Após Doria lançar Butanvac, Pontes anuncia vacina de Bolsonaro
O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes (foto), anunciou nesta sexta-feira, 26, que os responsáveis por uma vacina contra a Covid-19 apoiada pelo governo Jair Bolsonaro pediram na véspera à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, autorização para a realização de testes em humanos. As informações foram prestadas horas após João Doria lançar...
O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes (foto), anunciou nesta sexta-feira, 26, que os responsáveis por uma vacina contra a Covid-19 apoiada pelo governo Jair Bolsonaro pediram na véspera à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, autorização para a realização de testes em humanos.
As informações foram prestadas horas após João Doria lançar a Butanvac, vacina 100% nacional desenvolvida pelo Instituto Butantan, que ainda vai requerer o aval para os testes clínicos à Anvisa. Pontes e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falaram à imprensa depois de tratativas com Jair Bolsonaro.
De acordo com Pontes, desde o início da pandemia, o ministério investiu em 15 tecnologias distintas de vacinas no país. Três estão em estágio avançado. A que mais prosperou até então trata-se da substância desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da da Universidade de São Paulo. É esta que aguarda o sinal verde da Anvisa.
Com os avanços, disse Pontes, os responsáveis pelos imunizantes conversavam com a equipe da agência reguladora sobre os documentos necessários para o início dos testes desde outubro. "Em fevereiro, uma dessas vacinas já se adiantou bastante com a Anvisa. Então, busquei dentro do próprio ministério recursos para apoiar pelo menos uma delas nos testes clínicos: fase 1 e 2. A boa notícia é que uma dessas vacinas já tem protocolo. Ontem, na data de ontem, houve o protocolo na Anvisa", relatou.
O ministro acrescentou que a primeira etapa de testes deve contar com 360 voluntários. "Temos os recursos para financiar esses testes pré-clínicos. Vão ser feitos com 360 pessoas. Esses testes são feitos para testar a segurança da vacina. Logo depois, entram os testes clínicos fase 3, que são com 20 mil, 30 mil pessoas, para testar a eficiência da vacina".
Pontes chamou de "coincidência" o fato de o governo realizar o anúncio no mesmo dia em que Doria lançou a Butanvac. "Do meu ponto de vista, não tem nada a ver um fato com o outro, porque nós temos trabalhado nisso. Tenho anunciado a sequência do trabalho com vacinas nacionais por bastante tempo", comentou. "É bom para o país. A gente precisa ter várias vacinas nacionais."
A pesquisa da candidata à vacina contra a Covid-19 do governo federal é coordenada pelo pesquisador Célio Lopes Silva, da Faculdade de Ciências Médicas da USP de Ribeirão Preto, em parceria com a empresa brasileira Farmacore Biotecnologia e a PDS Biotechnology Corporation.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Nádia
2021-03-28 10:32:48Esse pontes não tem um único pinguinho de vergonha nessa cara despersonalizada dele.. Tudo q 🤡 quer é uma vacina pra chamar de sua.. uma 🤡VAC.. mas, de verdade, única coisa q faz é dar VACuo no nosso bolso.. É capaz de aumentar o preju - social, moral, econômico - q já sofremos investindo nosso dinheiro suado e virusado em alguma 💩VAC ... poopVAC... shitVAC desde q isso possibilite CONCORRER COM DÓRIA. Não se conforma.. q SÓ TENHAMOS VACINA GRAÇAS A DORIA. NO BR TODA VACINA É DORIAvac.
Fernando
2021-03-27 16:49:55Bolsonaro nega a vacina ! Só está mudando a retórica porque já viu o prejuízo político ! Mas o estrago que já fez e irreparável !!
Giovannini
2021-03-27 14:35:26Bozovac ? ou Bozotantan ?
Einzelgänger
2021-03-27 10:50:06lema de SP >NON DUCOR DUCO< Não sou paulista mas sou fã , eitahh povo porreta !!
Vasconcellos
2021-03-27 10:11:21É a política do jardim de infância. Se o coleguinha mostra a língua para mim, eu mostro a minha para ele na mesma hora. E se o coleguinha trouxer dois brinquedinhos lindos para a escola, eu roubo o mais bonito e digo que fui eu que trouxe. Como eu vivo numa fantasia infantil, faço de conta que ninguém percebeu o meu furto. Eu não ficarei por baixo. Nunca!
Einzelgänger
2021-03-27 09:25:23ele foi mandado para o espaço com nosso dinheiro, la ficou observando raiz de feijao brotando em gravidade zero (experiencia que já havia sido feita centenas vezes por outros paises) voltou com um paralisia facial que lembrava um sorriso (sempre lá) era mais um militar brasileiro extremamente bem preparado .até hoje os paises procuram ele para dissertar sobre as raizes do feijao. é um cara incrivivel.
BOCCA DELLA VERITÀ
2021-03-27 08:39:30Esse "ministro" (mais um milico na boquinha) daqui a pouco vai de estudar a pilula do cancer do jair JUDAS .desde a entrevista que estava junto com MANDETTA que anunciou para o dia seguinte uma noticia incrivel para a cura,,,,até hoje !! o brasil deveria manda-lo novamente para o espaço, desta vez só ida.
Joao
2021-03-27 01:32:08Mais uma vez a jornalista kopia e kola, sem estudar. De notícia, se quer discorrer e dar opinião, estude.
Nilo
2021-03-27 01:10:30“Esta vacina é minha!”... Mas a minha Chegará Primeiro!”... Dóriatoa e Bolsonazi são 2 moleques, do mesmo baixo nível intelectual e moral do Luladrão ex-presidiário, sendo absurdamente os 3, os mais fortes candidatos a Presidente da República Federativa do Brasil em 2.022. De Gaulle continua vivo na memória mundial, com sua frase fatal sobre o Circo Brasil: “n’est ce pas un pais sérieux”... Enquanto num show de horrores, “líderes” calhordas continuam debochando da nação... o VÍRUS MATA.
Edson
2021-03-27 00:06:31“Apoiada pelo governo “ ou “apoiada pelo governo federal”. Esse seria o lógico. Mas como tudo se politiza, tem que ter o nome do presidente...Aff! Tá tudo contaminado!