Contas do governo têm déficit de R$ 9,9 bilhões em agosto
As contas do governo central registraram um déficit primário de 9,9 bilhões de reais em agosto deste ano, segundo informou a Secretaria do Tesouro Nacional na tarde desta terça-feira, 28. Os números são melhores do que a previsão da pesquisa Prisma Fiscal do Ministério da Economia, que previa um rombo de 24,9 bilhões de reais para...
As contas do governo central registraram um déficit primário de 9,9 bilhões de reais em agosto deste ano, segundo informou a Secretaria do Tesouro Nacional na tarde desta terça-feira, 28.
Os números são melhores do que a previsão da pesquisa Prisma Fiscal do Ministério da Economia, que previa um rombo de 24,9 bilhões de reais para o período. "O resultado de agosto corrobora a tendência de melhora consistente nos indicadores fiscais", diz o sumário.
Em agosto de 2020, o déficit primário foi de 96,1 bilhões de reais, em meio à adoção de medidas para o combate à pandemia do novo coronavírus e para a assistência de famílias em situação de vulnerabilidade social.
O déficit primário ocorre quando as despesas superam as receitas. De acordo com o governo, a negativação das contas deve-se aos gastos com medidas de combate à Covid-19 e à crise provocada pela pandemia.
No acumulado, entre janeiro e agosto de 2021, as contas registraram um rombo de 83,3 bilhões de reais. No mesmo período de 2020, o déficit chegou a 601,3 bilhões de reais. "Resultado influenciado pela evolução da arrecadação bem como pela focalização dos gastos em resposta à crise Covid-19".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Paulo
2021-09-28 21:13:54Ué e vcs não dizem que todos os indicadores são negativos? O DP passou de 600 bilhões em 2020(jan/ago) para 83 bilhões no mesmo período de 2021. Não houve uma melhora substancial?