As chances de reeleição de Emmanuel Macron na França
O presidente da França, Emmanuel Macron (foto), tentará a reeleição em abril deste ano. Na última pesquisa Ipsos, ele aparece com 26% das intenções de voto. Apesar de não ser um índice considerável, Macron tem grandes chances de conquistar mais cinco anos no comando do Palácio do Eliseu, a sede do governo francês. A revista...
O presidente da França, Emmanuel Macron (foto), tentará a reeleição em abril deste ano. Na última pesquisa Ipsos, ele aparece com 26% das intenções de voto.
Apesar de não ser um índice considerável, Macron tem grandes chances de conquistar mais cinco anos no comando do Palácio do Eliseu, a sede do governo francês. A revista britânica Economist, após realizar simulações estatísticas, diz que suas chances de vencer são de 79%.
Macron deverá se beneficiar, mais uma vez, do sistema de eleição em dois turnos.
Em 2017, ele foi para o segundo turno com Marine Le Pen, candidata da extrema-direita. Os franceses que a rejeitam votaram massivamente em Macron, que ganhou com 66% dos votos.
Marine Le Pen está hoje em segundo lugar, com 17%, segundo o Ipsos. Se Emmanuel Macron enfrentá-la novamente, ele ganharia no segundo turno com o placar de 58% a 42%.
A terceira colocada nas pesquisas é Valérie Pécresse, do Republicanos, partido de direita. Ela está com 16%. Se Macron for para o segundo turno com Valérie, ele ganha de 55% a 45%. Seria, portanto, uma disputa mais acirrada do que com Le Pen.
Entre os motivos que favoreceriam Macron numa eventual disputa com Valérie está seu bom desempenho na pandemia.
Já Éric Zemmour, o jornalista de extrema-direita que chegou a subir nas pesquisas no ano passado, talvez não consiga 500 assinaturas de servidores públicos para validar sua candidatura. Na pesquisa da Ipsos, ele não foi considerado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Marcelo
2022-02-07 15:17:39Bom desempenho na pandemia... Cliquei o link pra ver o bom desempenho e vi uma declaracao do Macron sobre nao vacinados. Onde estao os numeros?
MARCIO
2022-02-07 12:09:17A direita até que tá grandinha para um país progressista como a França, surpreendente
Maria
2022-02-07 11:48:03MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
AMAURY FEITOSA
2022-02-07 10:35:09Macron será reeleito por algo simples que até pode ocorrer aqui pelo inverso ... seus adversários são dois partidos de extrema direita um deles o que de pior existe em xenofobia .. aqui veremos se brasileiro continua a idolatrar ladrões e assassinos que nos enrabam há séculos.
Jose
2022-02-06 18:43:50O Bozo zurrou que se Macron for reeleito, coisa rara na França moderna, ele e os jumentos que o acompanham farão um harakiri público. Só por causa disso, torço pelo Macron. Naturalmente, que sentiremos falta dos nossos muares Bozistas prediletos: Nyco Penyco, Joãozinho Decrépito, Takagado, e Chiquitita. Entretanto, como somos gente boa, rezaremos pela alma de vocês. RIP Bozistas, RIP!