Reprodução

Alcolumbre e Sarney: uma relação de amor e ódio

03.02.19 10:32

O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cresceu politicamente sob a sombra de José Sarney.

Em 2005, no governo Lula, conseguiu, com o apoio de Sarney, emplacar duas cunhadas em um dos órgãos mais importantes do estado: a Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

Ex-território federal, a maior parte do Amapá é formada por terras da União, o que faz com que qualquer empreendimento nessas áreas demande autorização da SPU. Quem dirige o cargo ganha grande poder no estado.

Reprodução

Até hoje Liely Andrade, irmã de sua mulher, comanda o órgão. A outra indicada era casada com um dos irmãos de Davi. A relação com Sarney fez com que Davi Alcolumbre tenha sido dos poucos integrantes do DEM a ter obtido (e mantido) cargos relevantes durante os governos do PT.

O novo presidente do Senado também era presença frequente nas recepções a Sarney no aeroporto de Macapá, quando o velho emedebista aparecia para as raras visitas ao estado que lhe deu domicílio eleitoral.

A relação, porém, foi até 2014, quando Davi decidiu se lançar ao Senado contra Sarney. O ex-presidente sentiu o golpe. Pesquisas apontavam que ele perderia. Sarney, então, desistiu e colocou em seu lugar Gilvam Borges. Davi venceu. Na eleição deste sábado, Sarney torceu para Renan Calheiros. Davi venceu de novo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os bolsominions já estão admitindo que este governo tem bastante pilantra em cargos importantissimos? Porque será que a escolha do governo não foi apoiar Álvaro Dias!?

  2. PQP! o cara vai buscar nomeações de 2005 para vincular o novo presidente do Senado ao Sarney. Esse ranço da mídia brasileira de sempre buscar algo negativo sobre um fato positivo é irritante!

  3. Parece que ninguém leu a ficha corrida do Davi Alcolumbre antes dessa eleição. É bem menor do que a do Renan, mas pra quem está em primeiro mandato é bastante preocupante

  4. As famosas mídias de quanto pior melhor já estão desesperadas para provocar mais fofocas entre os presidentes da república da câmara e do Senado Estão apavoradas com o poder das redes sociais e seus jornalistas acostumados com os corruptos e vendedores de sigilo já não sabem como agir Calma vai piorar muito e o podre que existe em toda essa nação vai aparecer Está é era limpeza ética que este país precisava Agora é como água morro abaixo e fogo morro acima Viva o Brasil

  5. Quero estar enganado. Esse Davi será o Sarney da atualidade. Nasceu e viveu sobre as asas do Mum-Rá, o Matusalem que ajudou afundar o Brasil. Já começou esbanjando nosso rico dinheirinho. Alguém acredita que ele será diferente do Sarney e do Renan? O sexto é o mesmo, só trocaram o lixo. Simone Tebet me inspirava confiança. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

  6. Só acho interessante o timing da reportagem. Por que não saiu antes da eleição? Sem ingenuidade caros colegas leitores, por mais independente que Crusoé seja, sempre terá interesses a defender, e o fato de escolher publicar ou não uma reportagem como esta mina a credibilidade da revista. Continuem com o ótimo trabalho e não subestimem seus leitores, evitem sonegar este tipo de informação de nós.

  7. Quero uma mídia independente, e a Crusoé ainda se mostra independente relatando fatos. Ser afilhado de Sarney é velha política é fato e não "denigre" a imagem de Davi. Como crescer num estado como AP sem um padrinho de peso? Davi não é prisioneiro do padrinho, ganhou luz própria, assim como Crusoé.

    1. Fico "encantada" com a relativização de certos brasileiros. Por coincidência eleitores de Bolsonaro. Tudo a ver. Eita povo pra ter político de estimação ( Quando não bandido). É o tal de "dois pesos e duas medidas ".

    1. boa.. Esse povo quer fazer crer que tudo tem interesses outros, salvo a Crusoe e o Anta...

  8. Grande vitória da democracia, Santos na Política não existe, qualquer um de nós que um parente querido bem encaminhado, parem de achar chifre na cabeça de cavalo! Isso é papel da mídia podre!

    1. Às vezes custa -me acreditar no que leio por aqui. É muita cara de pau! É muita falta de vergonha na cara! Como se relativiza o malfeito! Se for da minha turma, "talkey". Se for da esquerda, não vale nada. Eu não aguento!!!

    2. Não quer dizer que não seja melhor (menos ruim) que o Renão Calhorda.

    3. Parente querido, bem encaminhado é nepotismo!!! Ô Brasil que não quer enxergar a diferença!

  9. Isso ai só abona o Davi, não vejo que ele tenha feito nada de errado. As pessoas tem que sobreviver. Ou vocês acham que ele poderia ir pra itália, ou frança, no tempo em que o pt era governo?

  10. O Antagonista já vasculhou tudinho da Jbs, da FOLHA-LULA (JORNAL, UOL, BANCO PAGSEGURO ) Do butim que enriqueceu a Dilma e o Pimentel, e está sobrando tempo de vasculhar os parceiros do novo governo. Antagonista foiou.

  11. Se for corrupto vai ter que tomar muito cuidado, porque tem muita gente de olho !! E vamos combinar....qualquer um é melhor que o Renan CANALHEIRO !!

  12. O sistema politico esta tao infectado q qq um e melhor q o cancer do Renan, que, tendo perdido o foro privilegiado, vai ser mais um a parar atras das grades, rapidinho. Alcolumbre, por ter convivido com o coronel Sarnei, certamente não deve ser flor q se cheira. Mas, e assim mesmo. A limpeza será aos poucos.

  13. Infelizmente carecemos muitas vezes de políticos totalmente idôneos , se é que ainda existem , para ocupar os principais cargos do governo. Mais no geral creio que todo cidadão ganhou com a derrota de Renan

  14. Um bom sinal. Nunca é tarde para um rompimento com um corrupto do nível de Sarney. Outro ponto é que não existem santos no senado, então dentro os falíveis mortais qualquer coisa é melhor que Renan Calheiros.

Mais notícias
Assine agora
TOPO