Alan Santos/PR

‘Decidi não tomar mais a vacina’, diz Jair Bolsonaro, na contramão da ciência

13.10.21 11:05

Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira, 13, que não será imunizado contra a Covid. Em agosto, o presidente havia afirmado que seria “o último brasileiro” a tomar a vacina contra o coronavírus.

“Eu decidi não tomar mais a vacina. Eu estou vendo novos estudos, eu estou com a minha imunização lá em cima, IgG está 990, por que vou tomar a vacina?”, questionou o presidente, em referência às taxas de anticorpos identificadas em exames de sangue. “Seria a mesma a coisa de jogar na loteria 10 reais para ganhar dois, não tem cabimento isso daí”, justificou Bolsonaro, em entrevista à Rádio Jovem Pan.

O presidente da República usa argumentos sem nenhum embasamento científico para justificar sua decisão de não ser imunizado contra a Covid. Em setembro, durante um encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, Bolsonaro alegou que teria “imunização natural”. “Sempre estive no meio do povo”, explicou.

Bolsonaristas têm divulgado a defesa da chamada “imunização natural”, refutada de maneira unânime por especialistas e entidades médicas. Epidemiologistas e infectologistas garantem que apenas a vacinação é capaz de reduzir de maneira efetiva os riscos de mortes e internações pela Covid. A infecção prévia não é garantia de proteção contra a doença.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Crusoe mente. O meu médico fala o mesmo que Bolsonaro. Não é unânime, para dizer o mínimo. Quando se trata do presidente, vosso jornalismo ficou marrom. Uma pena…

  2. Porque tanto ódio? Perderam a boquinha né? Acreditam na mídia ? Coitados! Bolso 22 para o Brasil continuar melhorando! Aceita q dói menos!

    1. Melhorando, com a gasolina a $7,00, o gás de cozinha a $120,00? Sobe tudo, menos o salário! Melhora deste jeito eu não quero!

  3. A maioria militante aqui em baixo. Porque tanto ódio ? Vocês não gostam de gente honesta? O melhor presidente do Brasil, qca do mundo! De todos os tempos . Bolso.22, 26, 30. Para o Brasil continuar melhorando! O resto e a mídia esquerdista canalha e os militantes q perderam a boquinha! Kkkk vao morrer de raiva ano q vem. So perde para o boca de veludo(bandido) na fraude

  4. Se ainda não se vacinou, por que o sigilo de 100 anos na sua carteira de vacinação? Imagino que também tomou a Coronavac junto com a mamãe e não quer publicidade para o Doria!

  5. Genocida, negacionista, armamentista, farsante e sem vergonha: ele e a sua infecta ratatulha tomaram a vacina antes de todos nós!!!!!!! Palhaço cínico, mentiroso e perverso!!!!!!!!

  6. É este o imbecil que nos "governa". Mas é tão cretino, ao ponto de acreditar que será reeleito. Um asno com iniciativa, o pior tipo que existe. Esta besta consegue superar Dilma Roussef em burrice.🐴

  7. É SACANAGEM,ALGUÉM ACREDITA QUE ESSE BOSTA AINDA NÃO TOMOU A VACINA? ESSE VAGABUNDO É O PIOR OCUPANTE DO PLANALTO DE TODOS OS TEMPOS, E DESBANCAR A DILMANTA E O MOLUSCO LADRÃO NÃO É TAREFA FÁCIL PRA NINGUÉM. MAS O MELHOR É QUE ESTAMOS NOS LIVRANDO DESTA PRAGA NO MÁXIMO ANO QUE VEM E A PARTIR DE 2023 O BRASIL COMEÇA UMA NOVA ERA DE SUA HISTÓRIA. MORO PRESIDENTE E OS INTEGRANTES DA LAVA JATO PARA O CONGRESSO SERÁ UM XEQUE-MATE NA BANDIDAGEM POLÍTICA DO PAÍS. O MAL SUCUMBIRÁ E O BEM VENCERÁ!!🚔🔪💀

    1. Moro 2922. o Bozo e seus filhos serão presos e jogaremos a chave fora. Votei e fiz campanha para esse fdp, acreditando no programa de governo. Ele cagou no meu voto. Não voto na esquerda, nas nesse mentiroso, ladrão e incompetente nunca mais.

    2. Perfeito! É isso aí : Moro 2022 e todos que atuaram na Lava Jato para o Congresso !! Imperdível!!!! O Brasil sairá do atoleiro promovido por Lula e Bolsonaro

    3. ISSO MESMO MENEZES: VOTAR NO MORO E NOS CANDIDATOS DO SEU PARTIDO PARA FORMAR SUA BANCADA. UM PRESIDENTE IMBATÍVEL!

    4. MENEZES88 toma vergonha covarde sente em pimba de boi e comente como homem .. sua paixão pelo "homem" tá pegando mal . arrombe o armário de vez papai vai chiar mas no fim aceita . ai so que o amor é lindo . te cuida Michele kkkkkk.

  8. Bolsonaro já tomou a vacina. Aposto que tomou a da Moderna. Para mim, sinceramente, não importa o que o sociopata toma. PARA MIM, ELE QUE VÁ TOMAR NO C*. Mas o problema, é que esse imbecil manda nos otários CACs (comem-andam-cagam). E infelizmente, eu tenho que conviver com esses seres primitivos. Se o genocida mandar, os CACs obedecem. Moro Presidente 🇧🇷. Vamos juntos com o Coração Valente.

    1. huuuum bem que desconfiei que este trem do PAULO atacar o cara em todas é paixão reversa . vá fundo fia.

    1. entubado Lasier ... huuuuuum gostou hein?

  9. Também podemos permitir bebida alcoólica na Direção , motorista se bater só Mata a Si , pelo ditado tem imunidade divina , bebado e criança Deus Protege!!!! Cambada de bovino Acéfalos Amestrados , seguidores de um genocida vagabundo ladrao !!!

  10. Alguém já fez uma analogia entre a obrigação de usar o cinto de segurança e a obrigatoriedade de se vacinar contra a Covid-19? Não haveria uma semelhança em ambos de a pessoa estar protegida, diminuindo assim o risco à terceiros e diminuindo ônus na rede pública? É só uma pergunta.

  11. Que se foda este genocida filha da puta !!! Tomara que pegue e tome ozônio no rabo e assista a Micaixa tomando ozônio do dr Osmar trevas !!

  12. "Os Antagonistas" tão fazendo jus ao nome. Ao mesmo tempo, pensa q seus leitores são militantes de algum Salvador da Pátria. Entendam uma vez por todas: as vacinas requerem o vírus ou a carga genética do virus, para serem produzidas. injetadas no corpo, o organismo cria anticorpos para combater o vírus INJETADO. QUAL a diferença entre os anticorpos criados com a vacina e aqueles criados a partir da doença qur pegamos nas ruas? Resposta: bilhões de reais. NESSE caso faço coro com os bolsonaristas

    1. PAULO o que é hilário prum bozista sei não MAS este negócio de atacar um macho 24hs por dia é sintomático e não é esquizofrenia não . é by.tolice meu fie .. tremei Michele a leoa tá solta e ataca kkkkkkk.

    2. 2- EM VEZ DE USAR O VÍRUS como veículo de entrega, essa vacina entrega sua carga dentro de minúsculas cápsulas oleosas. 3° Jaime, que os fabricantes de vacinas realmente ganharam bilhões. Esse é o mercado, pois eles produziram um produto essencial com imensa demanda, que salvou vidas. INACEITÁVEL é EMS, APSEN... ganharem bilhões com medicamentos ineficazes que ajudaram à matar pessoas. NÃO ACREDITA NA VACINA IMBECIL? Olha para os EUA, Europa, Israel...e em parte para nós no Brasil. Moro 🇧🇷

    3. 1- O QUE É MAIS HILÁRIO QUE UM BOLSONARISTA? Um bolsonarista malandro, tentando se passar por não bolsonarista. 1° Jaime, q o BOLSONARO JÁ ESTÁ VACINADO. A Michelle se vacinou nos EUA. Eu apostaria que a vacina escolhida pela MICAIXA, é a da Moderna. 2° Jaime, que vc não entende porr* nenhuma de tecnologia de vacina. A da AstraZenica usa o adenovírus. A da Pfizer o RNAm, q instrui às células a produzir uma versão das espículas q fica na superfície do coronavírus.

  13. O que esse analfabeto funcional andou lendo!? É um irresponsável… 🤬🖕🏻 Isso nunca abriu um livro sequer na vida, e agora fica com essa palhaçada como se fosse especialista em infectologia, imunologia, etc… Isso tudo apenas para tentar esconder o seu negacionismo ululante e rasteiro, e o pior é ver pessoas ditas instruídas acompanharem esse ser desprezível! 🤬 Muitas pessoas humildes e sem instrução deixando de se vacinar, pois essa pulha é o Presidente da nação! Isso não ficará impune… 🤬🖕

  14. A mentira e o gosto por irritar as pessoas fazem parte das preferências desse ser. Então eu prefiro prestar mais atenção no latido do cão

  15. Cada 1 que faça o que quiser ! Nos EUA 50 % não tomaram e nem tomarão..e´cedo p dizer quem esta certo ou errado..o tempo dirá;;;

    1. Paulo, sua lógica está correta, mas os insultos com palavrões são lastimáveis. E, por favor, poupe o Moro da alcunha de “Coração Valente”. Dilma assim era chamada pelos petistas durante seu nefasto governo. Moro neles!!

    2. Outra coisa Jaime, se não gosta de viver em sociedade, se mude para a puta que te pari*. Para viver em sociedade, temos às perspectivas concorrentes, que veem a justiça e a moralidade pelas lentes do que é melhor para todos. VACINAS PROTEGEM A MIM E AOS OUTROS. E já que que vai morar na puta que te pari*, leva junto o sociopata. Vc já autorizou ele comer o seu rabo, agora autoriza ele a viver na bucet* da sua mãe, seu FDP do caralh*. Moro Presidente 🇧🇷. Vamos juntos com o Coração Valente.

    3. Claudio e Jaime, por que vocês advogam contra às vacinas? Para mim não faz diferença, se vcs tomam vacina, ou tomam no c*... Agora advogar sem tem um argumento lógico é inaceitável. O momento atual do mundo se deve graças às vacinas. BOLSONARO TOMOU A VACINA, provavelmente a da Moderna. Se ele tem tanta certeza dos riscos da vacina, por que deixou a Michelle se vacinar? Por que não convenceu ela a não se vacinar? Sugestão para vcs: vai arrumar o que fazerem. Moro Presidente 🇧🇷.

    4. Hospitais sendo desmontados por aqui...taxa de infectados caindo exponencialmente...e a gente ainda tem que ler baboseiras de um energúmeno como esse tal de "Cássio"? Ninguém merece! qual é a parte de "os não vacinados NÃO querem tomar vacinas" tá difícil de você entender, patso? A gente não se importa de pegar a doença e morrer naturalmente. A gente se importa em morrer como COBAIAS de pilantras. Eu peguei Sarampo, coqueluche, varíola, não tomei vacinas da HIN1, gripe aviária, ebola..tô por k

    5. Mais de 95% das pessoas internadas por Covid-19, tanto nos EUA, quanto no Brasil, são não vacinado! Sem mais…

  16. Isso não era nem para ser notícia. Se o cara tem medo de agulha é problema dele. Sei também que é uma questão de saúde pública, mas com esse aí não tem jeito. Qualquer discussão é inútil, nem os filhos e esposa dele embarcaram nessa canoa. Se tentamos acertar, às vezes erramos, mas se tentarmos errar, não tenha dúvida o fracasso tá garantido. O jeito é ignorar esse sujeito e suas maluquices.

  17. Esse sociopata já tomou até a terceira dose da vacina. Mente porque é próprio da personalidade doentia que tem, além da incacidade de se sensibilizar diante do sofrimento de outras pessoas.

  18. As palavras convencem os exemplos arrastam. Bolsonaro não pode ver uma casca de banana no outro lado da rua, ele atravessa pra resvalar!

  19. O maior bem que poderia acontecer ao país, além do impeachment, era esse canalha ser contaminado, intubado e ficar com seqüelas terríveis. Talvez assim, ele e seu gado pudessem aprender algo positivo, além de toda a alienação em que se ocupam dia e noite...

    1. Fazer o que? De asnos só se pode esperar zurros, coices e muita burrice.

  20. Sem coragem para assinar a reportagem? Poderiam explicar por que os mesmos laboratórios que produzem as vacinas estão desenvolvendo remédios para tratar o covid-19?

    1. Obrigado pelos comentários esclarecedores e educados, coisa rara por aqui. Abraços e boa noite.

    2. Rodrigo, um dos motivos é que nem todos podem tomar vacinas. Outro motivo é mercadológico, estratégia comercial. A GSK, que tem o medicamento mais adiantado no processo para aprovação, apesar de ter trabalhado no desenvolvimento de uma vacina, apostou também num medicamento. Esses medicamentos serão importantes como ferramenta em países atrasados na vacinação. Moro Presidente 🇧🇷. Por um Brasil decente.

    3. Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 238.346.847 contaminados e 4.859.112 mortos no mundo. No Brasil são 21.582.738 contaminados e 601.213 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins. O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 6,53 bilhões. No Brasil são 253.102.566 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

    4. Porque assim caminha a humanidade, avançando, evoluindo.

    5. Se não for pedir muito, gostaria de saber também a quantidade de casos comprovados de reinfecção por covid no mundo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO