Wilson Dias/Agência Brasil

Despesas médicas bancadas pelo Senado custaram R$ 14,9 mi em 2020

30.01.21 18:34

As despesas médicas de senadores, ex-senadores e dependentes pagas pelo Senado custaram aos cofres públicos 14,9 milhões de reais ao longo do ano passado — cerca de 1 milhão de reais a mais do que foi gasto em 2019.

O plano de saúde atende a 77 senadores e 184 ex-senadores. De acordo com o relatório do Senado, do valor desembolsado, 6,8 milhões de reais foram depositados nas contas de congressistas e ex-congressistas como reembolso por consultas feitas fora da rede de hospitais credenciados. 

Desde 2017, o Senado registra o crescimento dos gastos com despesas médicas. Pago pelo contribuinte, o plano de saúde dos senadores é vitalício. Para usufruí-lo, basta que o parlamentar tenha exercido o cargo por pelo menos 180 dias ininterruptos. 

Apesar da conta salgada, o Senado não detalha as despesas, não identifica os senadores beneficiados nem revela quem são os fornecedores e prestadores de serviços de saúde sob a alegação de que são informações “legalmente protegidas em respeito à intimidade das pessoas, nos termos do art. 31 da Lei nº 12.527, de 2011”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que vergonha, já tem plano de saúde e o povo paga consulta médica particular para essa corja de ladrões? Até quando isso?

  2. Um país de injustiça aqueles que pagam impostos e morrem em filas de hospital bancam a mordomia e a saúde daqueles que nem mais prestam serviço ao cidadão

  3. O sujeito trabalha numa empresa e tem direito a plano de saúde (às vezes, familiar) como extensão de salário. O camarada sai da dita-cuja. O que acontece? A empresa não paga mais um tostão de plano. Ou o cara perde o plano totalmente, ou negocia algo diretamente com a prestadora. Por quê? Porque o cidadão não presta mais serviço à firma, não cumpre mais nenhuma função, não é mais funcionário dela. Por que há de ser diferente com ex-funcionários públicos? Plano vitalício? Absurdo. Tem de acabar.

  4. Entre tantos privilégios esse é só mais um q tem de acabar. Cada um q pague o seu e de seus familiares se quiser. Como cidadãos comuns. Ora bolas.

  5. 1.0 O brasileiro é um forte. Não um forte para enfrentar de forma imprudente a covid. Mas sim um forte por levar nas costas, este Estado mastodôntico. E nada sensibiliza esse Estado. Enfrentamos uma pandemia, o povo sofre, pessoas estão sendo privadas de necessidades básicas, mas o Estado se cala. O Estado têm o privilégio que ele mesmo se auto concedeu. Ele está blindado de qualquer mazela. Se a massa quer auxílio para comer. Tudo bem. Vamos cortar da educação.

    1. 1.1 Se alguém abstrai que no futuro seremos comandados por máquinas, vivendo num mundo distópico. Na verdade, já estamos sendo tiranizados por máquinas egoístas, tal qual vírus, chamada políticos.

  6. A esquerda se manterá na liderança dos maus informados ou dos mau caráter até o dia em que a direita fizer uma campanha de esclarecimento ás massas populares instruindo-as sobre a miséria infinita que ela deixa onde passa ou até que se aniquile à esquerda e sua história

    1. Não se trata de lateralidade ideológica, gente, mas de justiça e de sensatez. Qualquer lado (e no Brasil só existe um: o dos políticos) comete abusos, leviandades e insanidades. Tentem pensar (mais) na sensatez dos atos e das medidas, independentemente do ponto da rosa-dos-ventos que eles vêm. Saiam dos anos 70!

    2. Nilson, temos que esclarecer a massa famélica e ignara, quanto aos males perpetrados pela esquerda. A esquerda petista que multiplicava os pobres, garantindo assim a sua permanência no poder. E a esquerda bolsonarista, que fortalece corporações, objetivando também sua permanência no poder. Ambas são como vírus no Brasil. São insensíveis e egoístas com o seu hospedeiro. E são vírus simbióticos, que devem ser combatidos juntos, pois um fortalece o outro.

  7. Agora vai retratar a respeito Hidroxicloroquina? O facebook esta se retatrando e vcs que infernizam a vida do executivo como vão fazer agora???

  8. Uma vergonha! Não existe em nenhum lugar do mundo. E além dos atuais senadores e deputados ainda tem os ex. Um empregado se aposenta na iniciativa privada e a empresa não continua a pagar o plano de saúde dele! Revoltante.

  9. Este país é do avesso, tem na prática o estilo da monarquia, cheio de privilégios a quem gravita nos tres poderes. Se finge que temos uma república com poderes independentes, que respeita o cidadão comum. O cidadão serve pra pagar impostos escorchantes, votar obrigatoriamente e pagar a conta. Com esta classe politica nefasta, nojenta que ha anos apropriou-se do estado brasileiro, longe deste dia em que este país se livrará desta gente mesquinha, gananciosa, corrupta e cheia de vicios.

  10. Vocês sabem quando o SUS vai funcionar bem e decentemente para a população brasileira? quando os politicos e todos os funcionários públicos tiverem de usar o SUS so assim esses politicos fdps vao realmente dar uma melhorada no SUS, enquanto o povo que so tem o SUS continuar pagando esses seguros médicos de marajás a essas castas políticas para que eles sejam tratados no Albert Eisntein o SUS nunca vai dar certo. Cade aquele politico pastor que gastou mais de 100mil nos dentes com o $ do cidadão?

    1. Quem elege esta gente canalha são uma maioria de ignorantes acostumados ao assistencialismo populista praticado pelos governantes pra manter ele e sua cambada no poder. O povo é massa de manobra pra servir a esta finalidade, vota pela troca de um sanduiche de mortadela com tubaina sem nenhum conhecimento de causa quer saber em quem e porque está votando naquele candidato.

    2. Esses politicos sao ums cara de paus, o povo morrendo nos corredores do SUS, sem oxigênio, sem respiradores, sem seringa, sem vacina e os politicos marajás fdps do Brasil indo se tratar nos melhores e mais caros hospitais do pais ou ate mesmo fora do pais e o povo ota.rio pagando essas contas e faltando tudo para a população. 2022 vamos consertar isso e da um pe na bun.da em centenas de politicos que não valem nada. CHEGA vamos nos manifestar e voltar as ruas so assim vamos mudar o pais em 2022

    1. Isso é legislar em causa própria, deve ser muito aprovar uma assistência médica para os trouxas pagarem. Só q não tem limite p gastar. E isso mesmo o assistido pode gastar o q quiser. Tudo foi muito bem armado para os trouxas pagarem, à constituição foi escrita para manter os privilégios, O STF composto por bandidos corruptos e ladroes se locupletam com seus comparsas no Senado. Como disse o Guzzo o Brasil tem um Partido político, q nunca sai do poder, só trocam de nome, o grupo mamador vai semp

    2. Não é difícil, o problema é quem colocar no lugar dos enforcados.

Mais notícias
Assine agora
TOPO