante para todo mundo. pra mim mais ainda. hoje recebi da receita uma cobrança de 24.000.00 mil ainda a ser corrigido desde 2017. por ter declado a pensão alimentícia, paga por ordem judicial. Esse e muitos outros assalto ao bolso de quém trabalha vai pra esses vagabundos. Se quém trabalha não mais votasse nesses bandidos isso deixava de existir.

  13. Um absurdo. O plano de saúde deveria valer somente quando o corrupto estivesse no mandato sem licença. Enquanto isso, milhões morrem sem atendimento médico. Bozolulistas são perversos.

  14. A Crusoé deveria fazer a matéria completa e incluir tb as despesas da Câmara Federal . Considerando plano de saúde idêntico ao dos senadores e o número de deputados federais , a monta destes gastos na totalidade do CN é muitas vezes maior que a avaliação da matéria . Um escândalo , principalmente se considerarmos pela lei , ser benefício vitalício .

  15. O Brasil é um país católico, atrasado, analfabeto, perdulário, escravista, autoritário, corrupto, cínico, imoral com a coisa pública, genocida com negros, pobres e índios, ojeriza aos livros, inimigo do mérito… santa SAFADEZA! Dr. Sérgio Moro, Presidente

  16. Não vai demorar para o pais quebrar devido as mordomias das classes corporativistas publicas, não vai haver dinheiro e uma revolta da população não tarda a acontecer

  17. Um acinte ao povo brasileiro que paga essa conta! Tem que haver uma reforma administrativa política nas três esferas do poder.

Mais notícias
Assine agora
TOPO