Jefferson Rudy/Agência Senado

Com dinheiro público, líder do governo paga imprensa local por notícias a seu favor

11.10.20 10:02

Um dos principais articuladores do Palácio do Planalto, o senador Eduardo Gomes, do MDB, líder do governo no Congresso, é citado com frequência no noticiário nacional. Aparentemente não satisfeito, o senador tem se valido de um expediente conhecido para ser bem tratado por veículos de comunicação de seu estado natal, o Tocantins. Com dinheiro público, Gomes paga por matérias favoráveis a ele em jornais tocantinenses. O dinheiro utilizado — um total de 80 mil reais — é enquadrado pelo parlamentar como “divulgação da atividade parlamentar”. 

Um dos portais financiados, “O Paralelo 13”, estampa em sua página inicial uma manchete do mês de agosto que destaca Eduardo Gomes como “um líder de práticas políticas civilizadas que resultam em grandes conquistas para o povo tocantinense”. Em setembro, o portal recebeu 5 mil reais da cota parlamentar de Gomes destinada à divulgação de seu mandato, repetindo pagamento que já havia sido feito em julho. “O Paralelo 13” é uma das escassas fontes apresentadas pelo senador em sua biografia na Wikipédia, em verbete escrito por sua própria assessoria.

Em abril, Gomes efetuou seis pagamentos de 5 mil reais a seis empresas de comunicação diferentes. Foram financiados o “Portal Atitude”, a “Folha do Bico”, a “Gazeta do Cerrado”, o “T1 Notícias”, o “AF Notícias”, além de um blog que publicou uma notícia elogiosa sobre o senador no mesmo dia em que recebeu o pagamento, 6 de abril. Em junho, foram feitos mais dois repasses à “Gazeta do Cerrado”.

No mês de julho, Eduardo Gomes voltou a irrigar contas de veículos de comunicação com dois pagamentos de 5 mil reais. Um deles, ao portal “O Paralelo 13”. O outro foi feito a “O Jornal”, que naquele mesmo mês publicou um editorial favorável ao senador, classificando-o como “a ponte que liga o Tocantins ao Palácio do Planalto”.

Procurado por Crusoé, Eduardo Gomes não atendeu as ligações.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Um dos destinos do dinheiro público manejado por parlamentares... Emendas parlamentares individuais, rachadinhas, destinação de verbas públicas em projetos intermináveis etc... No Brasil parlamentares além de elaborarem leis dão destinos ao dinheiro público... Isto sim é democracia, num país republicano...

  2. Mas é tudo a mesma coisa ! Um trem que enferrujado que não consegue andar ! Os políticos desse país precisam ser expurgados da sociedade ! Cansa bancar vagabundos !

    1. olha um estado como São Paulo que vê um boulos subindo nas pesquisas para prefeito só me dá vontade falar QUERO QUE O POVO SE EXPLODA PARA NÃO FALAR QUE SE F.

    1. A imprensa de verdade passa a ser igualada a esses jornalecos que se vendem par ajudar a elegem um vagabundo desse. PQP

  3. É muita sujeira. somos obrigados a baixar a cabeça; sorrir da honra e sentir vergonha de ser honesto. Eu gostaria muito de ter um drone.

    1. Moro sozinho não resolverá nada. Precisamos de parlamentarismo, voto distrital, mecanismos que reduzam drasticamente a quantidade de partidos e seus políticos mequetrefes. Precisamos parar de acreditar em salvadores da pátria. Um homem de caráter sozinho não será suficiente para liquidar centenas de cobras venenosas do Congresso.

  4. está seguindo os passos do presidente que compra e canais de imprensa escrita ,rádio e televisão para pagarmos com nosso suado dinheiro

    1. Oi Maria, conte-nos os nomes desses veículos. Não se esconda sem nome aos bois. Ou desejas ser chamada de mentirosa ? Se falares de blogs de nuestra esquerda tb seria muito bom, além do governador do rico estado do Maranhão.

  5. Isso por acaso quer dizer que a Crusoé aprendeu com ele e também recebe recursos advindos da corrupção para falar mal do governo federal? Já diz o ditado: " o macaco enrola o rabo, senta em cima e fala do rabo dos outros". A quem vocês pensam que enganam?

    1. Nádia — Aqui está o perfil do nosso amigo cucaracha. Fugiu do Brasil por causa dos fracassos per antes na carreira. Entrou como ilegal nos Estados Unidos. Arrumou um amante na Califórnia e montou uma cada de massagem. Desde então sobrevive com as gorjetas que ganha dos clientes. Como ele é frustrado e mal amado, vem para cá defender o Bozo e sua gang. Pensa que é americano, mas no fundo é só mais um cucaracha metido a besta esperando ser encontrado pela KKK.

    2. Nossa.. q nível.. Você conhece a trajetória jornalística dos líderes deste veículo?? Acompanhou a carreira deles? O q vc chama de crusoé.. não é uma coisa, um amontoado de papel com letrinhas ou espaço lógico preenchido com bytes.. é o resultado da junção de profissionais inteligentes e honrados.. Pfavor, sr Alberto, vá comentar em algum dos locais "jornalísticos" citados no texto.. seu comentário ficará mto bem por lá.

    3. É o que chamo de um corpo sem futuro. Um nativo da ilha.

    4. Huuum..encontrei de novo minha Cucaracha favorita. Ela não muda..continua uma cucaracha resmungona. O que foi lindinha? Teus clientes não estão te dando mais gorjeta! É isso? Gente, vamos ajudar a nossa cucarachinha de estimação, tá?

  6. Kkkkkkkkkkkkk. Este é o bozismo hardcore. Não faz nada que presta e por isso precisa despejar muita grana para conseguir elogios da imprensa marrom e dos blogueiros chapa-branca, kkkkkkk. Como o bozismo é medíocre e corrupto!

Mais notícias
Assine agora
TOPO