Debate sobre convocação de governadores pode rachar 'G7' da CPI
Os senadores da CPI da Covid vão votar nesta quarta-feira, 26, uma proposta para a convocação de governadores, prefeitos e ex-prefeitos de capitais onde foram realizadas operações da Polícia Federal contra fraudes na saúde. O objetivo é apurar desvios de recursos federais destinados ao combate à Covid. Vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues, da Rede, confirmou...
Os senadores da CPI da Covid vão votar nesta quarta-feira, 26, uma proposta para a convocação de governadores, prefeitos e ex-prefeitos de capitais onde foram realizadas operações da Polícia Federal contra fraudes na saúde. O objetivo é apurar desvios de recursos federais destinados ao combate à Covid. Vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues, da Rede, confirmou que o requerimento será pautado.
O assunto pode acabar com a união entre os senadores do G7 até agora, já que a convocação de governadores envolve interesses locais dos parlamentares. A quase um ano das eleições gerais, alguns senadores serão confrontados com temas que podem comprometer seus próprios planos eleitorais. Outros poderão aproveitar a oportunidade para fustigar adversários.
O Amazonas será o principal foco da apuração relacionada aos estados. Além da crise do oxigênio em Manaus, os senadores vão tentar se aprofundar na investigação de denúncias de irregularidades em dispensas indevidas de licitação e nas fraudes na compra de respiradores, por exemplo.
Dois integrantes do G7 são do estado e têm posicionamento político divergente. Eduardo Braga, do MDB, é adversário do governador do Amazonas, Wilson Lima. Já Omar Aziz, do PSD, presidente da CPI, é visto como aliado do chefe do Executivo amazonense. Ele, no entanto, garante que não vai barrar nenhum requerimento relacionado às investigações nos estados.
No Amapá, estado de Randolfe, também ocorreram operações policiais para investigar possíveis irregularidades na construção de hospitais de campanha para pacientes com coronavírus. O governador Waldez Góes é arquirrival de Randolfe.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Monica
2021-05-26 12:02:39Agora vai se confirmar o propósito da CPI, não acredito que será aprovado a convocação de governadores como Helder Barbalho, ou Calheiros ou Doria.
Ricardo
2021-05-25 19:18:28Precisa nem investigar! Foi o maior roubo da história do Brasil! Cadeia neles!
Luiz
2021-05-25 11:43:58Se a preocupação for simplesmente política, denota o descompromisso e a parcialidade dessa CPI com os fatos decorrentes da pandemia.
Roberto
2021-05-25 11:02:37Convocações por conveniência. Ninguém mais acredita nessa CPI.