Adriano Machado/Crusoé

Depois de 13 anos, Câmara demite assessor da Máfia das Sanguessugas

04.04.19 16:38

Quase 13 anos após a Polícia Federal deflagrar a Operação Sanguessuga, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), determinou na semana passada a demissão de um dos assessores parlamentares envolvidos no caso.

Maia mandou destituir Francisco Machado Filho do cargo que ocupava na Câmara, após a conclusão de um processo administrativo. O ex-assessor não poderá pleitear um cargo público federal pelos próximos cinco anos.

A Operação Sanguessuga foi deflagrada pela PF em maio de 2006 para investigar fraudes em licitações na compra de ambulâncias com recursos de emendas parlamentares. O esquema envolveu mais de 50 deputados.

Na época do escândalo, Machado trabalhava no gabinete do então deputado Nilton Capixaba, do PTB de Rondônia. No ano passado, o ex-parlamentar foi condenado pelo STF a 6 anos e 10 meses de prisão.

Em depoimento à comissão de sindicância da Câmara, em 2006, o ex-assessor admitiu que lavava o dinheiro e fornecia sua senha do sistema de emendas para operacionalizar o esquema.

Mesmo alvo de investigação, Machado continuou trabalhando no gabinete de Capixaba até dezembro. Desde fevereiro, atuava como assessor do deputado Léo Moraes, do Podemos de Rondônia, mesmo reduto eleitoral de Capixaba.

Procurado, Moraes se mostrou surpreso. Disse não saber que o assessor era alvo de processo administrativo e nem da decisão de Maia. Crusoé não conseguiu contato com Machado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isto é vergonhoso!!! A impunidade, a lentidão em se fazer justiça...o contribuinte brasileiro já tá de saco cheio! Mesmo!!!

  2. Nossa !! que belo castigo, não poderá pleitear nenhum cargo em cinco anos, com certeza ele está considerando isso como umas férias. Daqui a 5 anos ele volta revigorado pra fazer novas maracutaias.

  3. impressionante a cara de pau desses deputados, e a cegueira conveniente da justiça, treze anos mamando com condenação, tem que fechar

  4. CORRUPTOS são cegos mudos e surdos , exemplo do que diz o presidiário Lula.-PODE EXISTIR UM HONESTO PORÉM MAIS HONESTO QUE ELE NÃO EXISTE.O MORAES É ASSIM

Mais notícias
Assine agora
TOPO