Reprodução

China acusa EUA de duplo padrão moral em protestos

01.06.20 14:44

O jornal Global Times, do Partido Comunista Chinês, publicou nesta segunda, 1, um artigo com o título: “EUA provam resultado amargo de duplo padrão moral”.

O texto, assinado pelo editor Hu Xijin, afirma que praticamente nenhum chinês se manifestou a favor dos policiais americanos nas redes sociais. “A razão para isso é que o Congresso e o governo americano têm apoiado os protestos em Hong Kong. Alguns americanos elogiaram os manifestantes por serem corajosos. “A falsa bajulação da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, de que o caos de Hong Kong é uma ‘bela paisagem para se admirar’ é particularmente irritante e rancorosa”, diz o texto.

A China acusa os americanos de escolherem os termos para designar as manifestações a partir de um duplo padrão moral. Enquanto chamam o caos em Hong Kong de “apenas uma rebelião”, eles definem as manifestações em seu território como “atos maldosos de espancar, esmagar e saquear”.

Os chineses também estão se aproveitando da ocasião para valorizar a igualdade entre os chineses e a mão forte do estado. “Para ser sincero, as contradições sociais nos Estados Unidos e na Europa são mais pronunciadas e problemáticas do que na China. Porém, nos Estados Unidos, o governo é incapaz de realizar reformas profundas e fazer esforços para eliminar disparidades”, escreve Hu Xijin.

O editor afirma que mudanças graduais positivas estão acontecendo em Hong Kong e a ordem será restabelecida em breve, enquanto nos Estados Unidos não há solução para o impasse. “Os Estados Unidos se tornarão mais caóticos. A economia americana continuará a piorar e o sistema político vai declinar”, diz o texto.

No domingo, 31, o Global Times publicou um editorial sobre o mesmo assunto: “Os Estados Unidos são um país com severa discriminação racial, onde seus vários poderes estão criando desigualdades. Quando a economia se desenvolve bem, a sociedade tem a capacidade de mitigar divergências. Mas quando há uma grande crise, são os pobres que mais sofrem”, diz o editorial. O texto conclui com a seguinte mensagem: “Não importa o que aconteça, os Estados Unidos sempre vão achar que o sistema político deles é o melhor”.

Mais notícias
Assine agora
TOPO