Reprodução/ United Nations

Com discurso desconectado da realidade, Bolsonaro usa a ONU para falar para a militância

21.09.21 11:26

Jair Bolsonaro subiu à tribuna das Nações Unidas para fazer um discurso com ares de campanha eleitoral e em defesa de suas ações de governo. Com uma fala desconectada da realidade, totalmente voltada à sua militância, o presidente defendeu nesta terça-feira, 21, na ONU a prescrição de cloroquina para o combate à Covid, criticou a exigência de vacinação, advogou pela exploração comercial de terras indígenas e elogiou seus apoiadores que foram às ruas no Sete de Setembro. Na contramão do animus da assembleia, cuja tônica puxada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, foi a de união, solidariedade e de compromissos conjuntos para lidar com os desafios no pós-pandemia, Bolsonaro apostou mais uma vez na divisão.

Logo na abertura, o presidente brasileiro reafirmou seu discurso contra a imprensa e disse que sua intenção era “mostrar algo diferente daquilo publicado em jornais e visto na TV”. “O Brasil mudou muito depois que assumimos o governo, estamos há dois anos e oito meses sem nenhum caso concreto de corrupção”, afirmou Bolsonaro, que é alvo de uma comissão parlamentar de inquérito aberta para investigar desvios de recursos na compra de vacinas.

Em outro aceno claro para sua base mais radical e ideológica, Bolsonaro disse que o Brasil estava “à beira do socialismo” quando chegou ao poder e afirmou ser “um presidente que acredita em Deus, respeita a Constituição e deve lealdade ao seu povo”. Nessa mesma linha, o capitão da reserva sublinhou ainda que, no Brasil, “temos a família tradicional como fundamento da civilização e a liberdade do cidadão só se completa com a liberdade de culto e de expressão”.

Além dos recados à militância, Jair Bolsonaro tentou vender a imagem do país como uma boa oportunidade de investimento. Citou números de parcerias público-privadas e de leilões de aeroportos e ferrovias. “Temos tudo que um investidor procura, um grande mercado consumidor, tradição de respeito a contratos e confiança em nosso governo”, declarou, antes de mencionar a realização do leilão da tecnologia 5G, que deve ser lançado este ano. Na área humanitária, Bolsonaro citou a acolhida de 400 mil refugiados venezuelanos e anunciou a concessão de visto a cristãos, mulheres e magistrados do Afeganistão.

Apesar da alta expressiva do desmatamento — a retirada de vegetação da Amazônia em agosto foi a maior da última década –, Bolsonaro se apresentou na ONU como um defensor do meio ambiente, demostrando falta de sintonia total com os fatos. O tema, no entanto, é muito caro a americanos e, sobretudo, europeus, e, por isso, o presidente se esforçou para exibir um cenário positivo. “Recursos humanos e financeiros para órgãos ambientais foram dobrados e os resultados dessa importante ação já começaram a aparecer”, disse o brasileiro, antes de convidar os presentes no evento a visitar a Amazônia.

Voltando a falar para o público interno, Bolsonaro atacou governadores e prefeitos e se esquivou da responsabilidade pelo desemprego e pela inflação. “Sempre defendi combater o vírus e proteger os empregos. As medidas de isolamento e lockdown deixaram um legado de inflação. No Brasil, para atender os mais humildes obrigados a ficar em casa por decisão de governadores e prefeitos, oferecemos um auxílio de 800 dólares”, disse o presidente. O valor do benefício mensal foi de 600 reais na primeira etapa do programa e, em média, de 250 reais na segunda fase.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que triste, além de não descer do palanque por aqui, subiu no palanque lá para repetir o mesmo blá, blá, blá de sempre, como se as pessoas não tivessem acesso às informações que não as fake news, que ele quer "preservar". É sim um verdadeiro "Minto"!

    1. Um dos pontos que não tem distorção no discurso é quando o Bozo fala que o “FIQUE em CASA”,gerou inflação???? É a primeira vez na história da Economia Mundial , que um país parado sem consumo gera INFLAÇÃO!!! Só os gados com ausência de Neutonios para acreditar no Minto !!!

    1. lamentável. A reportagem critica falsamente a fala do Presidente. Jornalista Vermelho, comunista. Não renovarei minha assinatura Vão falir......

    2. Pessoal meu candidato se está merda de Governo continuar???? Clima de Deserto; GASOLINA CARA e GOVERNADO por BANDIDOS!!! Eu apoio MAD MAX

  2. Bolsonaro tira o mundo por ele, achando que todos são imbecís. Quando ele se vir virando pó na eleição e, depois, na cadeia o tempo passou. É um bobo alegre.

  3. Desconectada da realidade está a Crusoé. O JB só falou verdades e o tempo, senhor da razão, mostrará isso aos brasileiros.

  4. Pobre Brazil Ltda, um congresso de ladrões, uma suprema corte indicada por vagabundos do congresso para absolver esses ladrões de dinheiro público. Enquanto isso no cercadinho da ONU, uma banana fala ao deserto.

  5. Pergunta que não quer calar. Por que vocês da imprensa em geral não usam essa energia toda que usam contra o Bolsonaro (esse chato de galocha) para criticar e denunciar os Ministros do STF que deveriam cumprir e fazer cumprir a Constituição e não o fazem? É medo ou incompetência?

  6. Discurso pífio, ridículo, voltado para o seu gado muar e não para o resto do mundo, que é o que se espera de um Presidente que vai discursar na ONU. E, para piorar, o Biden, logo em seguida, fez um discurso de estadista. Comentário de um velho amigo sobre os dois discursos: "é o mesmo que querer comparar o brilho do sol com o brilho de um ânus".

  7. Igualzinho ao Lula, quando não tem argumento ou ideias novas para apresentar, simplesmente se desconecta da realidade, coloca um óculos com lente cor de rosa e pronto, os problemas sumiram. Pra quem diz que muito machão, sei não, tá parecendo mesmo que vive no mundo de Alice.

  8. o imbecil,não reconhece o indefensável,persiste em ser genocida,insuportável, imoral,o pior Presidente que o Brasil já teve! que o Seu Deus Corrupto,e das Sombras! Miliciano Maldito

  9. o pangaré [email protected] é mais um que saí do país para aumentar a nossa vergonha, falou apenas mentiras, o fracasso econômico, ambiental, cultural e moral nunca foi tão claro. O diagnóstico está errado e o país não pode fazer esse papel ridículo em frente de todas as outras nações. Falar para os imbecis lunáticos que te apoiam é uma coisa, expressar mentiras facilmente contestadas e outra coisa. A ONU poderia nos fazer o favor de acabar com essa tradição, dar uma microfone a líderes medíocres

    1. envergonhando Brasil com sua Insanidade Mental!

  10. Está difícil ler esses caras, só estou aqui pq fizeram renovação automática. Oantagonista e crusoé cria vergonha na cara.🐁🐁🐁🐁🐁

    1. Renovação automática. Até nisso os bozistas culpam os outros. Acho que você deveria criar vergonha e cancelar!

    2. Como é bonita a gramática dos bozistas, kkkkkkkkkkkkk. Está dificil de ler não, kkkkkkkk. Bozista não consegue ler. Bozistas são muares. Aprendeu? Bozistas são apenas muares.

    1. Sou muito a futura candidata Simone Tebet!

  11. Acorda, menina, desconectada é você! Ele usou a tribuna internacional possível para mostrar as verdades que a ditadura irresponsável da mídia insiste em esconder.

    1. Kkkkkkkkk. Agora o Joãzinho Necrófilo/Nyco Penyco/Takagado agora se chama MARCIA, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Quem diria, o muar bozista saiu do armário. MARCIA, kkkkkkkkkkkkkkkkk! O muar bozista saiu do armário!

    2. As verdades do bolsonaro só vão ser realmente conhecidas a partir de 2119, quando expirar o sigilo imposto por seu governo.

    3. PAULO gay-confesso atacando de Palhaço Bozo. Que faaaase da Paulete.

    4. Marcia virou gado lobotomizado. Perda de tempo dialogar com esse pessoal que vive de se alimentar de teorias conspiratórias idiotizantes.

    5. As verdades que ele inventou, e que nem ele acredita.

    1. Maria, o bolsonaro já tinha nariz de Pinochio. Ele fez cirurgia plástica.

  12. É preciso que seja desmentido de em público, com dados e fatos. Esse cara é repulsivo ,mas o gado vai aprender depois que levar mais algumas traições. Não e possível um líder de governo mentir tanto e ficar impune

  13. Um afronto e uma vergonha para cada Brasileiro decente. Para dizer isso de uma forma mais o menos elegante. Curto e grosso: um lixo. Dito vale para o LLadrao.

  14. Ainda bem que a repercução do que o Presidente do Brasil tenha a dizer ao mundo, há muito deixou de ter relevância . De um modo geral, a repercução dos discursos da ONU vão para os principais líderes mundiais que dizem ou comentam como cientistas políticos .Na imprensa mundial , o discurso ocupará alguma linhas e até agora, pelo que vi , com pesadas críticas como o caso do tratamento precoce e o fato de que promete doar vacinas ,qdo ele próprio não vacinou . Como sempre , vexame total

    1. Esse ser que se diz patriota esbanja dinheiro público enquanto seu povo passa fome!!!! É o mesmo que um pai de família usar o dinheiro do auxílio emergencial para comprar cerveja enquanto falta arroz e feijão a seus filhos. Me choca ver pessoas apoiarem Bolsonaro da mesma maneira que me choca a quantidade de apoiadores do Lula. O Brasil merece sair disso! #nemlulanembolsonaro

    2. Com certeza eles se complementam e adoram a mentira, a usar o nome do povo para benefício próprio. Dois lixos da política brasileira

  15. __ "O Brasil destina 14% do território nacional para reservas indígenas, (cerca de apenas 600 mil cabeças), área equivalente aos territórios da Alemanha e França juntas". ___ "84% da floresta amazônica está intacta desde o descobrimento em 1500". __ "Todos os senhores estão convidados a visitarem a amazônia".

    1. Bozo mentiu como sempre e o Nyco Penyco, aquele que aluga o esfincter para os bozistas, propaga as mentiras nas redes sociais. Zurra Nyco Penyco, Zurra!

    2. A quantidade de Índios não interfere na regra. É sabido e notório que o melhor para aquela região é que continue sob a tutela deles (verdadeiros donos da terra brasileira). Se depender dos adoradores do Bozo, é mais 2 ou 3 anos para a Amazônia virar um novo Saara, pois sabemos que a mentalidade dessa corja repugnante é de exclusivo extrativismo delinquente e zero preocupação com ecossistema e preservação.

    3. De acordo com o censo de 2010 do IBGE, nessa época existiam cerca de 900 mil índios. A estimativa atual é de 1,3 milhão de índios. Se o bolsonaro não tivesse cancelado o censo de 2020, teríamos um número mais realista hoje, bem como uma infinidade de outras informações úteis, indispensáveis para um governo sério, que trabalha com planejamento.

  16. Bem, ele apenas confirmou o que eu disser antes. Ele iria zurrar na ONU. Zurrou tanto que agora o Brasil é considerado como um país de muares. A desconfiança internacional faz sentido. Afinal de contas somente muares ou pessoas possuídas pelo demônio votariam em uma criatura cujo passado é sujo, medíocre e corrupto. Como sempre falo, não haverá prosperidade no país enquanto o Bozogenocida estiver no poder. Simples assim!

  17. Pelo menos ficou bem claro para o mundo quem ele é. Pode parecer bobagem mas a falta de apoio mundial desgasta muito o governante. Ponto a favor de sua saída com a derrota triunfal nas urnas. Em Breve estaremos livres desse pensamento atrasado, preconceituoso e que nem de longe representa a alma do povo brasileiro

  18. Por que tanto ódio? O Brasil já mudou para melhor nas eleições de 2018. Quem acredita na velha imprensa e nos velhos políticos ficam se comportando como um siri na lata! Deixem disso! Tudo que vier a ser publicado como ponto negativo se tornará positivo. Tem sido assim! É só colocar os pingos nos Is!

    1. Nyco defendendo a muar da Ana Paula, aquele que gosta tanto do Brasil que fugiu para a Califórnia e vive na boa vida provida pelo Biden. Ela fica rica nas custas dos bozistas decrépitos e esquálidos tal como o Nyco Penyco! Nyco Penyco, o mais depravado dos muares bozistas!

    2. Brasil continua descendo ladeira abaixo e sem freios. Pra piorar temos ainda o fator antidemocrático e golpista do atual mandatário da nação que tenta desesperadamente tomar a mesma de assalto. Quem pensa diferente disso é muito burro ou conivente com a corrupção sistêmica que continua reinante.

    3. Essa bicha velha PAULO está com ciúmes da Jornalista, altamente competente, a Ana Paula Henkel dos Pingos nos Is da JP. Ciúmes de bicha para mulher consegue ser pior do que ciúme entre homens, ... que faaase desse PAULO gay-confesso, ... kkk!

    4. O ódio está sendo disseminado pelo bolsonaro e sua familícia. O Brasil mudou para melhor em que? O bolsonaro é um dinossauro político!

    5. Boa Paulo. Como temos imbecis aplaudindo este genocida e ainda escrevem com todas as letras que o Brasil esta melhor!!!!!

    6. Uma representante da espécime CAC (COME-ANDA-CAGA). Essa espécime é desprovida da capacidade de pensar. Para essa aberração, amebas como a ex-jogadora Ana Paula da Jovem Pan, são fontes de aprendizado e tomada de decisão, como o próprio sociopata, que suspendeu a vacinação de adolescentes, embasado num comentário malandro dessa imbecil. Moro 🇧🇷

  19. Choro ou dou risada!? Mentiu descaradamente, deslavadamente, terrivelmente, foi um momento histórico que ele mostra como ele é, falou como se estivesse no cercadinho dele! 😂😂😂😪😪😪

    1. Paulinho ,o negociador kkkk precisou da FGV e MICHIGAN para aprender a falar :COME ANDA CAGA? Acho que andou faltando as aulas ou é porque é muito burro para conseguir se expressar de outra forma . Tadinho…………

  20. Continuo gritando até agora a plenos pulmão: "BOLSONARO ANIMAL, VERGONHA NACIONAL...BOLSONARO ANIMAL, VERGONHA NACIONAL..." Bolsonaro não está nem aí para os problemas que assolam o Brasil. Ele governa somente para os CACs (COMEM-ANDAM-CAGAM), e para essa espécie, todas as nossas mazelas são culpa dos outros. Vou continuar gritando: BOLSONARO ANIMAL, VERGONHA NACIONAL...Moro 🇧🇷

    1. O MITO destruiu o PAULO gay-confesso e isso não tem preço, .. Zuuurrra ente dos infernos, ... kkk!

  21. kkkkkk!! ... a ANTA MADER acusou o golpe. Como deve ser difícil para uma esquerdopata ter q escutar um estadista falando para o mundo de forma tão confortável. _ Zuuuuurra MADER, __ Zuuurrem parasitas da nação, .. zuuurrem todos.

    1. PAULO gay confesso, Negociador? ... especialização na FGV e Universidade de Michigan? fazendo "bico" aqui neste folheto dos ANTAS? __ Aí, eu me obrigo a dar uma saidinha rápida para ir morrer de rir ali e já volto, .. kkkkkkk!

    2. Nyco, minha gazela 01. Eu já externei que sou negociador, com especialização em instituições de renome, como FGV e a Universidade de Michigan. A comunicação ñ verbal do sociopata, deixou nítido q ele mentia. E NÓS SABEMOS QUE ELE MENTIU. Foi terrível assistir a defesa de medicamentos ineficazes e a imunidade de rebanho pela contaminação na ONU, para o mundo todo. Estou estarrecido...Moro 🇧🇷

    1. Uma vergonha, eu mereço apanhar em praça pública por ter votado na reencarnação de Hugo Chaves

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO