Adriano Machado/Crusoé

Alvo de inquérito, Ciro Gomes aciona STF contra Bolsonaro e André Mendonça

26.03.21 17:05

Após virar alvo de um inquérito da Polícia Federal em decorrência de críticas a Jair Bolsonaro, Ciro Gomes (foto), do PDT, apresentou ao Supremo Tribunal Federal uma notícia-crime contra o presidente da República e o ministro de Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.

No documento, Ciro pede que a Procuradoria-Geral da República investigue os dois pela prática dos crimes de advocacia administrativa e de abuso de autoridade. No caso de Mendonça, segundo o pedetista, ainda existem indícios da ocorrência de crime de responsabilidade.

O ex-ministro afirma que, a mando de Bolsonaro, Mendonça tem voltado a mira a adversários políticos do governo federal e a críticos. A ofensiva, avalia Ciro, sintetiza um “intento ditatorial“.

O pedetista citou inquéritos abertos para investigar um sociólogo que, em um outdoor, comparou o presidente a um “pequi roído” e um advogado que alegou que a postura de Bolsonaro frente à pandemia estreita-se ao conceito de genocídio.

Ele ainda mencionou, claro, seu próprio caso. O pedetista tornou-se alvo da PF após criticar Bolsonaro em uma entrevista à Rádio Tupinambá em novembro do ano passado. Ciro afirmou que, ao não apoiar os candidatos do presidente nas eleições municipais, a população mostrava um sentimento de “repúdio ao bolsonarismo, à sua boçalidade, à sua incapacidade de administrar a economia do país e seu desrespeito à saúde pública”. O ex-ministro ainda chamou Bolsonaro de “ladrão” e fez menção ao caso Queiroz.

Com base nos episódios, Ciro afirmou que “o Ministério da Justiça e Segurança Pública está sendo utilizado pelo presidente da República para satisfazer os interesses provenientes do seu espírito emulativo” e declarou que Mendonça usa a pasta, que tem sob seu guarda-chuva a PF, para “densificar a agenda autoritária” do Planalto.

Observa-se de forma solar o patente desvio de finalidade e o abuso de poder no uso da res pública, para limitar o espectro dos direitos fundamentais dos cidadãos que es manifestem em dissonância com as condutas erráticas do Presidente da República. Para além disso, evidencia-se que a movimentação indevida dos órgãos de persecução penal engendra gastos desnecessários aos cofres públicos, notadamente quando o país necessita direcionar aportes financeiros para o combate ao novo coronavírus“, emendou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Desta vez ele acertou tuuudinho sobre ambos. Mas também não é confiável... a maior parte do tempo ele é só um ""menino maluquinho"".... 🤗🤗🤗🤗🤗🤗

  2. Nenhum dos três presta, mas Ciro tem um diferencial: não lhe falta inteligência! Portanto, eu acho é pouco: foram mexer com Ciro, agora aguentem as consequências, kkkk!

  3. Bozo é tão patético que até o cangaceiro Ciro consegue zuar com a cara dele. Eita classe politica mediocre, egoísta e despreparada que nos temos! Precisamos de uma reforma politica já! com voto distrital e, após 4 anos da implementação dele, trocar o presidencialismo pelo parlamentarismo. Claro, afunilar mais ainda a clausula de barreira para diminuir mais rapidamente esse numero absurdo de quadrilhas criminosas travestidas de partidos políticos.

  4. A boçalidade e a incompetência do ladrão de verba do Legislativo são colossais. Ele arranja briga com Ciro Gomes e Felipe Neto. E que tem razão são... Ciro e Felipe Neto. Não há vice melhor para Bolsonaro, em 2022, que Dilma.

    1. Falou e disse, Jorge: a Dilma é perfeita pra compor a chapa fracassada do Bolsossauro! E, Scully, você não conhece, mas Felipe Neto é de esquerda e apoia o PT! Não se mistura com a Crusoé, não, graças a Deus!

    2. Vocês esqueceram daquela criança, isso mesmo uma criança, chamada GRETA que tem um ativismo ambientalista. Até uma criança defendendo a natureza desestabiliza esse des-governo do BOZO. kkkkkk

    3. Verdade. Aliás, que figura esse Felipe Neto!!Que firmeza! Não conheço muito bem e não o sigo. Sou avessa a redes sociais personalistas. Mas ele parece um cara do bem! Contra a polaridade. Bem que a Crusoé poderia fazer uma dobradinha com ele!!

  5. Deve primeiro responder sobre as acusações das propinas recebidas por ele e seus asseclas exigidas da Cascavel Couros (JBS).

    1. Concordamos? ... só for você e sua imagem no espelho.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO