Agência Brasil

Câmara estreia votação virtual na quarta-feira

24.03.20 09:21

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), avisou aos líderes partidários que a primeira votação remota acontecerá nesta quarta-feira, 25.

A pauta, porém, ainda não está definida. A ideia é que os líderes discutam os projetos a serem votados em reuniões ao longo desta terça-feira, 24.

Já o Senado parte para a segunda votação virtual hoje. A pauta será a medida provisória 899/2019, que estimula renegociação de dívidas com a União.

Diferente da primeira votação, quando os senadores foram chamados um a um, o voto agora será coletado online, mediante verificação em duas etapas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isto tb confere ao CONGRESSO uma MAIOR AGILIDADE e FLEXIBILIDADE para VOTAR MATÉRIAS CONSENSUAIS, mas que surgiram em FUNÇÃO de alguma EMERGÊNCIA e/ou EVENTO INESPERADO, além claro, de ser um AVISO para os DEMAIS CIDADÃOS: se até o CONGRESSO está se CURVANDO à TECNOLOGIA, como pode o RESTANTE DA SOCIEDADE ignorar esta REALIDADE INEXORÁVEL.

  2. Em essência, um SISTEMA VIRTUAL poderia trazer MAIOR EFICIÊNCIA e ACELERAR o FLUXO DE TRABALHO do CONGRESSO, com as MATÉRIAS MENOS PRIORITÁRIAS e RELEVANTES sendo "JOGADAS" para SESSÕES VIRTUAIS. Em tese isto deveria permitir ao CONGRESSO RACIONALIZAR o PROCESSO LEGISLATIVO e GANHAR um TEMPO que não existia antes, pois se às SEGUNDAS, SEXTAS e FINAIS DE SEMANA não houver ninguém em Brasília, como é possível que haja VOTAÇÕES. Ou seja, há um GANHO DE PRODUTIVIDADE.

  3. Mas poderiam ser estabelecidos DISPOSITIVOS para que LÍDERES PARTIDÁRIOS em nome das BANCADAS pedissem ADIAMENTO ou SUSPENSÃO de DETERMINADA VOTAÇÃO para um MELHOR ANÁLISE ou OBSTRUÇÃO PURA e SIMPLES. Poderia haver tb um PROCESSO DE FILTRAGEM em que os PARTIDOS poderiam MANIFESTAR OBJEÇÃO quanto à ANÁLISE VIRTUAL de DETERMINADAS MATÉRIAS, uma ESPÉCIE DE QUÓRUM VIRTUAL, se a SOMA DAS BANCADAS que se OPÕEM não atingir o "QUÓRUM", a MATÉRIA deveria ir para o PLENÁRIO.

  4. Como não se pode duvidar da OUSADIA e da ESTUPIDEZ HUMANA, as MATÉRIAS poderiam ser CLASSIFICADAS de acordo com o GRAU DE IMPORTÂNCIA e as MAIS DELICADAS não poderiam ser votadas via SESSÃO VIRTUAL. Mas considerando que toda SENHA deveria ser PESSOAL e INTRANSFERÍVEL, um PARLAMENTAR que fornecesse sua SENHA para TERCEIROS deveria estar SUJEITO à CASSAÇÃO. Há tb a QUESTÃO do MECANISMO DA OBSTRUÇÃO, que perderia FORÇA com a IMPLANTAÇÃO de um SISTEMA VIRTUAL.

  5. No PLENÁRIO as SESSÕES precisam ATINGIR um determinado QUÓRUM, com a SESSÃO VIRTUAL isto teoricamente poderia ser DISPENSADO, pois uma VOTAÇÃO poderia ter um PRAZO para ser CONCLUÍDA e todo PARLAMENTAR poderia ter um PAINEL informando quais as VOTAÇÕES estão PENDENTES e quando o PRAZO para VOTAÇÃO EXPIRA. Em tese, até um PARLAMENTAR ACAMADO poderia VOTAR. Poderia haver tb SITUAÇÕES ATÍPICAS, como TERCEIROS votando pelo PARLAMENTAR, apesar de isto ser realmente uma GRANDE ESTUPIDEZ.

  6. O CONGRESSO sempre APANHOU por só TRABALHAR de TERÇA à QUINTA, agora há desculpa para não trabalharem até no FIM DE SEMANA? Se a PAUTA for ORGANIZADA para que os ITENS MAIS ESPINHOSOS e SENSÍVEIS seja DISCUTIDOS e VOTADOS de TERÇA à QUINTA, temas MENOS POLÊMICOS e MENOS COMPLEXO não poderia ser deixados para os OUTROS DIAS? A TECNOLOGIA não pode a partir de agora ser uma ALIADA no EXERCÍCIO do MANDATO LEGISLATIVO? Inclusive, não poderia haver uma "ESTEIRA" LEGISLATIVA?

  7. A votação virtual é o primeiro passo para extinguir-se essa danosa “representação popular”, pois cada cidadão poderá (quem sabe a nível distrital) votar por si mesmo, através de computadores adicionados em cada bairro, e sem obrigatoriedade de voto. Voltaremos à genuína democracia , através da ÁGORA.

  8. 🇧🇷 A canalha os Vermes dos deputados federais quando vão nos devolver o três bilhões e setecentos milhões do fundo partidário e eleitoral para ser utilizado na saúde onde brasileiros estão morrendo?

  9. Realmente, a foto do Botafogo insinua competência e preocupação. Enquanto que as fotos de Bolsonaro e seus ministros sã o pejorativas e em tom de ironia. Até quando serão tão vis?

  10. O Congresso está parado. Se continuar assim vai reforçar a ideia de que pode e deve ser fechado de vez. Numa crise dessas e o Nhonho só sabe criticar o Governo, que trabalha sem interrupções.

  11. IGOR, (PETISTA e LULISTA), poupe os assinantes de reportagens do BOTAFOGO, essa foto já vimos inúmeras vezes, pelo jeito ele está falando com o LULA, fazendo algum acordo!!!!

  12. Para que tudo isso? O Olavinho disse que não há pandemia. Para ele tudo não passa de ficção, de invenção da imprensa. Vamos lá bozistas, vocês não seguirão o ídolo de vocês?

  13. O governo tendo que trocar os 4 pneus com o carro andando, e, grande parte da mídia, formada nas universidades aparelhadas pela esquerda; congressistas corruptos que perderam a indicação de cargos no toma lá dá cá; governadores que se elegeram surfando na “onda Bolsonaro” e comentaristas cujos candidatos foram derrotados em 2018, por INCOMPETÊNCIA, apesar de gastarem FORTUNAS e conseguirem 1%, 2 % de votos, todos MAUS PERDEDORES e que torcem DESCARADAMENTE pelo QUANTO PIOR MELHOR.

    1. Com certeza a pauta terá a definição sobre a segunda instância. Eles estão loucos para aprová-la.

Mais notícias
Assine agora
TOPO