AnBolivia Digital/Flickr

Como Maduro transformou a Venezuela em um deserto de humoristas

22.08.20 09:17

Desde que tomou posse, em 2013, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), tem silenciado humoristas ou qualquer um que faça graça com o seu governo. Nenhum tipo de piada é permitido.

Em 2014, o talk-show do humorista Luis Chataing, que passava no canal Televen, foi retirado do ar. Meses antes, com a aproximação do momento de renovar a concessão do canal, a rede passou a sofrer intensa pressão do governo de Maduro.

Três anos depois, o governo abriu um processo contra o humorista Nacho Redondo por ele ter feito uma piada sobre as Paraolimpíadas durante um show de stand-up comedy em uma universidade. Redondo foi ameaçado de morte e fugiu do país.

No ano seguinte, dois bombeiros pegaram 20 anos de prisão por postar um vídeo na internet zombando do ditador. Eles filmaram um burro entrando na estação do corpo de bombeiros do estado de Mérida e disseram que era Maduro fazendo uma vistoria e dando instruções. “Ele está verificando como está a grama. Se está em bom estado ou não. Tem que ser grama boa. É a única coisa boa que temos nessa estação”, diz um dos bombeiros, enquanto o animal colhe algumas gramíneas do chão.

Espetáculos de humoristas em teatros também passaram a ser alvo da repressão. Em agosto do ano passado, a Receita venezuelana cancelou um show do humorista Emilio Lovera na cidade de El Hatillo. A alegação foi de que ele não tinha declarado seus impostos.

Atualmente, não há nenhum programa humorístico na televisão venezuelana. Antes da pandemia do coronavírus, também já não ocorriam apresentações de comédia em teatros. “Todos os humoristas tiveram de se recorrer às redes sociais, como o Facebook e o Youtube. Os comunistas não gostam de humor”, diz o advogado venezuelano Alí Daniels, diretor da ONG Acesso à Justiça, em Caracas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eis aí mais um exemplo de gestão socialista em pleno século XXI. A humanidade ainda espera um único para admirar, isto se ela ainda existir no final para avaliar.

  2. A Venezuela de Chaves, Maduro, Lula e Dilma não é só uma tristeza, são milhões de crimes contra a humanidade, uma imensa tragédia, uma infelicidade sem fim. Só vai acabar com a remoção de Maduro do poder. Quem apoia Maduro está do lado do mal. Quem apoia Maduro? Lula, Dilma e os petistas, mas também Putin e os ditadores da Coréia do Norte, China e portanto apoiam o narco-ditador Maduro e demonstram q são pessoas do mal, da miséria, falta total d liberdade e justiça. São mentirosos por definição.

  3. Fiquem de olho na PL 2630/20 Muito provável que ficará igual lá. Essa lei será um começo de censura que estão implantando no país e num futuro próximo ela estará criminalizando qualquer opinião divergente onde um simples vereador poderá te por atrás das grades ou fazer você pagar uma multa impagável.

Mais notícias
Assine agora
TOPO