Foto: Walterson Rosa/Folhapress

Após denúncia, investigação sobre lavagem de dinheiro em loja de chocolates de Flávio Bolsonaro continua

09.11.20 18:54

Na denúncia em que acusa o senador Flávio Bolsonaro, seu ex-assessor Fabrício de Queiroz e outras quinze pessoas pelo desvio de 6,1 milhões de reais da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o Ministério Público do Rio de Janeiro afirma que continuará a investigar se a loja de chocolates do filho 01 do presidente Jair Bolsonaro foi utilizada para lavar parte dos valores.

A franquia da Kopenhagen do senador que fica localizada no Via Parque Shopping, zona oeste do Rio de Janeiro, foi alvo de busca e apreensão em dezembro de 2019, mas não foi incluída na denúncia oferecida no mês passado.

“Ressalva-se a continuidade das investigações para apurar outros possíveis integrantes e/ou núcleos da organização criminosa, em especial a possibilidade da existência de eventual núcleo financeiro destinado, precipuamente, a lavar dinheiro por intermédio de laranjas e empresas como a Bolsotini Café e Chocolates”, diz trecho da denúncia.

O objetivo dessa investigação é descobrir se Flávio e seu sócio, Alexandre Ferreira Dias Santini, praticaram o crime de lavagem de dinheiro nas “transações empresariais que envolveram a aquisição e operação da loja”.

Na denúncia, a continuidade da investigação é utilizada como argumento pelo subprocurador Ricardo Ribeiro Martins para explicar o motivo de não abordar na acusação “a possível utilização da sociedade (Bolsotini) para ocultar a inserção de recursos ilícitos no patrimônio do líder da organização criminosa”.

O filho de Jair Bolsonaro é classificado na denúncia como líder da organização criminosa. Segundo o MP-RJ, Flávio “constituiu e liderou uma estrutura criminosa no seio do Poder Legislativo Estadual destinada a desviar recursos do orçamento da Alerj mediante nomeações ou manutenção de assessores fantasmas em cargos comissionados”.

Nessa primeira acusação, oferecida pelo MP-RJ no mês passado, os investigadores incluem o crime de peculato, que seria o desvio de dinheiro público por meio da nomeações e devoluções para Queiroz, e o de lavagem de dinheiro, prática adotada pelos denunciados de se valer dos valores para custear gastos de Flávio e adquirir imóveis.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Diante das evidências e fatos não há argumentos, vamos manter a vigilância e não haverá juiz capaz de inocentar tal prática criminosa e desmoralizar totalmente o poder judiciário, já desgastado perante a opinião pública. A corrupção é o mal a ser vencido, já fizemos isso com a hiperinflação, ambas atolam o país na desgraça e na pobreza.

  2. Só a FAMILÍCIA compra imóveis com dinheiro vivo, tem grana depositada por amigo na conta da primeira dama , tem um QueirozDuto para pagar escola e plano de saúde dos filhos , as rachadinhas que não podem ser esclarecidas e um miliciano amigo e condecorado, morto em condições muito anormais. Talvez seja a Familícia mais “cristã e honesta” de todos os tempos.

  3. Tem que pegar todos envolvidos com a rachadinha, inclusive o Willy Wonka, mas tem que ser igual para todos, na verdade tinha que comecar de cima para baixo, comecando com os que desviaram mais dinheiro primeiro. So assim vai ficar claro que nao e perseguicao e sim trabalho serio contra quem assalta os cofres publicos os recursos escassos para saude, educacao, seguranca, saneamento e etc. Chega de politico ladrao. Que venha a Lava Jato mais forte nas eleicoes de 2022 e defenda a populacao.

  4. Qual é cruzoé? cadê as reportagens sobre os outros políticos que também fizeram/fazem rachid? estou começando a acreditar que essas reportagens são tendenciosas.

  5. Uma pena não jogarem a tarrafa e puxarem vários peixes na AL do RJ. Estamos precisando de uma limpeza no aquário! Em se tratando de fórum especial já sabemos que não vai dar em nada. Beiçola, sopa de letrinhas e agora o rei do currículo, estaram prontos e de caneta na mão. Se faltar voto, o amigo do amigo do amigo do amigo dá uma ajudinha. Segue o baile!

    1. É uma pena, só que se jogarem uma tarrafa na AL do RJ não aguenta arrebenta, na câmara da cidade do RJ também

    2. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Muito certo! Não vai dar em nada. Infelizmente.

  6. Em ciência sempre aprendi que coincidências não existem, mas a família em questão tenta o tempo todo nos mostrar o contrário, só temos duas opções - estudá-los ou investigá-los.

Mais notícias
Assine agora
TOPO