China usa visita de Lula para cutucar EUA
O "velho amigo da China" volta a Pequim, celebra o tabloide Global Times, ligado ao Diário do Povo, veículo oficial do Partido Comunista Chinês, em artigo sobre a "altamente aguardada" visita de Lula a Xi Jinping. O jornal diz que "a visita de Lula carrega a grande expectativa de que China e Brasil, ambos países em...
O "velho amigo da China" volta a Pequim, celebra o tabloide Global Times, ligado ao Diário do Povo, veículo oficial do Partido Comunista Chinês, em artigo sobre a "altamente aguardada" visita de Lula a Xi Jinping.
O jornal diz que "a visita de Lula carrega a grande expectativa de que China e Brasil, ambos países em desenvolvimento e economias emergentes, darão início a uma nova era nas relações bilaterais e injetarão um impulso positivo no mundo". A expectativa é atribuída a "observadores" não identificados.
Além de destacar o tamanho da comitiva do petista e os acordos previstos por ocasião da viagem, o veículo que reverbera as mensagens do governo chinês desfere alguns golpes contra os Estados Unidos.
O Global Times chama atenção para a "frustração da delegação brasileira com a ajuda insuficiente dos EUA para combater o desmatamento na Amazônia" e a "falta de entusiamo" do governo de Joe Biden com a "oferta de Lula para ajudar a intermediar a paz entre a Rússia e a Ucrânia" e diz que os americanos não querem ver a "unidade dos países em desenvolvimento". Lula esteve nos EUA em fevereiro.
Segundo o jornal chinês, "analistas" alertam "para a necessidade de se manter vigilante à tentativa dos EUA de semear discórdia". "A China e o Brasil, como verdadeiros defensores do multilateralismo, esperam resolver disputas e conflitos por meio de negociações pacíficas, e sua cooperação injetará positividade na estabilidade global, disse Sun Yanfeng, do China Institutes of Contemporary International Relations", finaliza o artigo.
Não há chinês que ouse discordar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Ernesto Herbert Levy
2023-04-13 15:52:53Não existem países amigos. Existem interesses. Não dá para ter total confiança nem em Chico e muito menos em Francisco. Para mim, no caso, tanto Chico e Francisco são intercambiáveis. Vamos defender os nossos interesses, com cuidado. Como o sexo entre porcos espinho.
Juerg
2023-04-12 14:28:32Pra completar essa turma só faltam os comparsas dos iranianos, norte-coreanos, o Maduro, o Ortega e claro, o próprio Putin entre outros para assim formar a nova matriz da vanguarda da humanidade! Frente ampla pela democracia e liberdade! Faz o L ! 😂😂
Franco
2023-04-12 14:15:16Detesto o PT e Lula. NUNCA será coisa boa para o Brasil, mas os americanos também só nos boicotam. Não nos querem ver grande. BANDIDOS. Estamos entre as Cruz e a espada. Experimentamos EUA, ladrões, boicotadorrs, vamos pro outro lado, ver no que dar.
KEDMA
2023-04-12 11:52:34Sempre a desconfiança contra os EUA. Ninguém é melhor do que ninguém. 😔
Delei
2023-04-12 10:56:07Visita do Chi JimPinga.