Com mais candidatos, 'vaquinhas' devem bater recorde nas eleições
Nas eleições de 2018, os candidatos arrecadaram 20,3 milhões de reais por meio de financiamento coletivo. Este ano, com o número maior de concorrentes aos cargos de vereador e prefeito, a expectativa é de recorde nas doações por meio dos chamados crowdfundings. As vaquinhas eleitorais começaram no pleito de 2016, após a proibição do financiamento...
Nas eleições de 2018, os candidatos arrecadaram 20,3 milhões de reais por meio de financiamento coletivo. Este ano, com o número maior de concorrentes aos cargos de vereador e prefeito, a expectativa é de recorde nas doações por meio dos chamados crowdfundings. As vaquinhas eleitorais começaram no pleito de 2016, após a proibição do financiamento por empresas.
Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou o cadastro de 23 empresas para fazer coletas. Elas estão autorizadas a receber os recursos de financiamentos coletivos. Com o fim da fase de registro de candidaturas, encerrada neste sábado, 26, os concorrentes esperam impulsionar a realização de vaquinhas já nas próximas semanas.
As arrecadações pela internet estão abertas desde 15 de maio, mas os recursos só poderão ser usados a partir de agora, depois de registradas as candidaturas. Quem desistir de concorrer terá que devolver o dinheiro aos doadores.
“A cada eleição, a gente percebe o amadurecimento das lideranças políticas. Este ano, com o número maior de candidaturas, naturalmente haverá um aumento da procura de interessados no financiamento coletivo”, conta Fernanda Costa, da plataforma Voto Legal. A empresa funciona apenas com vaquinhas para eleições. As doações médias são de 150 reais.
Para quem recebe, as doações pela internet representam mais do que verba para a campanha, mas uma mobilização mais efetiva dos eleitores. Uma das campeãs no recebimento de doações por meio de vaquinhas até agora é a candidata Lia Esperança, da Rede, que disputa o cargo de vereadora em São Paulo. Líder comunitária do bairro de Vila Nova Esperança, na zona oeste, ela engajou a comunidade e recebeu 247 doações que somaram 14,6 mil reais, uma média de 59 reais por repasse.
De acordo com os dados registrados no TSE até agora, o posto de primeiro lugar no recolhimento de doações pertence ao candidato Pedro Duarte, do Novo, que disputa uma vaga de vereador no Rio de Janeiro. Ele arrecadou 33,8 mil reais em uma plataforma de crowdfunding.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)