Marcello Casal Junior/Agência Brasil

Contas do governo têm déficit de R$ 9,9 bilhões em agosto

28.09.21 15:17

As contas do governo central registraram um déficit primário de 9,9 bilhões de reais em agosto deste ano, segundo informou a Secretaria do Tesouro Nacional na tarde desta terça-feira, 28.

Os números são melhores do que a previsão da pesquisa Prisma Fiscal do Ministério da Economia, que previa um rombo de 24,9 bilhões de reais para o período. “O resultado de agosto corrobora a tendência de melhora consistente nos indicadores fiscais“, diz o sumário.

Em agosto de 2020, o déficit primário foi de 96,1 bilhões de reais, em meio à adoção de medidas para o combate à pandemia do novo coronavírus e para a assistência de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O déficit primário ocorre quando as despesas superam as receitas. De acordo com o governo, a negativação das contas deve-se aos gastos com medidas de combate à Covid-19 e à crise provocada pela pandemia.

No acumulado, entre janeiro e agosto de 2021, as contas registraram um rombo de 83,3 bilhões de reais. No mesmo período de 2020, o déficit chegou a 601,3 bilhões de reais. “Resultado influenciado pela evolução da arrecadação bem como pela focalização dos gastos em resposta à crise Covid-19“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ué e vcs não dizem que todos os indicadores são negativos? O DP passou de 600 bilhões em 2020(jan/ago) para 83 bilhões no mesmo período de 2021. Não houve uma melhora substancial?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO