Atacar Justiça Eleitoral é "atacar a própria democracia", diz Fachin
Edson Fachin (foto) voltou a defender nesta segunda-feira (2) a integridade das eleições brasileiras e disse que atacar a Justiça Eleitoral "equivale a atacar a própria democracia". "O Brasil tem eleições íntegras; o voto é secreto e o processo eletrônico de votação, conquanto sempre suscetível de aprimoramentos, é reconhecidamente seguro, transparente e auditável; e são...
Edson Fachin (foto) voltou a defender nesta segunda-feira (2) a integridade das eleições brasileiras e disse que atacar a Justiça Eleitoral "equivale a atacar a própria democracia".
"O Brasil tem eleições íntegras; o voto é secreto e o processo eletrônico de votação, conquanto sempre suscetível de aprimoramentos, é reconhecidamente seguro, transparente e auditável; e são imprescindíveis paz e segurança nas eleições, porquanto não há paz sem tolerância e sem respeito mútuo", disse o presidente do TSE, conforme relato de O Globo.
O ministro discursou na abertura da reunião do Observatório da Transparência nas Eleições e aproveitou para responder aos novos ataques ao processo eleitoral feitos por Jair Bolsonaro na semana passada.
"O nosso êxito e credibilidade têm raiz na crença que compartilhamos de que a democracia é inegociável, de que a Justiça Eleitoral é um patrimônio imaterial da sociedade brasileira e de que atacá-la equivale a atacar a própria democracia. O TSE norteia-se por premissas técnicas, mas elas estão imbricadas às premissas democráticas inafastáveis, inegociáveis, que nos animam", afirmou Fachin.
O observatório foi criado em setembro de 2021 e é formado por várias instituições da sociedade civil. Seu objetivo é colaborar com a Comissão de Transparência das Eleições do TSE, que se reuniu na semana passada.
Em sua fala, o presidente da corte eleitoral também declarou que o quadro normativo para o pleito de 2022 já está pronto e "inteiramente estabilizado".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Paulo De Lacerda
2022-05-08 14:09:31Meros jogo de palavras hipocritas em jurisdiques ridiculo e patetico do togado nao convence nem os teletubies ou o pokemon... Conversa fiada para ingles ver e reprovar nao e mesmo?
luiz antonio-rj
2022-05-04 05:47:24Justiça eleitoral é cabide de emprego. Para que magistrados ultrapassem o teto salarial
[email protected]
2022-05-03 18:57:49Fachin, também é ataque à democracia decisões como as suas alterando decisões que favorecem políticos condenados anteriormente como Lula.
Fabio
2022-05-03 11:57:58O Ministro Fachin deveria sumir do mapa, pegar as coisas e ir pro Estado dele. A decisão monocrática de anular os processos do antigo presidiário, incendiou, desmoralisou o país. Foi a pior decisão de justica dos ultimos anos.
Ben
2022-05-03 09:30:06Senhor ministro, não há democracia sem segurança jurídica. Não há democracia sem respeito à capacidade de raciocínio dos cidadãos. O “inocentamento” do ex-presidiário Lula foi um ERRO sem precedentes, e transmite a mensagem de que o CRIME COMPENSA no Brasil. As mudanças das regras processuais pós tramitação devidamente legal dos processos da Lava Jato foi um TAPA NA CARA de toda a sociedade brasileira. INSEGURANÇA JURÍDICA É UM ATENTADO CONTRA A DEMOCRACIA.
Amaury G Feitosa
2022-05-03 08:01:48Numa democracia tudo pode ser criticado e a fala do dr. Fachin é ditatorial e inaceitável além de claramente partidária ... até hoje ninguém respondeu algo tão simples ... O QUE os HACKERS fizeram e fazem quando invadem o sistema eleitoral? deixam flores para o dr. Verboso? na democracia cidadãos falam ... nas ditaduras déspotas tentam nos silenciar ... simples assim.
Odete6
2022-05-03 05:24:35É exatamente isso, sr. Ministro, entre outros tantos abomináveis ataques a ela, perpetrados por agentes - que revoltam e envergonham os cidadãos BRASILEIROS DECENTES - nas 3 funções do Estado.
Osmar
2022-05-02 23:36:46E quem rasga a constituição e soltam Bandidos que os colocaram no STF ataca o que senhor ministro? Resposta está clara, o STF é o perigo para a democracia com seus 11 ditadores e suas decisões escabrosas e de puro cunho político, a interpretação da constituição e penas dependem de quem está sendo julgado. Vocês acabaram com a lava jato que era a oportunidade de passar o país a limpo! O certo é ser bandido neste país para ter direito e ser solto pelo STF que revê suas decisões para evitar a just
Breno Bezerra
2022-05-02 21:21:44O que custa incluir uma impressora na urna eletrônica como a urna mexicana? A contagem física seria só naquelas secções que forem contestadas. Os votos impressos seriam guardados em urnas invioláveis no próprio TSE e só seriam abertas perante uma comissão formada por indicados pelos partidos junto com o ministro do STF.
Nyco
2022-05-02 20:43:24" ...... Que nos animam" , ... É aí que mora o perigo. __ Nunca é demais lembrar que o ministro já foi militante fanático da ex-presiDENTA inoCENTA dilmANTA.