Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro diz que espera parecer jurídico para vetar fundão e critica deputado

19.12.19 20:22

O presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou na live desta quinta-feira, 19, que ainda espera um parecer jurídico de sua equipe para decidir se veta o fundo eleitoral de 2 bilhões de reais aprovado pelo Congresso Nacional, a partir de uma proposta enviada pelo próprio governo.

Bolsonaro afirmou que a previsão foi incluída no Orçamento por determinação do Tribunal Superior Eleitoral, e criticou repetidamente o deputado Samuel Moreira, do PSDB de São Paulo, a quem acusou de mentir em um vídeo onde dizia que o presidente foi autor da proposta. Segundo Bolsonaro, Moreira já votou para que o valor do fundo eleitoral deixasse de corresponder a 30% das emendas de bancada e passasse a ter como referência 100% das emendas.

“Isso é completamente incoerente”, afirmou, ao criticar o deputado, que foi relator da reforma da Previdência na Câmara. “Tá me atacando por quê? para defender seu patrão em São Paulo? Com mentira não dá, tá fazendo o caminho do PT”, declarou.

Bolsonaro avisou que, se vetar o fundo, pode ser acusado de crime de responsabilidade, se o Congresso entender que a medida atenta contra o exercício de direitos políticos, como está previsto no artigo 85 da Constituição. “Estou esperando um parecer jurídico, mas a tendência é vetar”, declarou o presidente. “Se vocês querem que abram um processo de impeachment, tudo bem”, disse, dirigindo-se aos espectadores da transmissão ao vivo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que é isso, PR @jairbolsonaro? O senhor participou desse acordão imoral com Rodrigo Maia? Não tenha medo das ameaças de impeachment, pois o povo que lhe elegeu irá para as ruas defendê-lo. Mas esses mesmos eleitores pedem que o seu veto total ao vergonhoso #FundaoEleitoral de Rodrigo Maia.

  2. Pessoal, tomem cuidado com esta via de mão única. Muito perigoso olhar somente um lado da questão. O "mito", "capitão, "bozo", ou seja lá como vocês o chamem, tá jogando o jogo dele. Analisem os dois lados da moeda. A política não é uma via de mão única, pelo contrário, tem milhares de mãos...

  3. Se o presidente vetar mesmo o fundo eleitoral, vai precisar de muito apoio da população, porque vai haver muita represália por parte da classe política.

    1. Represália que inviabiliza o propósito do governo, de modernizar o país é acabar com a corrupção sistêmica . Ele está tendo muito "saco"em não fechar essas pocilgas que são o congresso e o stf... tudo em nome da credibilidade internacional, da qual os partidecos usam para defenestrar o governo mais correto desde 1985...

Mais notícias
Assine agora
TOPO