Marcelo Segura/Presidência do Chile

78% dos chilenos querem nova Constituição

11.11.19 19:43

Na noite deste domingo, 10, o governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera (foto), anunciou que dará início a um processo para formular uma nova Constituição, a qual será feita por meio de um “Congresso Constituinte”.

A medida é apoiada pela maioria dos chilenos. Segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira, 11, pelo instituto Cadem, 78% dos chilenos acham que uma nova Constituição é necessária. Entre os entrevistados, 54% apoia o estabelecimento de uma Assembleia Constituinte, formada com esse objetivo.

Quando são questionados sobre quais seriam as mudanças a serem feitas na Constituição, as explicações mais frequentes são: “estabelecer um novo acordo com a cidadania”, “sintonizar com os novos tempos”, “gerar mudanças verdadeiras”, “consertar o país” e “garantir direitos sociais mínimos”.

“Os chilenos ainda não discutem quais mudanças específicas gostariam de realizar na Constituição, mas expressam que desejam mudar a Carta para alcançar um novo pacto social e reduzir a desigualdade, a qual eles associam a um aumento no custo de vida”, diz o cientista político chileno Roberto Izikson, gerente de assuntos públicos e estudos quantitativos da Cadem, em Santiago.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Será que este Instituto Cadem possui credibilidade ou não passa de um ibope chileno que apresenta os números ao gosto da Globo de lá?

    1. O povo chileno está reivindicando por melhor distribuição de renda!!!! Percebemos que esse tema está se expandindo até pela Europa. Na Alemanha, se lê que houve um aumento de sem teto!!! O receio é que os políticos brasileiros não tenham a sensibilidade para perceber a tempo, a nossa tremenda desigualdade...

    2. Índice GINI do Chile é 0,50, pouco melhor que do Brasil(0,51), onde a extensão territorial, a população e os problemas são muito maiores. Não adianta a economia ir bem se não houver boa distribuição da renda.

  2. "Nós éramos felizes e não sabíamos" dirão os chilenos num futuro próximo, após essa nova carta regida pela esquerda bem no estilo da nossa, a de 88.

  3. Sei lá eu, será que o povo chileno quer mesmo uma nova Constituição ou esse querer foi arranjado? Normalmente um povo tem reivindicações concretas: aumento de salario, melhorias na saúde, na educação, diminuição da jornada de trabalho... A ver...

  4. O Chile está igual o Brasil durante o milagre econômico no governo militar: a economia vai bem, mas o povo vai mal. No Brasil, a boa economia dos governos militares durou pouco. Saiu dos eixos por incompetência e nos deixou como um legado um país falido. Se não fosse o Itamar, estaríamos até hoje vendendo o almoço para comprar a janta.

    1. Isso meu fã. Continue a campanha. Se pagarem bem tudo bem. Eu só não topo rachidismo bozista!

    2. Crusoé, por favor, abram uma vaga para o Jose. Campanha #josenacrusoe

  5. Aqui nova constituinte com esse congresso horrorozo esquece viu? Não tem qualidade, inteligência, capacidade intelectual, nada. Não passam de um bando saído da população q nem se lembra em quem votou. Imagina essa gente pensando em nova constituição. Prefiro ficar com essa capenga mesmo!

  6. O Chile exporta fundamentalmente cobre , maçã, vinho e outros minerais. Ora ,essa economia não tem futuro. Eles são um entreposto na exportação de carne de boi, não produzem nada de proteína animal-alem do salmão- Tem alguma atividade de serviço. Não acredito no Chile.

    1. Alam, melhor você se atualizar em relação a economia chilena. É a economia que mais cresceu na América Latina nas últimas décadas. Tem problemas, tem, claro que tem, mas se comparado aos outros países latino americanos, é o que tem a economia mais acertada. O problema lá é mais embaixo....

    1. Não se muda um país com leis se muda através do desenvolvimento investimento e trabalho e responsabilidade

    2. Verdade. Exemplo: Brasil. Constituição feita por esquerdistas e protetora de bandidos.

    3. Além do que, nada pior que um ambiente convulsionado para se produzir uma lei fundamental. Não há como em dar em coisa boa

Mais notícias
Assine agora
TOPO