Articuladores do Planalto já traçam estratégias para obstruir a CPI da Pandemia
Integrantes da base aliada do governo Bolsonaro no Senado já têm uma ideia geral sobre como pretendem atuar para dificultar o funcionamento da CPI da Pandemia, que teve sua instalação determinada por decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso, do STF. O plano passa por esvaziar o colegiado e por tentar ampliar o escopo da...
Integrantes da base aliada do governo Bolsonaro no Senado já têm uma ideia geral sobre como pretendem atuar para dificultar o funcionamento da CPI da Pandemia, que teve sua instalação determinada por decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso, do STF. O plano passa por esvaziar o colegiado e por tentar ampliar o escopo da investigação.
Um passo anterior à obstrução já foi dado. Emissários do governo tentam convencer signatários do pedido de criação de CPI a retirarem suas assinaturas. O problema é que a maioria não quer arcar com o ônus de enterrar a investigação.
Caso a instalação da CPI seja mesmo inevitável, lideranças da base aliada pretendem insistir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para não seja autorizado o funcionamento remoto da comissão. A aposta é que, caso a comissão funcione apenas em modo presencial, será mais difícil alcançar o quórum para deliberar sobre as investigações. Uma reunião de senadores da base governista deve ocorrer na próxima semana para alinhar a estratégia.
"Não há condições de se realizar uma CPI por meio remoto. Ela pode até ser instalada, mas uma casa que já perdeu três senadores para a doença, com todos com de medo de se expor, dificilmente vai ter quórum", aposta um articulador político do Planalto, ouvido sob reserva.
Outra iniciativa dos aliados do Planalto envolve a inclusão, no escopo da investigação, de irregularidades cometidas também por governos estaduais e municipais, envolvidos em múltiplas suspeitas de compras superfaturadas de insumos médicos e equipamentos, como respiradores.
Parte dessas investigações envolve governadores e prefeitos de partidos da oposição. "Eu vou ser um guardião dessa CPI. Vamos investigar os 27 governadores, indiscriminadamente. Investigar os 5.570 prefeitos. Todo mundo que recebeu repasse do governo nós vamos investigar. Não pode ser uma CPI relacionada ao presidente Bolsonaro, ele não tem nada a ver com isso. Temos que ver é com os ordenadores de despesa que receberam repasses do governo federal", diz Telmário Mota, do Pros de Roraima, aliado do governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Roberto
2021-04-11 07:53:55CPI nunca deu em nada. E nem os senadores querem essa agora. Esquece.
luiz antonio - rj
2021-04-11 02:49:23O aliado da hora é telmário, aquele que bate em mulheres e apoia qualquer governo
TARSA
2021-04-10 21:51:46O primeiro passo para cancelar a assinatura de um veiculo que se tornou tendencioso como os demais é para de clicar em suas notícias. Depois de ver que você vive sem ele, cancele sua assinatura. Estou no primeiro passo a partir de hoje.
Roberto
2021-04-10 18:20:43Na minha opinião essa cpi não sai do papel. Os juízes do stf já se borraram e marcaram votação em plenário já para o dia 16. Uma ameaça de Lava Toga faz eles pensarem "melhor".
Fernando
2021-04-10 14:54:07So a notícia da CPI já fez o Psicopata do Bolsonaro ordenar a campanha pro-máscara e vacinação . Acho que seria melhor , mais barato e mais rapido contratar um psiquiatra para o Presidente .,
Marido da Marianatan
2021-04-10 11:33:56Passa já pra casa sua vadia maluca!
Odete6
2021-04-10 02:12:02CPI NELE, RESPONSABILIZAÇÃO NELE, PUNIÇÃO NELE!!!! O MESMO PARA OS QUE DOLOSAMENTE USARAM MAL OU DESVIARAM RECURSOS DESTINADOS AO COMBATE DA PANDEMIA!!!! O MESMO PARA OS QUE EXERCERAM E EXERCEM ILEGALMENTE A MEDICINA, """RECEITANDO""" """MEDICAMENTOS""" COMO VERDADEIROS MARGINAIS!!!! ALGUÉM TEM QUE PARAR ESSES BANDIDOS QUE ESTÃO DIZIMANDO OS BRASILEIROS!!!!!
Moso
2021-04-09 21:47:09Se comprar 4 assinantes mela a cpi.
Moso
2021-04-09 20:59:43São especialistas em construir falsas narrativas pra acobertar seus malfeitos. O Brasil já se livrou de um. Falta se livrar dessa gente, e logo, pois a nau está à deriva e naufragando.
MENEZES88
2021-04-09 18:49:52TEMERÁRIO MOTA NÃO É AQUELE QUE XINGOU O PANÇUELO DE FROUXO E COVARDE NA CRISE DOS VENEZUELANOS EM RORAIMA? BANDIDOS NÃO TEM VERGONHA E TODOS DEFENDEM. MAS É UM TIRO NO PÉ DEFENDER O INDEFENSÁVEL E TALVEZ ACHAR QUE ESSA CPI SERÁ IGUAL AS OUTRAS. O BOZO ESTÁ CADA VEZ MAIS PERDIDO E COM OS DIAS CONTADOS 🚔⚔🗡☠