Adriano Machado/Crusoé

Câmara vota hoje projeto de ajuda aos estados, diz Maia

08.04.20 15:09

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), afirmou que o plenário da casa vota nesta quarta-feira, 8, um plano emergencial de auxílio aos estados e municípios em meio à pandemia do novo coronavírus. A proposta prevê a recomposição do ICMS e do ISS pelos próximos três meses. O custo aos cofres federais será de cerca de 35 bilhões de reais, conforme o parlamentar. “Tem estado que, se não fizermos nada, em 40 dias não terá mais condição de pagar salários”, justificou. 

O projeto trata-se de uma alternativa ao Plano Mansueto, cuja avaliação ficará para o segundo semestre. “O Plano Mansueto tinha um objetivo: organizar de forma estrutural as contas públicas dos estados que passavam por dificuldades. Hoje, vivemos uma nova realidade. Todos os estados estão passando por dificuldades”, observou. 

O novo texto ainda autoriza os estados a contraírem empréstimos com a União até o limite de 8% da receita corrente líquida, a RCL. “Isso vai dar aproximadamente 50 bilhões de reais. Em momentos de outros governos, o espaço que o Tesouro abriu era na ordem de 65 bilhões de reais a 70 bilhões de reais. Então estamos abaixo desse espaço”, explicou Maia. 

De acordo com o deputado, a proposta ainda proíbe a concessão de aumentos salariais enquanto durar o decreto de calamidade pública — ou seja, até 31 de dezembro de 2020 — e suspende as dívidas dos estados.

Na avaliação de Maia, a proposição é consensual. “O parlamento ouviu a todos: governo, governadores, muitos economistas. Tenho certeza que o texto que está sendo votado é muito razoável. Tenho certeza que dentro da cabeça de muitos técnicos do próprio governo é um texto muito bom. É muito melhor que comprometer o futuro com uma votação incerta do Plano Mansueto”, avaliou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não gostaria de ser leviano, mas não posso deixar de pensar que tudo que vem do Rodrigo Maia cheira a falcatrua e tentativa de puxar o tapete do Bolsonaro. Demagogo e dissimulado é um ser nojento!

    1. Concordo plenamente contigo,tudo que vem deste sujeito e seus comparsas como alcolumbre cheira mal e tem um propósito, que é de quanto pior melhor pra retomarem a mamata!

  2. Poucos comentários..... Estaremos de olho nas votações. O congresso comandado por esses dois profissionais é um perigo constante.....

  3. Só não se desgastem muito!!! Estou preocupado com tanto trabalho. Descanse um pouco. O ano está apenas começando!! Não trabalhe tanto!!!

  4. Oportunista de ocasião, Botafogo, sonha com o passado, menospreza o presente e seus cacoetes o impedem de vislumbrar o futuro, aliás Algolúgubre.

    1. Bem assim. Parabéns pela síntese. E pelo equilíbrio imaginativo da construção tripartite. Esse "algolúgubre" está ótimo.

  5. O "Botafogo" é daqueles que faz promessas para os outros pagarem, só anda fazendo cortesia com o chapéu alheio. Para justificar o "Plano Emergencial" vejam só o que ele diz. "Tem Estado que, se não fizermos nada em 40 dias não terá mais condições de pagar salários". O Bolsonaro quando falou que a dose era excessiva, (fechamento do comércio, estradas, etc) ia matar o paciente (Estados), sofreu as maiores críticas, principalmente dos Governadores dos Estados que agora estão com o penico não mão.

  6. Esse Nhonho vai quebrar o Brasil junto com os governadores e prefeitos e coçar a culpa no PR. Já tem muito governador e prefeito fazendo contratações com dispensa de licitação, de empresas fantasmas. Era tudo que queriam ora colocar suas mãos sujas no dinheiro público.

  7. Realmente, o Maia quer continuar sendo o Botafogo de sempre, o pseudo primeiro ministro. É imprecionante como o fdp não percebe como prejudica o país. Aliás, segundo os delatores ele já deveria estar na cadeia, lugar de corrupto. Sai pra lá Satanás. Armando.

  8. Partindo desse Nhonho, politiqueiro oportunista, filho de quem é, não surpreende. Quer aparecer como bom moço, o que nunca foi. Quer arrancar recursos do Governo Federal para repassar para esses (des)governadores incompetentes e corruptos, dificultando Bolsonaro e equipe econômica de apresentarem bons resultados. É um bom filho do pai dele, outro corrupto. Sua hora vai chegar Botafogo...

  9. O que é preciso observar com muito cuidado é o comportamento administrativo/financeiro, principalmente dos estados em situação falimentar, bem assim como, a todos que receberem este benefício. Não se deve admitir falcatruas costumeiras, razão pela qual, todos estamos sofrendo suas consequências.

  10. É parece q a maioria dos estados está TDS quebrados.Pq? Porque os ladrões atuam tão bem nos cofres públicos estaduais sugando até o último centavo, q qdo acontece uma dificuldade igual essa calamidade publica, os governadores se desesperam pois não tem dinheiro nem pra pagar os salários dos funcionários.

    1. concordo com você, mas os dias dele já estão contados

Mais notícias
Assine agora
TOPO