Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Câmara aprova a quarentena eleitoral

15.09.21 21:27

A Câmara aprovou por 273 votos a 211 a chamada quarentena eleitoral. A medida, uma emenda aglutinativa ao texto-base do novo Código Eleitoral, só valerá para 2026 e, com isso, não afetará uma eventual candidatura de Sergio Moro nas próximas eleições. O juiz da Lava Jato deixou a magistratura em 2018.

Pela emenda, se tornam inelegíveis, nas eleições presidenciais, estaduais e municipais, os juízes, membros do Ministério Público, guardas municipais, das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal, e das Polícias Civis que não tenham se afastado definitivamente de seus cargos e funções até quatro anos anteriores ao pleito.

No último dia 8, a Câmara havia aprovado por 378 votos a 80 o texto-base do novo Código Eleitoral. Os deputados votam agora os destaques, que modificam o texto relatado pela deputada Margarete Coelho. Para poder valer nas próximas eleições, é necessário que o novo Código Eleitoral seja aprovado pelo Senado até o final de setembro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não é necessária quarentena para bandidos mas apenas para os cumpridores da lei. Essa serve como luva para o atual Congresso,como sempre, legislando em causa própria. Parece que o Brasil não tem, mesmo, jeito!!

  2. É de uma inconstitucionalidade gritante. Desde quando o sujeito pertencer a uma determinada carreira pode representar a cassação de seus direitos políticos? Além disso, o argumento utilizado é pífio. Se for para valer, servidor público nenhum poderia se candidatar. Agora se o cara pediu demissão, não há o que se falar em inexigibilidade, a não ser que o Estado compense pagando os salários por 4 anos.

  3. Um ABSURDO !!!!! Tem que ser derrubada pelo Senado ou pelo STF por ser inconstitucional. É um tipo de preconceito contra importantes profissionais Brasileiros. A atual Câmara dos Deputados do Brasil passa o sentimento de que é formada na sua maioria por bandidos, pois só aprova matérias (a toque de caixa) que beneficiam corruptos. Lamentável !!!!

    1. Concordo plenamente... nao consigo ver fundamento para isso... deveria haver, então, proibição para reeleição de todo e qualquer presidente, senador ou deputado.

    1. O que importa para o eleitor não é a quarentena, mas a ficha limpa do candidato.

  4. No frigir dos ovos seremos governados por corruptos, ladrões e oportunistas com raríssimas exceções. Os verdadeiros heróis do Brasil são os componentes da extinta lava jato, estão alijados do pleito eleitoral com a canetada de políticos ineptos patrimonialistas.

    1. Me alio a corrente... todavia, ainda não vejo opção ao que se apresenta... que venha uma terceira via confiável.

    2. Inês e Juarez, o sentimento de vocês é idêntico ao meu e ao de milhões de Brasileiros. Fomos enganados em 2018 e hoje com o apoio do traidor Bolsonaro os corruptos estão fazendo a festa. Por eles o Sergio Moro e todos os Procuradores da Lava Jato estariam presos, pois na visão deles tiveram a "petulância" de bater de frente com o Sistema que há décadas desviam o dinheiro público.

    3. Faço suas minhas palavras . Elegí o Jair Falso Messias . Surfou e depois destruiu a lavajato via PGR ARAS. Fez o Serviço para Lula . BOZO uniu e Lula e Todos corruotos contra a Lavajato. Bozo teve uma reunião com Gilmar e Toffoli pra salvar sua Familicia Rachid. Em junho de 2020 foi selar o acordão. Foi na casa de Toffoli e deu um abração . E cochichou “ Pode LIVRAR MEU PARCEIRO LULA” Foi tipo o Abração que FHC deu no LULA , no velório da Marisa” ( dona da expressão :enfia as panelas no cú

  5. Isso me cheira a golpe, porque restringir a eleição de policiais? Se é pra ser assim deviam restringir a eleição a sindicalistas também.

  6. Infelizmente, chego à conclusão que afirmar que o " O Brasil é uma República de Bananas" é uma realidade inegável. Para um País em que (1) os principais cargos dos 3 Poderes da República são ocupados por pessoas incompetentes, corruptas e mal intecionadas e (2) o Poder Judiciário (STF) não passa de um Partido Político, não há outra classificação possível. Só nos resta ouvir um tango argentino!

    1. Verdade pura . Isso não é democracia . Vivemos a Proprinocracia . Uma vergonha . Justiça apenas para PPP. Preto , Pobre e Prostituta

    1. E vão aprovar uma nova Lei em que o Crime prescreve em 6 meses ., mesmo para casos Complexos . EM VEZ DE ORDEM E PROGRESSO : vamos mudar para: A ORDEM É ROUBAR . EU SOU O SUPREMO .

  7. Nessa emenda deveria ter sido incluído os advogados, pois eles continuam atuando mesmo com mandato parlamentar. A Praça dos Três Poderes é uma vergonha!

  8. Há várias eleições que não voto. Acredito que todos nós brasileiros sem exceção deveríamos nos abster de ir votar. A grande verdade é que não há em quem votar. Não há quem mereça estar na vida pública. Nesse país não há.

  9. E ainda tem jornaleco e jornalistas que insistem na tese de que os corruptos são minoria. Em qualquer lugar ou qualquer planeta mais não Brasil. Aqui são ampla maioria em todas as esferas de poder e também no #STF.

    1. e existe pessoas negativas que não acreditam que as coisas podem melhorar MORO 2022

  10. AGORA ENTENDO PORQUE A DECADÊNCIA DO TRAFICANTE PABLO ESCOBAR COMEÇOU QUANDO SE ELE ENVOLVEU NA POLÍTICA. REALMENTE A COSA NOSTRA ATUOU NOVAMENTE.

  11. É SIMPLES: AGORA A GENTE XISPA FORA DAS URNAS ESSES CANALHAS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES E FORMALIZA O TIRO NO PÉ QUE ELES DERAM!!!!! ESSA "amargareti coelha" SERÁ A PRIMEIRA!!!! RUA NELES!!!!!!

    1. 🇧🇷🏆🌄🌇☀️🇧🇷EXMO SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL DR.SÉRGIO FERNANDO MORO EM 2022 E 2026!!!!🇧🇷☀️🌇🌄🏆🇧🇷

  12. A politicagem não quer competição. Um absurdo. No máximo deveria se uns 60 dias para qualquer servidor público, independente da função.

  13. BANDIDOS TENTANDO A QUALQUER CUSTO TIRAR DO PÁREO AQUELE QUE SERÁ O ALGOZ DE MUITOS CANALHAS. MORO PRESIDENTE E EX INTEGRANTES DA LAVA PARA O CONGRESSO NACIONAL ESSA É A SAÍDA. O BRASIL É MAIOR QUE ESTA ORCRIM QUE HOJE ESTÁ NO PODER E A PERSEVERANÇA DO NOSSO POVO FARÁ A DIFERENÇA. TEMOS A RESILIÊNCIA NECESSÁRIA PARA VIRAR ESSE JOGO E BUSCAR DIAS MELHORES PARA A NOSSA SOCIEDADE! FORÇA E HONRA A TODOS OS HOMENS E MULHERES DE BOA FÉ E CADEIA AOS ADORADORES DE BANDIDOS! UMA SÓ JUSTIÇA SOB A LEI 🚔⚔☠

    1. OBRIGADO PELO TEXTO HORRÍVEL. VINDO DE VOCÊS GADO SEI QUE É UM ELOGIO MAS DE TODA SORTE NÃO VOU LHE RESPONDER COMO DEVERIA POIS NÃO TEMOS TEMPO A PERDER COM VOCÊS. VAI PROCURAR A TUA TURMA E NÃO ENTRE EM COMENTÁRIO ALHEIO.😆😆

    2. Menezes seu texto esta horrível mas a ideia é maravilhosa. Moro 2022

    3. Horrível texto em caixa alta. Usa-se para destaque de títulos ou alguns trechos que se quer destacar. Se quiser seus textos lidos, mude esta forma de apresentar seu texto.

  14. Agarrados ao osso, às prerrogativas e às benesses dos cargos obtidos nas urnas, alguns parlamentares têm consciência de sua própria desqualificação para se reeleger e partem para aniquilar eventuais candidatos melhor preparados que lhes retirariam os mandatos…

  15. nossos deputados são insuperáveis! A cada eleição eles conseguem piorar nossas vidas no país! Sustentamos esta gente às custas o do nosso trabalho e não temos direito à nenhuma perspectiva!!!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO