DEM aprova, por aclamação, fusão com PSL; união ainda depende do aval do TSE
Lideranças do DEM aprovaram, por aclamação, a fusão do partido com o PSL, legenda que elegeu o presidente Jair Bolsonaro. A nova sigla se chamará União Brasil. A junção ainda depende do aval de uma convenção conjunta, a ser realizada ainda nesta quarta-feira, 6, e do sinal verde do Tribunal Superior Eleitoral. A sessão foi conduzida...
Lideranças do DEM aprovaram, por aclamação, a fusão do partido com o PSL, legenda que elegeu o presidente Jair Bolsonaro. A nova sigla se chamará União Brasil. A junção ainda depende do aval de uma convenção conjunta, a ser realizada ainda nesta quarta-feira, 6, e do sinal verde do Tribunal Superior Eleitoral.
A sessão foi conduzida pelo presidente do DEM, ACM Neto (foto). "O TSE deve levar pelo menos dois meses e meio ou três meses e meio para apreciar esse tema", estimou o ex-prefeito de Salvador. "É improvável que o novo partido já esteja constituído legalmente antes do ano que vem. O prazo que a gente estima é o comecinho de 2022. Porém, nosso desejo, é claro que a gente comece a pensar como União Brasil".
Entre os presentes, somente o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e os delegados do Rio Grande do Sul, base eleitoral do deputado licenciado, votaram contra a fusão.
Durante a convenção, Lorenzoni, que integra os quadros da legenda desde 1997, reclamou, por exemplo, do fato de o novo estatuto impedir que todos os deputados e senadores votem nas decisões da Executiva Nacional.
"Todos os nossos parlamentares estão, a não ser aqueles que componham a Executiva Nacional ou o Diretório Nacional, com voz sim, mas sem direito a voto. Isso é uma inovação. Nenhum partido brasileiro jamais teve isso", criticou.
Além disso, Lorenzoni queria incluir na pauta a decisão sobre o posicionamento da legenda diante da disputa presidencial de 2022. O ministro queria que fosse definido se haverá apoio à reeleição de Jair Bolsonaro, lançamento de um candidato próprio ou liberação dos filiados para apoio a nomes de outras siglas.
Atualmente, o DEM conta com 28 deputados e seis senadores, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O PSL, por sua vez, tem 53 deputados e uma senadora.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Globolixo
2021-10-06 15:27:10Aposto : vão apoiar Bolso.22. para o Brasil continuar melhorando!
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-06 14:33:10alô rapaziada o padroeiro do "União" é .. é .. é .. o Edir Macedo kkkkkkk.
GIUSEPPE MARIA
2021-10-06 13:46:50O fato do maior lambe- botas do Bostanaro, esse tal de inutil Ônix, se colocar contra a união é já um bom sinal. Vai em frente Neto! E começe a articular uma boa candidatura para 22!
RICARDO
2021-10-06 12:31:05Seria bom a Crusoé organizar um dossiê e movimentações pré Eleições, de todos os bandidos corruptos atualmente na Câmara Deputados e Senado Federal, e que estejam com ficha suja com processos na Justiça. certamente todos os que tem votado a favor nas mudança que eles tem feito na Legislação visando perpetuar impunidade, corrupção e conspiração contra Democracia. Se incluem membros atual Governo. Talvez alguma ONG pudesse se envolver nesse projeto investigativo e informativo para os brasileiros.
Lucia
2021-10-06 11:37:52Espero que escolham um bom candidato à presidência ou apoiem a candidatura do Moro! Nem Lula, nem Bolsonaro.