Adriano Machado/Crusoé

Decisão de excluir trabalhadores acima de 55 anos foi de Guedes

11.11.19 20:02

Foi do ministro da Economia, Paulo Guedes, a decisão final de retirar trabalhadores acima de 55 anos de idade do novo programa de emprego do governo, chamado “Verde Amarelo” e que foi lançado nesta segunda-feira, 11.

Criado por meio de uma medida provisória, o programa deverá beneficiar apenas os jovens de 18 a 29 anos que ainda não tiveram nenhum emprego com carteira assinada. O teto da remuneração na modalidade será de 1,5 salário mínimo.

Pelo programa, empresas que contratarem esses jovens terão redução entre 30% e 34% do custo da mão de obra na modalidade, após a desoneração de impostos que incidem sobre a folha de pagamento.

Inicialmente, o governo cogitou estender o programa também para trabalhadores com mais de 55 anos que não estivessem aposentados. Na MP editada, porém, excluiu essa faixa etária usando a responsabilidade fiscal como argumento.

A interlocutores, Guedes afirmou que não determinou expressamente a exclusão. Ele teria pedido apenas que seus auxiliares fossem até o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige uma compensação para cada renúncia, priorizando os mais jovens.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns ministro por conseguir criar empregos na situação em que nosso país foi deixado pelos que assaltaram os cofres públicos!

  2. Brasileiros, façam como os americanos: esqueçam esse negócio de aposentar. Em um futuro próximo, com o domínio da inteligência artificial, quase ninguém terá emprego. Trabalhem muito e poupem para não morrerem na miséria.

    1. Isso mesmo, esquece aposentadoria pública, faça sua aposentadoria ...

    1. Concordo plenamente. Igor não desiste. Devem ter dito para ele olha seu trabalho é esse viu tem que continuar isso!

  3. 🇧🇷 Uma pergunta de que forma o brasileiro vai se aposentar? Aumenta idade para 65 depois incentiva contratações num mercado recessivo para jovens.

  4. Se o mercado se auto regula, está regra é uma total contradição ao que o ministro prega, ministro técnico também aprende a ser político quando lhe convém.

  5. Não entendi! No título da reportagem, afirma-se que Guedes foi o responsável pelo corte. Ao final do artigo, porém, afirma-se que Guedes não foi o responsável pelo corte dos trabalhadores acima de 55 anos. Vai entender!!

  6. Estamos falando de milhões de jovens pobres. A proposta é elogiável como teoria. Porém, poderá haver obstáculos: 1 - Disponibilidade de muitas vagas em uma economia rastejante; 2 - Nenhum empresário irá fazer caridade ou investir sem segurança econômica; 3 - Empresários poderão substituir funcionários braçais mais velhos e de salários mais altos, em troca desses "aprendizes". Sou do ramo industrial e sei que, em certas funções, é possível essa troca em atividades de manufatura.

  7. Esta é a primeira fez que o governo toma uma medida para ajudar a população mais pobre. Já é um avanço. Não sei se dará certo, pois a Dilma fez coisa similar e não funcionou. Temos que monitorar. Parece que o Bozo está com medo das manifestações chilenas. O mesmo tipo de coisa pode surgir por aqui se a população não ver uma forma concreta de sair da miséria.

    1. Marian, tenho certeza que a sua situaçáo náo muda mas lembre-se, muita gente na faixa dos 55 foram colocados no mercado para trabalhar, náo conseguiraó se aposentar,,,,,retorno a questáo, conjugar corretamente o verbo resolve a situaçaó,,,,,,Pobre Brasil, analfabeto e omisso

    2. A minha situação não muda mas as ações governamentais direcionadas para educação e saude , ajudam muito e quem tiver melhor leitura nesta faixa de idade sairá no lucro.

    3. Entáo Marina, e os desempregados acima de 55, conjugando corretamente resolvem sua situaçáo ou precisam de acóes governamentais??

    4. Se eu vir, se tu vires, se ele vir, se nós virmos se vós virdes, se eles virem. Verbo " VER".

    5. Desfazendo equivoco: " se a população vier a se preocupar" . Verbo "vir".

    6. Jose, concordo com voce, primeira atitude com foco em ajudar a populaçáo mais necessitadada,,,,,o ponto negativo é tirar as pessoas com mais de 55 anos, mais idade, mais dificuldade de emprego, maior necessidade de recursos,,,,,ai que o lado "mercado"do Guedes peca,,,uma visáo social é importante para náo dizer imprescindivel !!

    7. Campanha #josenacrusoe, pessoal. Vamos fazer a Crusoé contratar o maior comentarista de matérias que já existiu nesse planeta. Assim, não precisaremos mais ler apenas seus comentários e sim suas matérias.

    8. Vá trabalhar, ao invés de denegrir a imagem de quem trabalha Bozó é seu pai, que ajudou a lhe fazer

    9. A correção da correção.. nada de “se a população não vir”..aí sim, estará errado.. só se admitiria o vir caso o emprego fosse tipo.. se a população não vir a entender (ou a se preocupar) que está errada..No entanto, pela forma como está construída a frase o correto é mesmo usar-se o VER..

    10. Marina. Estás certa. Obrigado. Thiago, obrigado também por ser meu fã. Prometo não te decepcionar.

    11. Se a população não vir ( verbo ver). Bons tempos pré Paulo Freire em que se decorava conjugação verbal.

    12. Tirei o dia para te monitorar. Você tá em todas, hein? hahaha

  8. Se tivessem excluído os jovens em prol dos velhinhos vocês também não estariam satisfeitos, como na fábula do velho e o burro. Não queiram estar na pelo do Guedes: ter de colocar o Brasil nos trilhos.

  9. Não se esqueçam que é frustrante o jovem sair do ensino superior e ficar mais de 2 anos sem contratação porque não tem experiência para disputar com um candidato mais velho.

  10. Ele está certo. Conheço muitas pessoas que se aposentam e ficam ocupando as vagas de pessoas quem não tem carteira assinada. Também ficam pegando a vaga dos desempregados de 55 anos. Quem tem experiência já tem vantagem sobre estes jovens sem carteira. A experiência de quem tem 55 anos já abre muitas portas para eles. Permitir que o jovem formado entre no mercado de trabalho é um dever do governo. Parabéns Guedes!

  11. Esse Igor continua parcial nos seus comentários, basta olhar a chamada da matéria. Sim, a decisão de optar somente pela faixa etária de maior desemprego foi dele! Ok, foi uma decisão técnica, mas você pode informar usando uma chamada isenta ao invés de querer criar algo negativo para o governo na notícia! Seja profissional e não passional !!!

    1. É o repórter mais lixo da crusoe pqp esse filha da p não consegue passar 1 dia sem tentar fazer parecer ruim qualquer decisão do governo .... se tirar um raio x do pinto do Lula , vai apareceu o Igor Gadelha mamando no pau do cara esse esquerdista enrustido

    1. Bobeou em Maria? O programa é voltado para o primeiro emprego, sempre mais difícil. Quem tem 55 anos hoje tem direito adquirido a aposentar-se, caso tenha trabalhado o tempo necessário. Se fossem incluídos no programa, aposentados com 55 ou mais poderiam, em tese, concorrer com os jovens. A Crusoé não explica, só engana e gera intriga. Está de parabéns o Paulo Guedes.

    2. O PT acabou com o Brasil. A população está morrendo mais tarde. Então a gente está pagando o pato.

  12. Emprego eh bom e em qq idade. Lutaram pela reforma da previdência, mudaram pra 65H e 62M. É praxe o empresário brasileiro julgar velho acima de 45 anos e querem q o povo se aposente como? Então q façam uma propaganda pra mudar a cabeça discriminatória do empresariado né? Emprego é bom e pra qq idade! Guedes mancou nessa!

  13. Boa noite! Jair Bolsonaro, o Governo que está dando certo, inclusive com geração de empregos. E ainda vai melhorar muito mais!

    1. Pqp, alguém viu ou leu alguma coisa para não permitir que os mais idosos não trabalhem, parem de reclamar e vamos apoiar nosso presidente p,,,,,,,,

    2. Se não permitir que trabalhe, quem tem até 55 anos de idade, como irão aposentar-se?

Mais notícias
Assine agora
TOPO