Com três votos no STJ para reduzir a pena, Lula fica próximo do semiaberto
A Quinta Turma do STJ já tem maioria para reduzir a pena imposta ao ex-presidente Lula (foto) no caso do tríplex no Guarujá. Ao todo, três ministros da turma votaram para que a punição ao petista passe de 12 anos e um mês para oito anos dez meses e vinte dias de prisão. Na prática,...
A Quinta Turma do STJ já tem maioria para reduzir a pena imposta ao ex-presidente Lula (foto) no caso do tríplex no Guarujá. Ao todo, três ministros da turma votaram para que a punição ao petista passe de 12 anos e um mês para oito anos dez meses e vinte dias de prisão.
Na prática, o novo entendimento dos ministros da Quinta Turma deixa o petista mais próximo de sair da prisão, ainda que seja para cumprir o restante de sua pena no regime semiaberto. Lula está preso na carceragem da Polícia Federal de Curitiba desde abril do ano passado.
Pelo entendimento mantido até agora na Quinta Turma, caberá à juíza da execução penal Carolina Lebbos decidir se já cabe ou não a progressão de regime do petista. Uma das condições colocadas pelos ministros seria o pagamento pelo petista da reparação de 2,4 milhões de reais.
Os ministros Félix Fischer, Jorge Mussi e Reynaldo Soares da Fonseca negaram a maioria dos questionamentos apresentados pela defesa de Lula, que queria anular a condenação. Os magistrados mantiveram a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro do ex-presidente envolvendo o apartamento no Guarujá que recebeu reformas da OAS para que fosse utilizado pelo presidente. Segundo entendeu o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, as reformas e melhorias no imóvel foram uma forma de propina da empreiteira para que o petista mantivesse o esquema de corrupção na Petrobras.
Os ministros, porém, entenderam que o cálculo da pena de Lula feito pelo TRF-4 foi exagerado. No ano passado, o Tribunal Regional Federal aumentou a pena imposta pelo juiz Sergio Moro, de nove anos e seis meses de prisão para 12 anos e um mês. Agora, os ministros do STJ entenderam que a pena deve ficar em oito anos, dez meses e vinte dias de detenção.
Os três também entenderam que a reparação a ser paga pelo petista deve ser de 2,4 milhões de reais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sandra
2019-04-24 21:06:06Basta acelerar o andamento dos diversos processos contra o corrupto, que ele não vai conseguir sair da cadeia!!!!
ANTONIO
2019-04-24 14:26:42Digo: Mamãe sempre disse; meu filho estude para ser politico, infelizmente eu não deu importancia a sua fala e hoje estou aqui, pobre.
PAULO
2019-04-24 14:02:45O tranqueira mentiroso, falso e cínico LULA não vai deixar a CADEIA tão cedo. O processo do SÍTIO é absolutamente claro quanto a bandidagem do "cara". Pra quem não tem o vídeo da busca e apreensão no citado sítio basta pesquisar. A quantidade das tralhas da família nas dependências além das provas documentais e testemunhais, vão deixar o safado mofando num presídio. Fora outros sete processos, né? Acabou .......!
Eduardo
2019-04-24 11:37:52continuando. Imagino as razões de um Ministro do STF gostar tanto da cidade,sendo alvo frequente de assédio dos brasileiros residentes.
Eduardo
2019-04-24 11:13:17Gente, o Brasil não existe mesmo. É uma piada pronta. Imagino as situações constrangedoras do nosso Chanceler em representar uma piada internacional.
Geraldo
2019-04-24 08:32:38Como acreditar nessa justiça brasileira? Impossível!
Mônica
2019-04-24 07:51:03Preso ele é “mártir”! Liberdade a ele e ao erário público que hipocritamente mantém um ex presidente cheio de regalias apesar de condenado criminalmente! Que o soltem mediante: pagamento com penalidades ($)multas e correções. Deixem o “rei nu” a circular por aí sem qualquer privilégio financeiro e político (todos os direitos políticos cassados), pois afinal foram as suas atitudes que substituíram sua “ex posição” de comandante mor por criminoso mor! Aí é que eu queria ver
Maria
2019-04-24 04:35:06No Brasil, roubar matar etc vale a pena. O criminoso cumpre no máximo 3 anos no fechado e depois está livre para gastar o dinheiro roubado e rir da cara de 200 milhões de patos. E o que dizer sobre as altas cortes do judiciário? Sempre afirmei que nenhum país alcança nível de corrupção que vimos no Brasil se judiciário não estiver corrompido. Ministros e desembargadores, em sua maioria, têm rabo preso com seus bandidos de estimação. Somos o país dos otários pagadores de impostos
JORGE
2019-04-24 00:24:48Jorge Oi Dilma, explica pra gente o que regime semiaberto! - Lula, é melhor não sair pois vai ter de voltar para cumprir + 12 anos 👀
Dorothea
2019-04-23 21:59:46A reparação de 2,4 milhões de reais do Lula é uma “esmola”, visto que roubou muito do erário.