Coronéis demitidos do Ministério da Saúde seguem recebendo jetons
Sete meses depois de ser demitido do cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde, o coronel da reserva Élcio Franco (foto) segue como "conselheiro fiscal" de uma estatal ligada à pasta. Com isso, o militar do Exército reforça o contracheque em pelo menos 3 mil reais mensais com pagamentos de jetons. O coronel é um...
Sete meses depois de ser demitido do cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde, o coronel da reserva Élcio Franco (foto) segue como "conselheiro fiscal" de uma estatal ligada à pasta. Com isso, o militar do Exército reforça o contracheque em pelo menos 3 mil reais mensais com pagamentos de jetons. O coronel é um dos três integrantes do conselho da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, a Hemobras.
Élcio Franco também ocupa o cargo de assessor especial da Casa Civil, para onde foi transferido depois de deixar a Saúde, em meio a críticas à gestão conduzida pelo general Eduardo Pazuello. Como militar, sua remuneração básica bruta é de 25,6 mil reais. Já seu contracheque como assessor na Presidência é de 16,9 mil reais, aos quais são acrescentados os 3 mil reais em jetons da Hemobras. Para fazer jus ao repasse mensal, ele só precisa participar de uma reunião do colegiado a cada 30 dias.
Outro coronel demitido do ministério também manteve assento no conselho fiscal de Hemobras: George Divério, que deixou o cargo de superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro em maio, após denúncias de fraudes em licitações em hospitais federais do estado.
O tema é alvo da CPI da Covid, que lançou luz sobre possíveis irregularidades. As vagas em conselhos de administração e em conselhos fiscais de empresas estatais se transformaram em um cabide de emprego para militares da ativa e da reserva. Uma parcela considerável das empresas públicas tem integrantes das Forças Armadas em seus conselhos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2021-10-25 01:54:08É o desgoverno em seu esporte preferido: colecionar sangue-sugas para explorar o máximo possível do sangue, suor e lágrimas da população e deixar anêmico, em todos os sentidos, o POVO BRASILEIRO.
José
2021-10-25 00:42:24Estelionato eleitoral a todo vapor
Sillvia2
2021-10-24 23:48:34É o mensalão bolsonarista em plena atividade …
Nyco
2021-10-23 22:10:56Quando colocaram terroristas, subversivos, comunistas, corruptos e ladrões para assaltarem a Nação, ninguém falou nada. Lembrai de: Zé Dirceu, dilmANTA, José Genuíno "O Esquartejador", Gilberto Gil, Antonio Palocci, Cangaciro, Olivio Dutra, Umcerto Bosta, Tarso Genro, Haddad, Carlos Minc, Erenice Guerra, Aloisio Nunes, José Serra, Celso Amorim, Aldo Rebelo y correlatos. Portanto, deixem os militares trabalharem em paz, seus ANTAS esquerdofrênicos.
Pedro
2021-10-23 15:25:18O governo Bolsonaro virou a 'Casa da Mãe Joana'.
Globolixo
2021-10-23 14:19:44Blá,blá,blá,blá. Não tem o q fazer? Deixem o presidente governar! E parem de encher o saco! Q pessoal chato.!
Robinson
2021-10-23 12:41:56As boquinhas continuam. Iguais aos outros. Farinha do mesmo saco.
Otavio
2021-10-23 12:35:37Acabou a mamata, não foi?
PAULO
2021-10-23 11:56:241- Os bolsonaristas entraram numa crise existencial. Sumiram daqui, pois agora ficou explícito, q o governo Bolsonaro é socialista. Antes de rir da cara desses palhaços, eu deixo claro que não desejo nenhum mal para "los hermanos" bolsonaristas. Tanto é verdade, que não vou mandá-los para a Venezuela fazer um "tour", com a intenção deles começarem a sentir na pele e no estômago, às mazelas do socialismo. Sugiro enviá-los para o único lugar que o socialismo deu certo. Sério, esse lugar existe.
PAULO
2021-10-23 10:52:58Mandei o meu currículo p/ o Bolsonaro. Se ele me der carta branca, vou assumir o Ministério da Economia no lugar do Mantega, ops, ato falho, no lugar do Guedes. Vou cortar tanta coisa, porém nenhum corte será percebido pelo contribuinte. Ex. de corte que farei, é nessa MAMATA do Elcio de 3000,00. Qtas mamatas dessas os contribuintes pagam? Vai sobrar dinheiro p/ pagar um maior valor p/ o bolsa família, como tbém p/ novos investimentos, visando recuperar nossa economia no pós-pandemia. Mor🇧🇷