Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Diante do silêncio de Bolsonaro, autor da PEC da Segunda Instância vai se reunir com Mourão em busca de apoio

24.11.20 11:49

O deputado Alex Manente (foto), do Cidadania de São Paulo, vai se reunir com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, na tarde desta terça-feira, 24, no Palácio do Planalto. Ele é autor da PEC da Segunda Instância, que permite a execução antecipada de penas e está travada na Câmara dos Deputados. Manente pediu horário na agenda do presidente Jair Bolsonaro e de Mourão, mas só conseguiu marcar um encontro com o vice.

“Queremos entender qual esforço os integrantes do governo estão dispostos a fazer para votar a PEC da Segunda Instância. Afinal, eles defenderam essa pauta durante toda a campanha, não podem deixar a responsabilidade totalmente com o Congresso agora”, argumenta Alex Manente.

O pedido de agenda com as duas autoridades foi feito há 20 dias, mas Bolsonaro até esta terça-feira, 24, não havia respondido.

“Percebo que este novo governo não esboça nenhuma opinião sobre o tema. E, se não houver pressão da opinião pública e mobilização, a PEC não será aprovada. Queremos que os deputados ligados ao governo possam colaborar”, acrescenta o autor da proposta de emenda à Constituição.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, se comprometeu com parlamentares defensores da PEC a liberar o funcionamento da comissão especial que discute a proposta logo depois das eleições municipais.

O relator do projeto, deputado Fábio Trad, do PSD, estima que é possível votar o relatório no colegiado e submeter o tema ao plenário até meados de dezembro. Mas setores do Congresso, como parlamentares de esquerda, do Centrão e bolsonaristas, atuam nos bastidores para impedir a votação da PEC.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A "indiferença" (melhor talvez fosse dizer "terror")com que os Bolsonaro tratam esse tema - que foi a maior bandeira de suas campanhas políticas - deixa claro que "mostram sua cara" verdadeira. Como Collor, os Bolsonaro s enganaram seus eleitores com promessas vãs de justiça. Lamentável! Mas não há mal que dure para sempre' 2022 vem aí....

  2. Bolsonaro é um filho da puta, votei nele e estou tremendamente arrependida. Fingiu ser contra a corrupção só para ser eleito. Se essa PEC não entrar na pauta agora ela entrará quando o povo for pra rua. E será aprovada, com certeza.

  3. Sugiro ao Deputado ir levando aos poucos e esperar , para eventual votação, que a Pandemia tenha passado. Após isso , convocar a população pra rua e forçar a votação.

  4. Kd o presidente que diz que luta contra corrupção? Sumiu ! Não voltei em você fazer este papelão! Se continuar assim não vai se eleger nem para sindico de condominio Sr. Presidente.

    1. Sério que tu ainda esperas alguma coisa positiva do presidente? Acorda!!

  5. Se não tiver pressão não sai!! Bolsonaro, Rodrigo Maia e todos envolvidos em corrupção não querem. Então tem que ter muita pressão!!!

  6. Vamos pressionar os senhores Senadores e Deputados Federais para aprovação dessa PEC da SEGUNDA INSTÂNCIA !!! AVANTE BRASIL...

  7. Seria ingenuidade nossa esperar do Presidente qualquer passo nesse sentido. A prisão em segunda instância atinge majoritariamente a quadrilha aliada e prenunciam mais momentos para os filhotes na mira da justiça. Esperar algum movimento do Planalto é enrolação com o projeto.

  8. Alberto (Belém-Pa). Não adianta apenas pautar a PEC, tem q ter votos para aprová-lá. Como se trata de uma PEC, é preciso o voto de 3/5 da Câmara e do Senado em 2 turnos. O presidente mentecapto só tem interesse em algo q dê proteção a si e aos seus, não demonstra apoio nem à agenda econômica de Paulo Guedes. O país tem um presidente q não lidera, que não tem espírito público e que só pensa em reeleição. Não podemos perder a oportunidade de apear esse embusteiro do poder em 2022. #JairJáEra

    1. E não liga para dor de famílias e amigos de mais de 170.000 mortos e mais de 6 MILHÕES de infectados (muito deles, como eu, ainda com sequelas! #JairJáEra e #MoroPresidente!

  9. Infelizmente caímos nesse embuste, foi ganhar a eleição e o mentiroso e estelionatário eleitoral mudou de opinião, fui, fomos enganados e roubaram nossos sonhos de um país melhor e menos corrupto.

  10. Rodrigo Maia precisa desengavetar essa proposta, é um anseio popular e ele tem se omitido. Que use seu poder para algo realmente transformador! Assuma o rabo preso do passado, se tiver, e se limpe! Alcolumbre é totalmente vendido, então se não atrapalhar está bom...

  11. Para os que são CONTRA a PRISÃO em SEGUNDA INSTÂNCIA, onde não mais existe a possibilidade de Recurso pra discussão do "MÉRITO" da ação, mas só "abóbora", minha definição: porque são CORRUPTOS, tem filhos CORRUPTOS, tem esposas "adevogadas" CORRUPTAS, tem comparsas CORRUPTOS no Executivo, no Legislativo e no Judiciário além dos "parças adevogados" SAFADOS e CORRUPTOS. Resumindo: todos estes ORDINÁRIOS que estão MILIONÁRIOS às custas do DINHEIRO PÚBLICO. Pobre BRASIL. Eca!

    1. Estou com você Mc! Já vimos a amostra nas eleições municipais que “ele” além de não ajudar, ATRAPALHA! A reforma vira pelo voto e não só do presidente! Temos que reformar BEM Congresso e Senado!

  12. As eleições terminam em 20 de Dezembro, se houver luz no Amapá. Maia vai pautar para dia 24, e tentar enfiar um híbrido de jabuti com elefante no saco do Noel.

  13. Prisão em segunda instância é uma ótima notícia. Mas o deputado que vá pedir apoio do congresso. O presidente não vota emenda. Essa revista é tendenciosa.

    1. Paulo, para de passar pano para político sujo e mentiroso. A bozaiada conseguiu descer no nível mortadela de ser. Gente suja e mau caráter!

    2. Não vota mas pode usar a base do governo, fato difícil de ocorrer pois a mesma é composta por criminosos. Simples assim.

  14. Excelente estratégia ! Criar fatos e registros que comprove a ausência da participação do JB no combate à corrupção e impunidade . Para a maioria não resta dúvida . Os que sobram a favor do desgoverno , que expliquem com mais fervor !! Para os demais perceberem a idolatria insana do fanatismo . Temos aqui uma seita . Como o lula também tem . Seres iguais , cada vez mais iguais ....

  15. São os retrógrados de sempre-esquerda,bolsonaristas,políticos suspeitos de irregularidades-que impedem o avanço do país na Lei contra a impunidade.

  16. A prisão logo após a condenação em segunda instância é essencial para a justiça. Ela não prolonga indefinidamente a impunidade e reduz as chances de quem pode pagar os melhores advogados. Quem é condenado em primeira e segunda instâncias tem altíssima probabilidade de ser culpado. O julgamento em instâncias superiores fica, então, reservado apenas para eliminar uma muitíssimo improvável injustiça. Mas, se alguém quiser quase 100% de chances de justiça, que tal criar umas 20 instâncias, então?

  17. Fica cada vez mais claro quem é quem quando se trata de combate ao crime e a corrupção. Com toda certeza o presidente, seus filhos e uma boa parte do chamado Centrão não são a favor do combate, tudo não passou de mais promessas eleitoreiras

  18. Posta aqui o nome de todos que querem impedir a votação da PEC, inclusive estado q representam e sigla do partido para enchermos as caixas de emails deles.

    1. Crusoé, faça esse favor aos brasileiros decentes e honestos. Otima sua ideia Magda.

    2. Magda, comece com toda a base aliada do Bolsonaro.

  19. Em 2022 temos que eleger MORO, mais também trocar 90% dessa câmara federal principalmente acabar com esse maldito centrao, senão vai continuar essa zona que aí está porque esse BorsoNero é muito mentiroso, cara de pau, sem vergonha e um total estelionato eleitoral, não cabe caçasão pra esse ser inútil?

    1. Juarez você disse uma coisa muito importante em seu comentário que renovar 90% do Congresso Nacional (Câmara e Senado ) quanto ao resto esqueça, Moro é tiro no pé, não cheira e boa Federal. Todo mundo se preocupa com a eleição presidencial mas o importante é a eleição para deputados e senadores porque no Brasil o Presidente da República não manda quase nada, quem manda é o Congresso Nacional.

  20. prisão em segunda instância foi promessa de campanha agora o mandrião pai e mãe de bandidos, fará tudo para sabotar a PEC.

    1. Pois é!! Depois de anos de ROUBALHEIRAS e governos incompetentes! Apostamos no Bolsonaro, acreditamos nas suas promessas, e o cara nos deixa no meio do caminho com cara de palhaço; tudo pra proteger filhinho BANDIDO de carteirinha, comparsas de milicianos!! Aí só podemos dizer, até Deus desistiu do Brasil! Terra criada pra bandidos se locupletarem e o Povo do Bem, servi-los!!!

  21. O meu comentário se refere a minha assinatura ,paga desde dia 19,inclusive mandei comprovante de pagamento por e-mail e até agora não tenho acesso ao conteúdo.Demais ,vcs não acham?

    1. Moro como juiz excelente, como político mais um aproveitador, na minha opinião.

    1. Moro aproveitador!?!?!? De onde tirou isto? Abriu mão do seu cargo de juiz federal, mundialmente reconhecido, para tentar aprovar leis mais efetivas de combate à corrupção. Não se vendeu ao Bolsonaro, que tentou o comprar com cargo no STF. É um herói!

  22. Bolsonaro surgiu uma onda, usou o Moro e depois de eleitor revelou quem ele realmente é. Nada além de um incompetente defensor de bandidos milicianos e líder de uma família corrupta!

    1. Exatamente, enganou a todos que votaram nele, um verdadeiro estelionato eleitoral, muitos ainda o apoiam, somente os gados teleguiados de mentes binárias.....

  23. Passou da hora de votar essa PEC e os condenados se rindo do Judiciario e INJURIANDO A NAÇÃO . Massada estratégica de Bolsonero & Cia Ilimitada dos Malas Congressuais, na porta da cadeia!

  24. gente, por favor, eu também acho que ele (JB) fala demais, sem pensar e, como um bom pai, coloca a ninhada embaixo dad asas, mas se o cara fala, é apedrejado porque o faz, se não fala é apedrejado por isso também, ou seja, o que deve fazer??? cabe aos gênios que condenam tudo orientá-lo pois assim a ZONA estará em vias de se resolver, e mais, se é apoio popular que o Manente precisa, cabe à mídia ajudá-lo, afinal ela sabe tudo e o JB é estúpido, genocida, racista, homofóbico, em suma, execrável

    1. ...sentir-me-ia decepcionadíssimo também com a resistência no processo de privatização de entidades como a ECT vinda de ícones que, alegando questões estratégicas, pretendem perpetuar oportunidades a seus asseclas e parentes, ficaria eu também aturdido e tornar-me-ia agressivo e defenso caso sofresse ataques contínuos a quaisquer atitudes que tomasse mas, como afirma a teoria antropológica e a evolução social na qual nos encontramos atualmente, faria grandes alianças para sobreviver.

    2. ...eu, na minha humilde opinião, não tenho a menor pretensão e acrescento muita pena dos dirigentes, sejam eles de que ideologia forem pois, em qualquer posição que assumirem, em relação a qualquer tema, estarão errados ou serão condenados por opositores, reitero, ele (JB) fala demais, é inoportuno amiúde mas, mata mais de um leão por dia e, num país como o Brasil, onde impera o consciente coletivo, não acredito que haja UM capaz de administrar sem cometer N paradoxos diariamente...

    3. caros Paulo, Sebastião, Palhaço Bozo, Diva e Elaine, obrigado por seus comentários, cada um de nós, a seu modo, tem pontos de vista alicerçados em conhecimentos individuais E, subjetividade própria, mas é insofismável que 90% dos pais faz vista grossa para muitos desvios de personalidade de seus rebentos E, exemplo é realmente o alicerce da personalidade do indivíduo, porém nem todos os criminosos têm pais criminosos ou tiveram maus exemplos, isso é livre arbítrio...

    4. MARCIO, a primeira coisa que o sociopata do Planalto deve fazer é falar a verdade. Talvez também cumprir as promessas de campanha no que tange o combate à corrupção. Deixar de seguir idiotas como o Trump, que depois lhe deixou no meio do caminho com a cloroquina. Respeitar os outros, sobretudo os que pensam legitimamente diferente dele. Montar um ministério de capazes e não de capachos. Abaixar a tampa da privada. Não cuspir no chão, ainda mais agora na pandemia. Acho vai ter que nascer de novo.

    5. Márcio, muito bom seu comentário. Você disse uma verdade, se o homem fala é bocudo, se fica quieto, é comparsa, é conivente etc. A mídia é contra a prisão em segunda instância pois ela até agora também não se manifestou a favor e ninguém critica a imprensa.

    6. Marcio, ele foi eleito com a bandeira do combate a corrupção e não com a bandeira da cumplicidade e passagem de pano para a corrupção e os corruptos. Tem que mostrar o seu posicionamento e botar a sua base aliada para trabalhar em favor da PEC, é dever dele fazer isso. Só muito bovino para defecar pelos dedos desse jeito viu!

    7. Parabéns, Márcio, parece-me que a ti não falta bom senso.

    8. Não trata-se de ser bom pai ! Tampouco defender a prole . Os filhos são deste jeito pelo pai que tem , desde sempre mentor de tudo que aí está . Não pode ser mudado o que nunca deixou de ser !E agora , concordo . Suas qualificações são muito oportunas . É tudo isto e muito mais ....

  25. E aí Capitão, votamos em você principalmente para combater a corrupção. Não basta dizer que seu governo não é corrupto. Pode até não ser, mas e os que nos roubaram? Ficarão impunes? E quando tu saíres do governo? Não teremos instrumentos eficazes para previnir e punir? Você é só mais um?

  26. Bolsonaro traiu seus eleitores. Abandonou a pauta anticorrupção e agora anda abraçado com os corruptos de direita e de esquerda. Fora Bolsonaro e sua caterva de bajuladores!

  27. Com o Bozo se aliando com o PT e o Centrão, difícil passar essa PEC. Só muito retardado lobotomizado para acreditar que o Jair deseja um país melhor e menos corrompido. Embora os bovinos venham com a ladainha de q o Lula roubou muito mais, a verdade é q o bozo ta jogando no mesmo time que trabalha politicamente para que os políticos nunca sejam presos por corrupção.

    1. Irene, pq vc acha que ele torce contra a vacina e a favor de o vírus pegar geral e se perpetuar na sociedade? pq tem medo do povo nas ruas pedindo a sua cabeça.

    2. ELE NAO ENGANOU A NINGUÉM. SE MOSTROU O QUE FARIA CASO ELEITO. E ESTA FAZENDO. QUEM PROMETE DE MAIS NÃO CUMPRE E SE JUNTA A PODRIDÃO JA EXISTENTE. TARDE DE MSIS PARS MUDAR. QUSLQUER PROJETO DE TORNSR O BRASIL MELHOR, SERÁ REJEITADO PELO BOZOBOSTA SUA FAMÍLIA E SEUS SEGUIFORES OPRTUNISTAS.

    1. Rodrigo Maia pautar julgamento de prisão em segunta instância? pode esquecer, se depender dele,isto não vai acontecer never. Jair Bolsonaro involuntariamente esta amarrado no casa do filho Flavio no rachid, e tambem com a governabilidade do país e, se este não se junta ao centrão não terá apoio para sua governabilidade. No centrão tem deputados e no Senado Senadores pendurados no lavo jato. Se Jair dar apoio ao Centrão este fica amarrado.

Mais notícias
Assine
TOPO