As propinas pagas ao petista Chinaglia em um quarto de hotel em SP
A Polícia Federal indiciou o deputado petista Arlindo Chinaglia (foto) por corrupção e lavagem de dinheiro pelo suposto recebimento de 8,7 milhões de reais em propinas da Odebrecht entre 2008 e 2014. Segundo delatores da empreiteira, os recursos estão vinculados à obra da hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, iniciada no governo Lula e inaugurada...
A Polícia Federal indiciou o deputado petista Arlindo Chinaglia (foto) por corrupção e lavagem de dinheiro pelo suposto recebimento de 8,7 milhões de reais em propinas da Odebrecht entre 2008 e 2014. Segundo delatores da empreiteira, os recursos estão vinculados à obra da hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, iniciada no governo Lula e inaugurada por Dilma Rousseff.
Em relatório enviado no início do mês ao Supremo Tribunal Federal, a PF afirma que o ex-presidente da Câmara dos Deputados recebeu parte dos 36 pagamentos ilícitos feitos pela Odebrecht por meio de intermediários em um quarto de hotel em São Paulo, em setembro de 2014.
Os nomes e os endereços são os mesmos que foram revelados por Crusoé há um ano, em reportagem sobre o delivery da propina da Odebrecht. Um dos portadores é um dirigente estadual do PT que teria recebido 500 mil reais no dia 18 de setembro de 2014 no hotel Braston.
Crusoé também havia revelado que o nome e o telefone do dirigente apareciam nas mensagens de Skype trocadas pelos agentes da Transnacional, a transportadora de valores usada pelo doleiro Álvaro Novis para fazer as entregas de propina da Odebrecht em São Paulo, na mesma data e com a mesma senha de pagamento vinculada ao codinome de Chinaglia na planilha da empreiteira, "Grisalho".
No curso da investigação, a PF obteve os registros de hóspedes do hotel e constatou que o dirigente do PT ficou hospedado no quarto 908 na mesma data da entrega de 500 mil reais da Odebrecht endereçada a Chinaglia. Ainda segundo os policiais, extratos de ligações telefônicas mostram que o deputado ligou dez vezes para seu intermediário na véspera do pagamento.
No mesmo relatório, a PF também indicia o ex-deputado Eduardo Cunha, do MDB, que tinha influência em Furnas, parceira da Odebrecht na construção da hidrelétrica, e teria intermediado a solicitação da propina destinada a Chinaglia.
Em nota, a advogada Maria Claudia Bucchianeri, que defende o petista, afirma que o relatório da PF "sofre de graves inconsistências" e que "todas as pessoas ouvidas e por ele mencionadas sequer fizeram referência ao nome do deputado Arlindo Chinaglia".
A defesa afirma ainda que se as investigações forem concluídas com o relatório da PF, "o destino do caso será o arquivamento", porque são "incabíveis acusações por mera suposições".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Magda
2020-09-14 16:58:45Qdo no Brasil serão tratados assuntos p/ melhorar o país? A corrupção em TODOS -mas TODOS!- os setores da vida do país ocupa o 1° lugar.Isso nos custa mto tempo,mto dinheiro,mta energia e um retrocesso de quase 30 anos.Será q trazemos esse banditismo no DNA?Será q os políticos brasileiros serão sempre dos piores do mundo,a escória?Será q o povo nunca vai acordar e aprender a votar?Dá mta tristeza ver tanta ignorância num país tão lindo. "Calma, Pedro, espera só pra ver o povinho q vou botar lá".
Mauricio
2020-09-14 11:20:22Nojo vagabundo nunca votei nesta corja.
Silvino
2020-09-14 11:16:46O PT cheirava dinheiro todo dia. Parece coisa de viciado em drogas. Onde tinha a bufunfa tinha um intermediário, ou no caso, o próprio Grisalho foi ele mesmo receber seu devido quinhão. Esse é mais um dos petistas que enganou muita gente conseguindo se reeleger diversas vezes. Vão sempre alegar que é perseguição, que não tem provas, que é tudo armação da direita. Até quando vamos suportar tanta hiprocisia dessa gente abjeta.
César
2020-09-14 09:42:30Aonde tem PT “Tem corrupção” Partido do Tranbique NÃO FALHA UMA
Aldo
2020-09-13 16:26:03A "roda da corrupção" roda, roda, roda e sempre volta ao PT.
EMYGDIO
2020-09-13 13:15:00O povo brasileiro está muito bem representado. Que maravilha! Esse cara foi presidente da Câmara dos Deputados? Sensacional!
Rosileine
2020-09-13 12:00:12só mais um petista ladrão não é novidade
PEDRO
2020-09-13 11:44:45Esse sujeito, nunca me enganou, seu modo matreiro , chegou a Presidencia da Camara por meios escusos quando o Lularápio foi presidente..fazia parte do esquemão petralha.
Murilo
2020-09-13 08:25:39Fernando chinaglia,eu conheço qdo da residência no hcfmusp nunca vi exercer medicina ,mas sempre fazendo média sindical e cuidando da ala canhotinha contra tudo ,taí o começo do curso para ladrãozinho sempre foi assim ele e mais uma duzia que inclusive exerceram cargos relevantes,o PCC tem muito o que aprender com o PT!
Inês
2020-09-12 23:04:29Não podemos acreditar na história da carochinha que os corruptos serão presos, pois o triunvirato do STF, ( GM, RL e DT) garante a liberdade dos colarinhos brancos.