Confiança no STF cai desde setembro
Segundo a nova edição da pesquisa "A Cara da Democracia", a confiança da população brasileira no Supremo Tribunal Federal, STF (foto), e na Justiça Eleitoral diminuiu desde setembro do ano passado. Os dados apontam que 36% dos brasileiros afirmam "não confiar" no STF atualmente. Em setembro, esse índice era de 32%. A fatia daqueles que...
Segundo a nova edição da pesquisa "A Cara da Democracia", a confiança da população brasileira no Supremo Tribunal Federal, STF (foto), e na Justiça Eleitoral diminuiu desde setembro do ano passado.
Os dados apontam que 36% dos brasileiros afirmam "não confiar" no STF atualmente. Em setembro, esse índice era de 32%.
A fatia daqueles que dizem "confiar muito" no STF caiu de 15% para 14%.
A Justiça eleitoral também perdeu credibilidade. A fatia dos que "não confiam" subiu de 26% para 31% desde setembro. A dos que confiam muito caiu de 27% para 25%. Nesse período, além da eleição presidencial, também ocorreu a inabilitação de Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral.
A pesquisa "A Cara da Democracia" foi realizada com 2.558 entrevistas presenciais em 167 cidades de todas as regiões do país, entre os dias 22 e 29 de agosto.
O levantamento é financiado pelo CNPq, Capes e Fapemig e conduzido pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT), que reúne pesquisadores das universidades UFMG, Unicamp, UnB e Uerj. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, com um índice de confiança de 95%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
ROBERTO
2023-09-14 12:33:14O STF tem mostrado que não se preocupa mesmo com a opinião pública. Provavelmente pela certeza da impunidade. Defendem abertamente alguns grupos da sociedade, funcionando como lobistas dedicados. E para realizar essa missão, eles inclusive invadem cinicamente atribuições dos outros poderes. As leis são só recursos que eles usam como lhes convém. Com o malabarismo da "interpretação" das leis. Sinais claros de ditadura. Quem diria que teríamos esse retrocesso no século 21.....
Maria
2023-09-14 11:23:45Enquanto o cachaceiro faz turismo com o nosso dinheiro o STF manda e desmanda no País. O ditador, Alexandre de Moraes, faz o que quer com o brasileiro.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-09-13 17:19:17Pesquisa feita por universidades públicas? imagino se eles números não estão enfeitados. Creio que tem muito mais gente decepcionada com o STF. Ou entrevistaram aquela parte da população que nem sabe o que é STF.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-09-13 14:41:03A pobreza mental dos juízes do STF q aceitam ser indicados sem o Notável Saber Jurídico, sem prova d conduta ilibada, que falam nos autos, que aceitam viagens ao exterior e estadias pagas por outros interessados em processos, que têm parentes que advogam em causas das quais participam como juízes, que libertam traficantes de drogas, perigosos assassinos e seus colegas não protestam, aceitam tudo passivamente, sem se envergonharem da corte da qual fazem parte.Viva a LavaJato, Fora Lula e Toffoli!
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-09-13 11:27:24COM RELAÇÃO AO stf (letras minúsculas pois minúscula é a sua atuação), NÃO EXISTE OUTRA OPÇÃO PARA QUEM PARA DE FAZER O SEU TRABALHO E COMEÇA A SE INTROMETER NAS FUNÇÕES DO LEGISLATIVO.