Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro ignora recado de Fux e volta a atacar ministros que integram TSE

02.08.21 17:15

Jair Bolsonaro (foto) ignorou o recado público do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e voltou a atacar ministros do Tribunal Superior Eleitoral. Repetindo uma teoria conspiratória, o chefe do Planalto sugeriu que os magistrados resistem à adoção do mecanismo adicional de voto impresso para favorecer Luiz Inácio Lula da Silva, que deve concorrer à Presidência em 2022.

O presidente da República, mais uma vez, levantou suspeitas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas, mesmo sem provas de fraudes nas eleições, e, sem especificar a quem se referia, declarou que “querem chegar ao poder usando as armas da democracia para açoitá-la“.

“‘Tem gente que fala ‘ah, [a urna eletrônica] é confiável, é impenetrável’. Queremos uma farsa no ano que vem ou uma eleição marcada por suspeição? ‘Ah, quem perder entra na Justiça’. Quem vai analisar o recurso em última instância? Exatamente os que tiraram o cara da cadeia, exatamente os que o tornaram elegível, exatamente os que contaram os votos. Vou recorrer para eles?”, emendou.

Bolsonaro discursou durante a solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica “Água nas Escolas“, minutos depois de Luiz Fux afirmar que “a harmonia e a independência dos poderes não implicam em impunidade de atos que exorbitem o necessário respeito às instituições“.

O chefe do Planalto declarou que o país corre o risco de se igualar à Venezuela.  “Nós temos que ter eleições limpas, eleições democráticas, que possam ser auditadas. Alguém tem dúvida que outros países têm interesse no Brasil? Nessa grande fazenda? Como alguns governadores se comportam ao tratar de outro poderoso país como vassalos, como capachos. Se um desses ocupar o Planalto central um dia, o que faz no seu estado, vai fazer no Brasil. Todos vocês, todos nós vamos pagar essa conta“, disparou Bolsonaro.

“‘Ah, tem que ter cautela, cuidado com as palavras’. O inimigo está aí, o risco está aí. Ninguém quer que nossas esposas, noras, filhas passem a situação que as mulheres da Venezuela atravessam“, declarou, apostando que a Argentina, comandada pelo esquerdista Alberto Fernández, segue pelo mesmo caminho.

O presidente alegou que “se nós não abrirmos os olhos, a bola da vez, brevemente, seremos nós”. “Porque um não quer eleições democráticas, voto democrático, nós temos que abaixar a cabeça? Estão com medo de quê? Qual o poder do presidente do TSE para entrar no parlamento e, rapidamente, fazer a cabeça de várias lideranças partidárias? Para trocar integrante de comissão, para não ter o voto impresso“, indagou.

Bolsonaro encerrou o pronunciamento dizendo que “nada está tão ruim que não possa piorar“. “Se nós nos calarmos, nos curvarmos ao politicamente correto e acharmos que as velhas práticas podem voltar para atender os mesmos que querem a volta da corrupção e da impunidade, nós todos sucumbiremos”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Bolsonaro nada prova contra o voto eletrônico. Quer o voto impresso justamente para possibilitar a prática de fraude, juntado aos seus aliados suspeitos.

  2. O PR preguiçoso diz que o Judiciário está "invadindo" as competências de outro poder e este vagabundo está fazendo o que? Bolsonaro está cada vez mais acuado, mais errático e cada vez mais flagrante a sua falta de credibilidade. É um moleque com mais de 60 anos que brinca com coisa séria e vai colher o que plantou.

  3. DOU MEU APOIO TOTAL AO PRESIDENTE BOLSONARO. QUEM NÃO QUER TRANSPARENCIA, ESTÁ QUERENDO FRAUDE NA APURAÇÃO. OU PIOR, QUER O NOVE DEDOS DE VOLTA. SÓ QUE NÃO VAI ATINGIR SÓ O PRESIDENTE, ISSO VAI PEGAR EM DEPUTADOS, GOVERNADORES E SENADORES TAMBÉM. EU ACHO QUE TODOS DEVERIAM SE PREOCUPAR.

  4. O presidente eleito pelo povo tem que calcular as palavras .O STF ignora e ofende a Constituição !Isso pode ! Sentem -se deuses ! Hipócrita esse STF.

  5. Qual o problema de fazer voto impresso também. Se há uma dúvida, que seja feito ambos os sistemas. Pronto! Acaba de sair uma fábula para o financiamento público de campanha, mas é muito caro voto impresso? Não faz sentido. É um debate estéril. Faz os dois jeito e pronto!

  6. Caro JB22 o povo está com vc, basta ver como foi o dia 1/08. (Sem comentários). Agora no dia 7 de Setembro será a maior concentração já visto. A esquerda vai cair na Real. O Povo do bem que é a maioria absoluta quer VOTO IMPRESSO E AUDITÁVEL COM CONTAGEM PÚBLICA.

    1. Esses bolsonaristas são tão nojentos e idiotas que acreditam que em setembro vão encher as ruas. Se apossaram da bandeira brasileira e da camisa da seleção. Agora não podemos vestir a camisa que representa o futebol para não ser confundidos com os bozobostasfãs. Camisa da seleção e a bandeira do Brasil estão sujas.

    2. Oh, coitado. Todo mundo quer???!!O gado do cercadinho do apedeuta Genocida e os robôs do Planalto, com identidade e livre acesso , não é nem 1/4 desse mundo, o resto é o TPA do FAMILICIA BolsoNero.

    3. Nao fuma essa coisa - te deixa desnorteado e a longo prazo tambem [email protected]!... Ultra-direita e ultra-esquerda e puro lixo humano e politico. Sem futuro. E tem mais uma: 'o povo do bem' nao tem nada a ver com esses ultras de [email protected] Nada. Tas confundindo muito coisa....

  7. O Brasil é uma galinha dos ovos de ouro, será que é só o Presidente Bolsonaro que sente o perigo externo rondando nosso país? Não votei nele mas sinto que ele está certo.

  8. Ele é o próprio Maduro, admirador confesso do Chávez. Inacreditável, como seus devotos não veem que, ele sim, idealiza sua Venezuela para o Brasil.

  9. O STF tem algo escondido ! No mínimo foram até o congresso fazer barganhas ! Vamos verificar a vida pregressa das pessoas que estão agora nessa tal comissão !!! Eles colocaram na atual CPI nada mais e nada menos que Renan e AZIZ . Dessa forma quem manda é o STF, porque aí dos caras se não fizerem o que eles querem. Estranhamente essas questões precisam de atenção. E saberemos ainda essa semana, não podemos aceitar essas coisas. Algo muito sério está acontecendo !

  10. Podem espernear, ele vai continuar sendo presidente e botando ordem no país até 2026. Acabou a teta. Mudem para a Argentina ou Cuba.

  11. Bolsonaro e Braga Neto discursaram mas quem deu o primeiro golpe em nossa novel democracia, foi o STF ao qual incumbia preservá-la, anulando com a canetada de um só dos seus, 07 anos de combate à corrupção ao arrepio dos mais comezinhos princípios do Direito Processual Penal Pátrio e da Jurisprudência Universal da Common Law e do sistema Romano-Germânico, que não autorizam desconsiderar a existência de um crime por causa da incúria da conversa entre Juiz e Promotor. Daí o voto impresso. Namastê!

    1. Pior, que é um demente que convence outros como ele, totalmente manipuláveis. Ninguém pediu voto impresso em décadas, e agora que o elemento pressiona por isso, se deixam convencer de que é bom. Zumbis é pouco.

  12. Ele só pode estar doente e o pior e que está contaminando o Brasil todo. Moraes precisamos mais agilidade nós processos abertos contra o PR

  13. Alberto (Belém-Pa). Um discurso sem pé e nem cabeça Esse sujeito é tóxico, deletério. É um martírio ter que aturar esse mentecapto até dezembro de 2022. Sem dúvida é um dos piores presidentes da história recente do Brasil. Jair Bolsonaro é um bravateiro inconsequente, um radical de direita populista cujo principal objetivo é continuar na presidência até 2026. Urge os brasileiros que não idolatram político populista dar um basta nas diatribes de Bolsonaro rejeitando-o nas eleições de 2022.

    1. Alberto, embora tenha votado nesse incompetente já estou fazendo campanha contra ele para 2022. Devia ser impedido, não merece ser presidente de um país democrático, pois passou o mandato todo tensionando as Instituições, é um desagregador nato.

  14. Bolsonaro quer desviar a atenção da CPI da Covid onde está atolado ate o pescoço ! Provas de genocidio não faltam !! Voto impresso e só para isto que serve !

  15. Falácias cercam o tema.O voto no Brasil é democrático, pois não discrimina, como já ocorreu,analfabetos,escravos,elites,etc;é democrático por ser secreto, livre e nacional.A questão gira em torno da auditagem e transparência do processo de transferência e totalização dos votos feitos na urna eletrônica.Com uma população de milhões de eleitores em mais de 5500 municípios,existe a necessidade de uma auditoria independente do processo eleitoral.É simples e custa menos que a celeuma.

  16. Bozo fazendo a única coisa que pode fazer: zurrar! Zurra Bozo! Zurra! As tuas récuas estarão sempre do teu lado pastando e zurrando.

    1. E não é de hoje. Desde a década de 80. A única coisa que sabe fazer muito bem,zurrar, zurrar, fingir que é honesto, contra a corrupção, e que entende de medicina, vírus e pandemia, tudo para exercer com maestria as Rachadinhas da FAMILICIA BolsoNero, mascarado de família exemplar e de cristão batizado no Rio Jordão.

  17. É nisso que dá o comportamento torto desses ministros que rasgam a legislação; ficam sem credibilidade. E aí o outro se aproveita desse calcanhar de aquiles do supremo. Esse supremo é um vexame só. Bem feito!

  18. espero que só os convertidos(não gosto de chamá-los de gado) continuem a apoiar esse crápu.la incompetente e burro. Com esses 15 ou 17%, ele não chega no segundo turno se candidatar.

  19. O PT agonizava com o processo de impeachment da Dilm e os mortadelas nas ruas, em algumas instituições públicas e no Congresso vomitavam que aquilo tudo era “gopi”. A maioria do povo brasileiro engajada ou não na política percebia que o desespero tomava conta da petezada porque sabiam das limitações de seus heróis. 32 meses depois do Jair assumir o Planalto, ele berra ao STF e ao BR que quer estragar a jovem democracia brasileira com mentiras e ameaças se não for reeleito. O berrante do fim.

    1. O povo brasileiro merece coisa melhor que Lula e Bolsonaro.Quanto ao medo de um golpe, isso tem que ser descartado. Os militares não tem como, com suas atuais tropas, de manter nosso povo sob domínio. Quem governa é o povo. Prefiro morrer a viver numa ditadura.

  20. Bolsonaro vai perder com voto impresso ou sem voto impresso . O que está acontecendo é uma guerrinha inaceitável dos 2 poderes para mostrar quem manda ! Fato é se o presidente levantou suspeita e parte da população mesmo que pequena quer o voto impresso. Faz o voto impresso e vamos poupar vítimas no pós eleição imediato. Nós EUA invadiram o Capitólio e morreram 5 … imagine aqui no 🇧🇷. STF x Bolsonaro aliado congresso que quer fundo eleitoral = irresponsabilidade solução : MORO 2022

  21. A eleição desse crápula nos remete a falência do nosso sistema educacional. A ignorância da maioria levou nosso país a essa triste figura. Agora o que resta e tentarmos consertar nas próximas eleições.

    1. Discordo.A destruição da Educação se deu com a anistia e o aparelhamento de esquerda com suas agendas das escolas e sindicatos de professores. Não se quer um povo autônomo e pensante por si. Esta é a triste constatação do dia-a-dia das escolas fundametais e médias.Este aparelhamento tem criado analfabetos funcionais diplomados por uma política de progressão irreal às suas reais competências e habilidades.Isto é o que precisa ser mudado. Com Bolsonaro, não foi também.

  22. O que o Bozobosta está apavorado é que a entrevista dele no Ratinho foi pior Audiência, multidão que ele achava que ia juntar nas cidades no domingo, foram Mico, o bozo pode ser tudo , mas ele sabe que a Ptzada tbm achava que estava por cima e caiu do cavalo !!!! Olhas os conselheiros do bozo : Onix,zambelli, bananinha, carluxo, Bia, bibi estes querem reeleição pastam tudo !!!! Centrão , bezerra, Flávio (rep.a família)os políticos recolhem a grana kkkkkkk

  23. Além de todos os 'predicados' que já conhecemos, é um covarde e mentiroso consumado - mas tbm já sabíamos. Está na hora de voltar a pressão ao Lira, porque o Aras já se mostrou ser igual ao elemento.

  24. Esse e meu presidente! Perfeito! Será q tem q ser mais claro! Não e possível q continuem querendo enganar o povo ! A cruzuecapital deveria ter vergonha na cara. É informar adequadamente as pessoas. Bolso.22. Fecha logo essa porra: globo,ctf e está revistinha!

  25. Por que o Machão não dá esporro no Lira(falou que não passa o voto impresso na câmara), e no Ciro Nojeira que a robozada bolsonarista invadiu o Twitter dele e pediu para apoiar o voto impresso, Resposta?????A Câmara Decide!!!! Bozobosta leva os gados até gritarem com o Alvo Errado !!!! A Vida de Gado não tá Fácil !!!!

  26. Alguém precisa avisar ao bolsonaro, que ele já pode parar a campanha e começar a governar o país, pois ele venceu a eleição, e com a urna eletrônica!

  27. O agitador irresponsável e inconsequente comete crime ao se manifestar dessa forma contra a democracia e os poderes constituídos. Lugar de criminoso é na cadeia! Chega! Basta! Fora! Impeachment JÁ!

  28. Nosso BRASIL está perdido, um presidente vassalo, corrupto, ladrão iniciado nas rachadinhas que chegou ao cargo máximo e agora amontoado com os ladrões de sempre querendo se perpetuar no poder alegando fraude. Já sentiu que não vai se eleger pelo voto está buscando de todas as formas escapar da cadeia assim que deixar a presidência. Vamos resolver esse impasse agora, impeachment já!

  29. Esse ju men to só pensa naquilo!! Que canceira!! 2018 teve fraude?? E o Hadad ainda não foi questionar? Assim como JB acha que não venceu no 1o.turno porque teve fraude, então o Poste do Lula poderia pensar que não venceu no 2o. Turno porque tece fraude.

  30. Só haverá transparência nas eleições, quando houver controle externo e a Administração Eleitoral implantar o Princípio da Segregação de Funções recomendado pela norma ISO 27001 de segurança da informação, pelo Tribunal de Contas da União. Veja detalhes no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=IQQsv4dspBU

    1. 3-...Bolsonaro procura criar desconfiança no nosso processo. Se nos EUA o processo fosse o do Brasil, e no Brasil, o processo eleitoral fosse dos EUA, esses dois aspirantes a ditadores, Trump e Bolsonaro, teriam as mesmas atitudes. O que está por trás disso tudo, são líderes antidemocráticos.

    2. 2- Essa questão da segregação das funções já ocorre. Podemos buscar melhorias no nosso processo? Podemos. Mas vamos colocar às cartas na mesa. Nosso atual processo é mellhor ou pior que o processo anterior? Infinitamente melhor, pois contempla a seguranca do OFF com a eficiência e rapidez do ON. Voto auditável é uma grande besteira, pois a sua operacionalização vai ser complexa e duvidosa, o que o Bozo visa. Termino o meu raciocínio colocando que o Trump colocou em dúvida o processo nos EUA...

    3. 1- Carlos Rocha, como você bem sabe, a urnas eletrônicas proporcionam integridade e confiança para a imensa maioria dos brasileiros. Em 2014 com a reeleição da Dilma, ocorreu uma indignação, levantando dúvidas no nosso sistema. Nada foi achado no sentido de comprometer a integridade do processo. Estamos em 2021 em plena pandemia, com uma governo alvejado por uma CPI, que explicitou para o Brasil, os crimes cometidos pelo Bolsonaro. Então ele busca gerar desconfiança no nosso processo eleitoral.

  31. Foi só aparecer (do nada?) meia dúzia de manés pra "apoiar" essa besteirada de voto impresso (será que será a laser ou jato de tinta?), que o minto já ficou todo serelepe e saltitante, despejando perdigotos a lote sobre o Bananão...

  32. Excelente resposta à falácia dos Presidentes do STF e do TSE. Quem tem medo da auditagem são os Deuses da Justiça Brasileira.

    1. ardo, sugiro que o bozo desista da reeleição, aí qualquer um derrota o lula.

    2. Eita gado....quem tem medo, inclusive de não ir ao segundo turno, é ele, o genocida, psicopata, rachadinha, mentiroso, burro, ignorante, truculento mas, acima de tudo, cagão, covarde.

    3. Ele quer palco, o supero tem que dar o basta para esse moço deixar de dar show

    4. Falácia é do bolsonaro, que até hoje não conseguiu apresentar uma única prova de fraude com a urna eletrônica. A questão não é a auditagem, que é possível com a urna eletrônica. O que o bolsonaro quer é a manipulação e os votos de cabresto que o voto impresso possibilita.

    5. Bolsonaro sabe que perderá em 2022, não tem um discurso nem planos, não tem coragem para o debate, gosta de fazer confusão,’isso é coisa dos incompetentes. Tchau Bolsonaro, ninguém te suporta mais.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO