Bolsonaro critica isolamento: 'Usam o vírus para te oprimir, te humilhar'
No momento mais grave da pandemia, Jair Bolsonaro (foto) fez na noite desta quinta-feira, 11, um dos mais duros discursos contra o isolamento social, medida adotada por governadores e prefeitos para frear a circulação do novo coronavírus frente ao iminente colapso do sistema de saúde. O presidente disse antever "um problema sério no Brasil", afirmou...
No momento mais grave da pandemia, Jair Bolsonaro (foto) fez na noite desta quinta-feira, 11, um dos mais duros discursos contra o isolamento social, medida adotada por governadores e prefeitos para frear a circulação do novo coronavírus frente ao iminente colapso do sistema de saúde. O presidente disse antever "um problema sério no Brasil", afirmou que o que “está em jogo” é a “liberdade” da população e conclamou apoiadores a resistir às restrições.
Bolsonaro classificou-se como "a pessoa mais importante nesse momento". "Eu tenho como garantir a nossa liberdade. Eu sou o garantidor da democracia, tendo em vista a situação que está acontecendo no Brasil. Usam o vírus pra quê? Para te oprimir, para te humilhar, para tentar quebrar a economia. E eu vejo governadores, alguns, me culpando pelo desemprego. De quem é a política do fica em casa? Feche tudo? Não é minha", disse, na tradicional live semanal.
O presidente afirmou que, em momentos difíceis, "a nação tem que se unir". "Quanto mais atiram em mim, de forma covarde por parte da sociedade, mais estão enfraquecendo quem pode resolver a situação", alegou. Bolsonaro, no entanto, não explicou de que forma poderia agir para contornar a crise sanitária.
"Como eu posso resolver a situação? Eu preciso de apoio. Se eu levantar minha caneta BIC e falar 'shazam', eu vou ser ditador. Vou ficar sozinho nessa briga? O meu Exército, que tenho falado o tempo todo, é o povo. Sempre digo que devo lealdade absoluta ao povo brasileiro. E nesse povo está toda a sociedade, inclusive o Exército fardado. A vocês, eu devo lealdade. Eu faço o que vocês quiserem, porque essa é minha missão de chefe de Estado. Desunindo, agredindo, é difícil. Vocês sabem quem está errando no Brasil -- e errando muito", pontuou.
O presidente ainda declarou ser "o chefe supremo das Forças Armadas" e afirmou que os militares "acompanham o que está acontecendo". "As críticas em cima de generais, não é o momento de fazer isso. Se um general errar, paciência, vai pagar. Se eu errar, eu pago. Se alguém da Câmara errar, pague. Se alguém do Supremo errar, um ou dois, que pague. Agora, essa crítica de esculhambar todo mundo…”, disse, sem completar a frase.
O chefe do Planalto criticou entes da federação, como Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul, de forma mais voraz. Bolsonaro voltou a chamar de "estado de sítio" o toque de recolher implementado na capital, que vale das 22 horas às 5 horas. O presidente classificou a medida como um "crime" e declarou que o governador do DF, Ibaneis Rocha, "enterrou" a Constituição.
"Isso é estado de sítio, que compete privativamente a mim decretar. E mais ainda: não posso decretá-lo. Eu preciso da autorização do Congresso. A questão é tão grave, o estado de sítio, que é a proibição de locomoção, que eu não posso decretar e o Congresso tem que assinar embaixo, tem que me autorizar. É um crime o que o governo do DF está fazendo".
Bolsonaro relatou ter alertado alguns de que "o caldo vai entornar". "Vai entornar por parte de quem? O povo com fome. A pessoa com fome perde a razão, topa tudo", disse. "Entendo que o vírus mata, entendo que devemos fazer todo o possível para evitar mortes, mas o desemprego leva à depressão, violência, brigas, caos. É isso que está acontecendo no Brasil."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sergio
2021-03-12 19:53:11ESTAMOS ENTRE A CRUZ E A ESPADA,MAS TEMOS QUE AGIR LIMPAR O STF DESSE IMPÉRIO IMPOSTO, É A BOLA DA VEZ . MUITO CUSTO PARA NADA . SOMENTE SOLTAR BANDIDOS
Pedrinho
2021-03-12 12:22:58A maior decepção na istória do do Pt. Não foi perder a eleição para presidente, mais sim perder as eleições contra Bolsonaro, o pior candidato da istória do Brasil, ( eu tive q votar nele numa tentativa de salvar o Brasil ) do jeito q o Bolsonaro está se comportando vai perder pelo Pt. consegue ser o pior dos piores.
Maria
2021-03-12 10:49:41É a maneira dele baixar o desemprego, equilibrar o INSS , diminuir a pobreza. Morto não precisa de emprego, não recebe pensar, não ....
Dulce
2021-03-12 10:07:11Quem usa o vírus para humilhar é o senhor presidente que nos deixa impotente perante a negação , a maldita obsessão a Cloriquina e o total descaso a compra de vacinas. Isso sim me deixa humilhada e aterrorizada pois meu direito constitucional a vida foi jogado às cucuias.
EDMIR
2021-03-12 09:59:11Por que no te callas?
Antônia
2021-03-12 09:39:09Eu fico pasma desse homem não ser afastado da Presidência. Do Congresso não afastar Gilmar Mendes. Da gente assistir tudo isso passivamente...
Alberto Mendes
2021-03-12 08:40:34Bolsonaro e seu Ministro da Saúde já deveriam estar presos, pois milhares de Brasileiros estão morrendo pela culpa, incompetência e negativismo dos dois. Ele não gosta de ser chamado de genocida, mas todos os dias faz ações e dá declarações contra o que seria correto no combate a Pandemia neste momento. Com certeza vai ficar gravado na história como o pior Presidente do Brasil.
Melcia P. de Andrade
2021-03-12 08:29:41"Auxílio Emergencial", Mesmo????? Esta Lambança na aprovação, este vaivém, esta miséria para os necessitado, não sai! O presidente, está defecando para a pandemia e, para a fome da população carente: o filho 01, comprou mansão de seis milhões, não é? Na família dele, tudo lindo e maravilhoso! presidente GENOCIDA, MENTIROSO, ENROLÃO, fora da realidade.
,Khann Sei
2021-03-12 08:07:16Deveria é agradecer o isolamento porque lhe favorece, não fosse por isso já estariamos às ruas em massa pelo seu impeachment.
DALVO JOSÉ ROSSI
2021-03-12 07:13:56Bolsonaro, o coveiro do povo brasileiro.