Após Geringonça, Portugal deve seguir perto do centro
O Parlamento de Portugal rejeitou a proposta de orçamento enviada pelo primeiro-ministro António Costa (foto), do Partido Socialista. Dois partidos que integram a atual coalizão de governo de esquerda, conhecida como Geringonça, o Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda, consideraram que o país deveria ampliar ainda mais os gastos sociais para impulsionar a...
O Parlamento de Portugal rejeitou a proposta de orçamento enviada pelo primeiro-ministro António Costa (foto), do Partido Socialista.
Dois partidos que integram a atual coalizão de governo de esquerda, conhecida como Geringonça, o Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda, consideraram que o país deveria ampliar ainda mais os gastos sociais para impulsionar a recuperação após a pandemia. Costa, contudo, ficou limitado pelas exigências de austeridade fiscal da União Europeia.
Com isso, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa poderá dissolver o Parlamento e convocar novas eleições. Caso isso aconteça, Portugal seguirá muito provavelmente no caminho da moderação. Isso porque o próximo governo poderá ser capitaneado pelo Partido Socialista ou pelo Partido Social Democrata, PSD, de centro-direita,
O partido Chega, de extrema-direita, tem crescido nas pesquisas e pode se tornar o terceiro maior do país, mas não conseguiria formar uma coalizão de governo.
"O PSD está dentro do Partido Popular Europeu, o PPE, que não admite uma coligação com o Chega. Um dos objetivos do PPE tem sido vacinar os países do sul da Europa contra a extrema-direita", diz o cientista político português José Adelino Maltez, da Universidade de Lisboa. "Com o futuro entre o PS e o PSD, Portugal está condenado ao Centrão."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
MARCIO
2021-10-29 19:06:35Portugal é um Centrão esquerdista, mistura de me.rda
MARCOS
2021-10-29 12:06:11COITADO DE PORTUGAL SE O CENTRÃO DE LÁ FOR IGUAL AO CENTRÃO DAQUI. VÃO ROUBAR MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.