Agência Brasil

Cinco investigações são abertas para apurar suspeitas no governo Ibaneis

07.03.21 10:52

O Ministério Público de Contas do Distrito Federal abriu cinco frentes de investigação sobre o governo Ibaneis Rocha, do MDB, a partir de uma reportagem publicada por Crusoé. Três áreas da Procuradoria vão se debruçar sobre indícios de irregularidades envolvendo os negócios que o emedebista e amigos dele fizeram junto ao governo. As investigações foram abertas com base em representação do deputado distrital Leandro Grass, da Rede, que integra a oposição ao governo na Câmara Legislativa do DF. Um pedido de impeachment também foi protocolado na casa com base na reportagem.

Duas investigações foram abertas para apurar a suposta influência do advogado Caio Rocha, filho do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Cesar Asfor Rocha, junto ao governo de Ibaneis. Na reportagem, Crusoé revelou um empréstimo de 6 milhões de reais feito pela banca de advocacia de Caio ao escritório pessoal de Ibaneis. O advogado tem representado os interesses de uma empresa de alimentação junto ao governo e conseguiu a liberação de 8 milhões de reais, no ano passado, quebrando a ordem de pagamentos dos fornecedores. O MP de Contas também vai investigar os pagamentos da empresa de saneamento do DF, a Caesb, a empresas representadas pelo advogado pessoal de Ibaneis, Cléber Lopes de Oliveira.

Outro procedimento foi aberto para investigar se o BRB, o banco estatal de Brasília, patrocinou leilões de gado promovidos pelo governador. Crusoé mostrou que, durante um desses eventos, o banco foi apresentado como patrocinador — o BRB nega ter contribuído financeiramente com o evento. Em mais uma frente, os procuradores vão apurar por que o filho do segundo maior doador de campanha de Ibaneis foi nomeado para presidir a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, órgão que gere um orçamento de 117 milhões de reais somente neste ano.

Nesta sexta-feira, 5, um grupo de advogados protocolou na Câmara Legislativa um pedido de impeachment do governador em razão do que chamaram de “crimes de responsabilidade” apontados na reportagem. O pedido será avaliado pelo presidente da casa, Rafael Prudente, do MDB, que mora em um tríplex de 850 metros quadrados de propriedade do governador. A Crusoé, ele disse pagar aluguel a “preço de mercado”. Os autores do pedido de impeachment são ligados à Rede.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não existe hoje, justiça focada na punição dos corruptos nacionais, que são muitos, e que agem sem qualquer medo! Até quando? A corrupção mata, tanto quanto o vírus, mas de forma silenciosa!

  2. Nossos homens do poder são todos doentes. Eles são acumuladores compulsivos de dinheiro e poder, vítimas de uma cobiça ilimitada. "Ñ existe mérito algum em se ganhar dinheiro, se tudo que se quer, é ganhar dinheiro". Essa frase do filme Cidadão Kane, levada a sério pelo empresário Elie Horn, que me inspira c/ o seu exemplo, retrata bem, q o dinheiro tem sempre que ter, um propósito que transcenda o indivíduo. Enquanto esses seres desprezíveis acumulam, Horn santificou o seu dinheiro pela doação.

    1. Jose,quando você diz "os brasileiros são "isso mostra o quanto você é egocentrico,devias dizer "os brasileiros somos", não acha?

    2. Sempre foi assim, né? O Brasileiro é bem conhecido mundialmente pela falta de inteligência na hora de votar!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO