Senado Federal

Após críticas de Bolsonaro, Senado trava projeto que dificulta porte de armas

16.02.20 13:17

O projeto que exige a realização de exame toxicológico antes da liberação de porte ou posse de armas de fogo, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, terá que passar pelo plenário da casa.

O texto poderia seguir direto para apreciação da Câmara dos Deputados. Depois de críticas do presidente Jair Bolsonaro à medida, porém, um grupo de senadores apresentou recurso à Mesa Diretora para que o projeto vá a plenário do Senado.

O relator, Otto Alencar (foto), do PSD da Bahia, votou favoravelmente à medida. “Não é recomendável que um usuário de drogas tenha acesso a armas de fogo”, justificou.

O projeto que endurece as regras para a concessão de porte e posse de armas é do senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, que tem sido atacado nas redes sociais pela iniciativa – especialmente depois que Bolsonaro criticou a proposta, em uma live nas redes sociais.

“A lei tem que infernizar a vida de quem está fazendo coisa errada e não de quem quer fazer a coisa certa”, disparou o presidente um dia após a CCJ aprovar o projeto que previa exame toxicológico.

“Quem quer comprar uma arma, ele não quer comprar para fazer besteira. Para fazer besteira ele vai no câmbio negro”, justificou Bolsonaro.

O requerimento para que o texto não vá direto para a Câmara dos Deputados é do senador Telmário Mota, do Pros de Roraima, e foi subscrito por outros 11 parlamentares.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. dificultar a posse e porte de armas ao cidadão de bem é um idiotice que não tem tamanho ,nesse país entram armas a anos via Paraguai,Bolívia,Colômbia etc ai ficam com essa hipocrisia no congresso bandido sempre andou e vai continuar andando armado e fazendo o que quer aqui ,deviam a mudar as leis penais um país onde se mata por causa de um celular e se for de menor ainda não vai preso ..lixo de justiça de de legisladores ,temos que tirar essa corja do congresso..

    1. A propósito, é preciso desengavetar o projeto de proibição de carteira de motorista para usuário de drogas. Um motorista amigo meu, disse que é altíssimo o número de motoristas viciados em rebite e cocaína. Disse que as entidades patronais mandaram engavetar o projeto porque iria faltar motorista de caminhão!

    2. Mas facilitar a compra pra quem usa drogas não faz sentido algum. Vou na linha do JB q diz q” se vc não quer ser preso, não rouba, não estupra, não mata” . Na mesma linha, “Se vc quer ter uma arma, então nao estupra, não mate, não roube e também NÃO USE DROGA. Vai ajudar as pessoas a não fazer isso pra não perder o direito do porte.

  2. A responsabilidade é nossa eleitores pagador de impostos, vamos fazer a renovação na próxima eleição, esse aí, foi favor do Fundão eleitoral, enquanto isso, as mazelas continuam na educação, na segurança, na saúde.

  3. Vamos nos preocupar,com Saude educação segurança pública e deixar esta palhaçada , em discutir se o brasileiros podem ou não ter porte de armas.,isto é coisa de milicianos.

    1. Coisa de milicianos??? Ou de petistas que querem o desarmamento para tornar o brasileiro desprotegido...???

    2. Deixe um ladrão armado entrar na tua vida, daí você vai ver o quanto dói...

  4. Telmário, petista enrustido. Só serve para ir contra aquilo que demanda a sociedade e o atual governo, não presta para mais nada...

  5. Nessa altura do campeonato, já nem avalio as motivações, mas sou a favor de qualquer dificultador para a aquisição de armas. O uso indevido da arma não está só na intenção, mas também na oportunidade.

  6. Os bêbados tudo bem! esses podem?! Sou contra as armas à civis comuns, vcs têm um presidente que representa o q de pior existe nessa sociedade.

    1. Você está certa. Porém não existe ainda formas adequadas para definir alcoólatras.

  7. 🇧🇷 Vamos propor exame toxicológico para deputados e senadores antes de entrar em plenário. 🇧🇷 Bando de parasitas, sou a favor de se fechar o congresso e todas as câmaras legislativas problema do orçamento acaba.

  8. Mas que merda, o bozo não disse que quer drogados portando armas, só disse o óbvio, que pessoas que pegam porte não são usuárias, por isso, exigir que 1000 façam teste por 1 que usa drogas é burocratizar e encarecer o procedimento. No fim, esta merda deve vir de algum senador dono de laboratório, pq esses exames são caros e poucos laboratórios fazem. O país desgraçado.

  9. Com esse "projeto", todos os traficantes de drogas, psicopatas, assassinos e latrocidas vão parar de usar drogas pra continuarem matando ou vão parar suas ilicitudes, entregar as armas e entrar para a Igreja????? AHAHAHAHAHAHAHAHAHHA

  10. Também concordo plenamente que um viciado em drogas não possa ter o porte de armas mas isso para esse tipo de gente não tem a menor importância, eles as conseguem por vias ilegais. Também concordaria que pessoas do estopim curto, como o Bolsonaro, por exemplo, não poderiam fazer uso de armas; para isso teria que ter um outro tipo de exame para ver se o indivíduo não é um psicopata. Estão de acordo?

  11. Os senadores estão certos. O Bozo, como sempre, está errado. A única vez que ele esteve certo foi quando ele reconheceu que bozista não é gente!

    1. Oba. Mais uma jumentinha! Hoje estou com sorte. Zurra, romulinha, zurra!

    2. 🇧🇷 José seu Zé ruela, vira bosta bom é quando o cachaceiro, ladrão, corrupto, assassino lula roubava descaradamente o país levando o desemprego a vinte milhões de brasileiros. 🇧🇷 Vai fazer tua manifestação em favor do capeta seus satanistas.

    3. Kkkkkkkk. Estou acumulando Jumentinhas para a minha criação. Consegui capturar mais duas. Daqui a pouco exporto o couro delas para a Ásia. Eles vão adorar...

    4. Não é gente um otário que pensa igual você, e inverte boas idéias tanso ,petralha doente.

    1. Isso seria o ideal.Mas quem fiscalizaria? E como? Essa exigência do toxicológico a cada 3 anos, é inócua. Ninguém vai fazer o exame com droga ou álcool no sangue. Já disseram isso por aqui com detalhes. Em 24h não detecta quase nada.Em 48 nada mais.E no resto do tempo? Não adianta burocratizar ainda mais e penalizar o cidadão consciente, com incômodos e despesas e não obter resultados práticos.A não ser que seja só p/obstruir iniciativa do Governo,sabotar a agenda de JB e dar emprego p/espertos.

    1. 🇧🇷 Vai na boca de fumo e avisa ao traficante sua besta

  12. Podríamos aproveitar a polêmica supostamente bem intencionada, para pedirmos que o uso de droga volte a ser crime de verdade, a dar cadeia, porque prática de crime ser punida com palestrinha é uma palhaçada esquerdista! Traficante só vende para quem compra, então os dois são criminosos e cúmplices.

  13. Impressionante a_ falta de caráter! É claro que não é recomendável que usuário de droga compre arma, por mim seriam proibidos até de respirar! O problema é que a regra esquerdista obriga quem não é drogado a gastar dinheiro para provar que não é drogado!

    1. Sua análise foi clara. Sempre os prejudicados são os brasileiros do bem .

    1. A diferença será talvez que para ela esteja faltando para preencher o espaço vazio.

  14. Bolsonaro tem razão. Quem se submete as condicionantes do Estado não precisa de exame toxicológico; mesmo porque, tem como evitar de ser pego no exame.

  15. Quero minha Glock e minha AK-47 bem baratinhas, viu? Tem que liberar e baixar o preço. Ou então faz o bolsa-treisoitão. Valeu?

  16. Só sei que no final dos anos 80 entreguei três armas na PF ali da Barra Funda. Decisão minha da qual não tenho o menor arrependimento. Até hoje pela manhã não havia recebido a mixaria que de acordo com o MJ seria paga àqueles que devolvessem armas espontaneamente. Na dúvida tenho os protocolos até hoje!! Aceito o pagamento com correção, logicamente.

    1. Na época me sentia seguro. Periodo militar tinha (infelizmente) terminado há pouco, mas ainda havia um cenário de segurança. Hoje, com essa epidemia da esquerda apoiando esses FDP's de Maduro, Cuba, Evo e outros narcos, estou reconsiderando!!

  17. São longas décadas de controle estatal sobre armas de fogo. Cada vez com mais centralização e proibição. O modelo vindo do Império foi sendo copiado e com os petralhas, potencializado, para poder melhor dominar eventual "contra-revolução" ao modelo bolivariano-lulista. A posse e o porte de arma no Brasil, carrega esse estigma, essa defeito legislativo e essa insegurança dos governantes, que faz entender ser uma concessão, um favor ao cidadão, ter uma arma para sua defesa.

  18. Aos poucos a verdade vai se sobrepondo ao discurso esquerdófilo, alimentado pelo combustível dos equivocados e românticos pacifistas. Perguntem ao leão por que ele não é destroçado pelas hienas.

    1. Três a seis anos de cadeia por portar um mero .38 ou até algo de menor calibre, você acha pouco?

    2. Eu concordo com o porte de arma, mas para isto teriam que endurecer a lei contra arma ilegal.

Mais notícias
Assine agora
TOPO