Theo Marques/FramePhoto/Folhapress

Ao arquivar inquéritos de Cabral, Toffoli beneficiou políticos, desembargadores, ministros do STJ e TCU; saiba quem são

16.09.20 14:10

Ao arquivar as investigações abertas pelo ministro Edson Fachin com base na delação de Sérgio Cabral, Dias Toffoli beneficiou ministros do Superior Tribunal de Justiça, do TCU, desembargadores, senadores, deputados, como o tucano Aécio Neves, e um ex-procurador-geral do Rio de Janeiro.

As revelações do ex-governador, como mostrou Crusoé, anteciparam parte das acusações de Orlando Diniz sobre pagamentos para escritórios de advocacia com o objetivo de influenciar decisões no STJ. O ex-governador também detalhou como Diniz se valeu de dinheiro da Fecomércio para pagar um “mensalinho” a três ministros do TCU.

Cabral ainda narrou o pagamento de propina pelo empresário Fernando Cavendish, da Delta Engenharia, ao ex-presidente do TJ-RJ, o desembargador Luiz Zveiter.

Sobre a classe política, Cabral detalhou a compra do apoio político dos senadores do MDB ao PT nas eleições de 2014 e contou como “adquiriu” o apoio do PSD de Gilberto Kassab e do Solidariedade de Paulinho da Força com dinheiro do Grupo J&F e da Odebrecht.

O tucano Aécio Neves é outro que aparece nos anexos entregues por Cabral. Além de repasses financeiros para Aécio, Cabral diz como ajudou a arquivar uma investigação contra ele na Polícia Civil do Rio.

Abaixo os casos narrados por Cabral que não serão mais investigados graças à decisão do ministro Dias Toffoli de arquivar os inquéritos:

Compra do apoio ao PT

Fato relatado: Compra de apoio político de senadores do PMDB por parte do PT nas eleições de 2014 mediante a utilização do Grupo J&F.

Agentes políticos/públicos envolvidos: Senadores da República Renan Calheiros, Jader Barbalho e o ministro do TCU e ex-senador da República, Vital do Rêgo.

Agrados milionários a senadores do MDB

Fato relatado: Contribuições financeiras no valor de 30 milhões de reais realizadas por Sérgio Cabral aos senadores do PMDB nas eleições de 2014 a partir da estrutura de arrecadação de valores indevidos de Eduardo Paes.

Agentes políticos/públicos envolvidos: Senadores da República Renan Calheiros e Jader Barbalho, o ministro do TCU Vital do Rêgo e o deputado Pedro Paulo Carvalho Teixeira. Senadores da República Valdir Raupp, Eunício de Oliveira, José Sarney e o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes.

Compra de ministros do STJ

Fato relatado: Compra de ministros do STJ para obtenção de decisões favoráveis para a manutenção da gestão de Orlando Diniz à frente da Fecomércio

Agentes políticos/públicos envolvidos: Ministros do STJ Humberto Martins e Napoleão Nunes Maia. Ex-ministro do STJ Cesar Asfor Rocha.

Compra do ministro Cedraz

Fato relatado: Compra do ministro do Tribunal de Contas da União Aroldo Cedraz para a proteção dos interesses da gestão de Orlando Diniz à frente da Fecomércio/Senac/Sesc-RJ

Agente político/público envolvido: Ministro e ex-presidente do TCU, Aroldo Cedraz.

Compra dos ministros Vital do Rêgo, Bruno Dantas e Raimundo Carreiro

Fato relatado: Compra dos ministros do Tribunal de Contas da União Vital do Rego, Bruno Dantas e Raimundo Carreiro para a proteção dos interesses da gestão de Orlando Diniz à frente da Fecomércio/Senac/Sesc-RJ.

Agentes políticos/públicos envolvidos: Ministros do TCU Vital do Rêgo, Bruno Dantas e Raimundo Carreiro.

Compra de ministros do TCU para endossar obras no Rio

Fato relatado: Compra dos ministros do Tribunal de Contas da União Aroldo Cedraz e Valmir Campelo como forma de garantir a regularidade das obras realizadas no Rio de Janeiro.

Agente políticos/públicos envolvidos: Ministro do TCU Aroldo Cedraz e o ex-ministro do TCU Valmir Campelo.

Favor na CPI

Fato relatado: Compra do senador da República Vital do Rego e do deputado federal Odair Cunha na CPMI da Operação Monte Carlo que investigou Carlinhos Cachoeira.

Agentes políticos/públicos envolvidos: Ministro do TCU e ex-senador da República Vital do Rêgo e o deputado federal Odair Cunha.

Pagamentos para Luiz Zveiter

Fato relatado: Fraude na licitação do anexo central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e pagamentos de valores indevidos ao desembargador Luiz Sveiter.

Agente político/público envolvido: Desembargador Luiz Zveiter

Farra dos Guardanapos

Fato relatado: Compra do arquivamento do inquérito civil da “Farra dos Guardanapos” em troca da nomeação como desembargador no TJ/RJ do procurador Marcos Chut, bem como do procurador Sergio de Azeredo, com a intermediação do procurador-geral de Justiça Marfan Vieira.

Agentes políticos/públicos envolvidos: Ex-procurador Marfan Vieira, desembargadores Marcos Chut e Sérgio Nogueira Azeredo e o ex-governador Luiz Fernando Pezão

Compra de apoio de Kassab

Fato relatado: Compra de apoio político do PSD de Gilberto Kassab pelo PMDB para as eleições estaduais no Rio de Janeiro no ano de 2014 mediante utilização do Grupo J&F e da Odebrecht

Agentes políticos/públicos envolvidos: Senador Arolde de Oliveira, Gilberto Kassab e Luiz Fernando Pezão

Compra do apoio do partido Solidariedade

Fato relatado: Compra de apoio político do Solidariedade do deputado Paulo Pereira da Silva pelo PMDB para as eleições estaduais no Rio de Janeiro em 2014, mediante utilização do Grupo J&F e da Odebrecht

Agentes políticos/públicos envolvidos: Deputado Paulinho da Força e Aureo Lídio Ribeiro. Ex-governador Luiz Fernando Pezão

Compra de apoio do senador Romário

Fato relatado: Compra de apoio político do senador Romário no segundo turno das eleições do estado do Rio de Janeiro em 2014 por 5 milhões de reais.

Agentes políticos/públicos envolvidos: Senador Romário e o ex-governador Luiz Fernando Pezão

Repasse para o deputado Pedro Paulo

Fato relatado: Compra do alvará de funcionamento do hotel Nacional pelo empresário Marcelo Limírio mediante doação oficial de 200 mil reais para a campanha do deputado federal Pedro Paulo à Prefeitura do RIo de Janeiro, em 2016

Agentes políticos/públicos envolvidos: Deputado Pedro Paulo e o ex-prefeito Eduardo Paes

Arquivamento de investigação a pedido de Aécio Neves

Fato relatado: Interferência para o arquivamento de investigação criminal em face de Dimas Toledo a pedido de Aécio Neves na Polícia Civil e no Ministério Público do Rio de Janeiro.

Agentes políticos/públicos envolvidos: Deputado Aécio Neves, ex-chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, e ex-procurador-geral Marfan Vieira

Dinheiro para Aécio Neves

Fato relatado: Contribuições financeiras feitas para Aécio Neves e operadas por Oswaldo Borges em 2014

Agente político/público envolvido: Deputado Aécio Neves

Atuação de operador de Aécio Neves

Fato relatado: Atuação do operador Dimas Toledo em benefício de Aécio Neves no setor energético, inclusive na obra da Usina Santo Antônio em Rondônia

Agentes políticos/públicos envolvidos: Deputado Aécio Neves e Dimas Toledo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Brasil precisa urgente de um choque de moralidade, isso que o Felipe vem falando a tempos, nao dá mais pra aceitar esse eterno acordão entre os podres poderes com diria o Caetano assim de braço cruzado... LAVA TOGA JÁ!!!

  2. Esse LIXO HUMANO não tem condições de reciclagem.Perderam a sintonia com a verdade.Não tem ética e se aliaram na promiscuidade de interesses devassos. Uma escória que precisa da fortuna para manter o poder. Juntos roubam,traem e matam a Saúde, a Educação e as aspirações de um povo inerte. Que sejam felizes!

  3. Socorro Miguel Reale Junior, Janaína Paschoal, Joyce Hasselmann, Marcel Van Hatten, Roberto Livianu, Modesto Carvalhosa, e outros próceres da democracia brasileira, impeachment de Toffoli já!

  4. Esse Tóffoli e seus 10 comparsas são uma vergonha para o Brasil e o mundo. O crime organizado está no Congresso e no Judiciário, um protegendo o outro e o povo e o Pais que se dane. Uma tragédia monumental.

    1. FORA Toffoli Gilmar Lewandowski MAMello cmelo Morais Carmen Weber Barroso Fachim Fux Petralhas imundos,Destruidores da Justiça da Ordem ero Progresso!!

  5. O essetêefe é a vergonha nacional, principalmente na pessoa de seu ex-presidente Dias Toffoli. Em meus 74 anos de vida, nunca via uma corte tão contra os interesses do País, como a atual. Vergonhoso.

  6. É o famoso espírito de corpo (ou de porco) que prevalece nos altos escalões da política e do judiciário. Ao povão a lei, aos privilegiados as benesses que o poder oferece. Me digam o que vale O TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI escrito na CF?...

  7. O Raio-X da Orcrim finalmente expos seu mentor : José Sarney! O Supremo desqualificado logo tratou de esconder o Sol com a peneira Javanês.

  8. Mas então, como é que fica? Quando é que o Presidente com o total apoio da FFAA vai promover uma limpeza (melhor seria usar a palavra desratizar) na "suprema corte". Esse canalha que assina Toffoli e mais as dez outras ratazanas que lá estão tem que ser removidas a pontapés. Até quando o Brasil que presta vai aguentar?

    1. Se o Presidente remover esses vagabundos de lá, certamente as regras irão mudar. Não serão esses nomes que vc mencionou, Ilvio. E sim juizes de verdade, com notório saber, apartidários, com mandato definido e principalmente, que acreditem em Deus e amem o Brasil. Me aponte um sequer dos que lá estão com essas qualidades. Ali temos quem beija pés, está grudado no saco do Carniça, primo de impichado, corrupto, filho de amiga de defunta e dois pederastas. Tá bom, né?

    2. Vão ser removidos e substituídos pelo André Mendonça, Augusto Aras, Jorjinho e Cia? O fundamental é mudar a forma de escolha dos ministros, que devem ,obrigatoriamente, ser juízes com prazo de mandato e quarentena de 24 meses na saída. A sabatina no senado é uma tragicomédia subordinada a interesses “políticos”

  9. Um cara sujo este amigo do amigo do meu pai, um sinistro da suprema corte, salvando bandidos, ladrões confesso!!!! Que tristeza, e não podemos fazer nada, mas vou comentar que cara mais sujo desta nação, fora o ex presidente presidiário que este maligno soltou....

  10. Toffoli câncer de uma nação... Até quando as instituições vão continuar tolerando esse amigo do amigo do Papai, a continuar a fazer barbaridades...

    1. faltou no seu comentário o outro cancer da nação. GILMAR MENDES

  11. Não à toa, o 2 italiano do STF É FESTEJADO PELA MÁFIA NO VÉRTICE: suas decisões salvaram a pele e enterraram os puritanos como S. M. E D. D.

  12. Esse analfabeto desse Toffoli apenas está protegendo seus iguais. Nossas leis precisam ser revistas para evitar que “juízes” do STF sejam escolhidos e sim concursados e acabar com a vitaliciedade. Deveria ser o topo da Magistratura. Essa decisão do Toffoli tem que ir a plenário. Reaja Presidente Fux!!! Paute logo essa aberração.

  13. PC. Parabéns à Crusoé. Pena que os bandidos sempre vencem na pornochanchada que é o Brasil. Enquanto isso, Globo quietinha.

    1. Como???? O PGR concordou com aludidos arquivamentos... Tóffolli e Aras desautorizaram o Ministro Edson Fachin, deixando-o muito mal nessa estória, pois Fachin chancelou a delação de Sérgio Cabral e remeteu as informações prestadas para apuração, as quais foram todas arquivadas...

  14. Como reverter essa situação onde a organização criminosa comanda os poderes do Brasil ??? Como recuperar o Brasil??? Tem jeito???

    1. Antonio, voto o cacete!!!! Tem mais é que remover essa corja de lá. Retira e nomeia juizes de verdade e com notório saber. Não esse monte de estrume que lá se encontra.

  15. O maior culpado de toda essa mazela se chama: SENADO FEDERAL Nosso senado é omisso e cúmplice! Cobremos nossos senadores todos os dias pois estão calados.

  16. Canalha mor, protegendo a cavalhada.canalhada. Terra sem dono..Uma granada na boca de cd CANALHA., e um foguete no rabo do Coelho.

  17. O que será que o ministro alegou pra arquivar tudo isso ? Pode simplesmente arquivar sem nenhuma justificativa ? Só pelo fato de estar no STF , pode arquivar qualquer processo simplesmente por querer ?

    1. Justificativas há aos montes é para todos os gostos, é só escolher... O único que poderia criar contrapontos a indigitados arquivamentos seria o PGR que anuiu... Vá se saber por quê....

  18. O poder judiciário é CORRUPTO , podre e fisiológico . O representante máximo desse poder é o sr Toffoli . Tai outra grande organização criminosa a ser investigada...mas duvido muito disso.

    1. Cabe ao Senado investigar os ministros do STF mas a maioria dos senadores tem rabo preso

    2. No nosso ordenamento jurídico isso é impossível...

  19. Essa situação explica muita coisa. Toffoli é um penetra na corte máxima. Um vagabundo que não estudou o suficiente para passar em um concurso. Conseguiu subir na vida praticando o toma lá da cá. Certamente vai vender caro tudo o que está fazendo agora. VERGONHA !

    1. Pior, eles mesmo, o STF, impede a RFB de verificar suas variações patrimoniais e, mais, para a PF investigar um ministro somente com autorização do próprio STF, qual seja, deles... Pronto, estão perfeitamente blindados, pois seu Órgão controlador, o Senado Federal, tá na mão, pois se atrever a exercer seu múnus nesse sentido o STF, em contrapartida, faz tramitar processos, informações que estão dormitando em berço esplêndido... Que sinuca...

    1. Em quem confia! as autoridades no Brasil é uma vergonha! lena

  20. Crusoé vocês tem a obrigação moral de colocar todos os dias o resumo dessa matéria. Mais ou menos assim: Fazem xxx dias o STF arquivou a delação de Sérgio Cabral prejudicando o povo Brasileiro. A xx dias o inquérito da delação premiada de Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro contra o ministro do STF está parada. A xxx dias o ministro do STF censurou e perseguiu pessoas num inquérito do fim do mundo. O ministro xxxxx já concedeu xxx habeas corpus. A xxx o STF proíbe a policia a entrar em comunidades

  21. Faltou só dizer que o canalha do Toffoli estava em uma das caixas. Ou porque agiu desta forma, beneficiando um bando de ladrões??

  22. A PF terá de retomar do zero todas essas maracutaias... PF não desanime, nós confiamos no teu trabalho, mesmo que o judiciário o engavete posteriormente... Só para registro, os ministros do STF, por lei, deveriam ter, por critérios admissionais, notório saber jurídico e ilibada conduta... Pergunta que não cala: O amigo, do amigo, do meu pai comprovou tais condições???

  23. A escolha desses "supremos" se não for modificar continuaremos 200 milhões pagando.impostos para serem tratados como idiotas ou cidadãos de segunda categoria nascidos para serem pisados por.coturnos e humilhados por decisões iguais a essas. Basta e acordem ou nossos filhos e netos herdarão um país de castas.

  24. O único que se deu mal foi o Sérgio Cabral. Deve ter feito uitos inimigos. Sem justiça na Pátria amada, salve, salve...

  25. É inconcebível, impressionante, acachapante, chega a ser aterrorizante, um moleque, um corvo marginal azarento, chegar a ocupar um cargo de tal relevância numa função tão decisiva do Estado!!!!!! Isso é uma afronta ao país e à civilização, isso é uma escandalosa aberração!!!!!! É um fato escabroso!!!!!!

    1. Só falta a facção criminosa, em acréscimo, abrigar mais um ""taras"" qualquer!!!!!!

  26. Absurdo isso, como o Toffoli pode sair ileso disso, precisamos tomar uma providencia. Para mim todos os casos decididos monocraticamente pelo toffolo estao sobre suspeitas, e so a luz e transparencia da re analises de todos os casos para ver se mais atos como esses foram tomados, nao e a toa que ele foi colocado ali pelo PT. Tem que investigar tudo.

  27. Toffoli deu um espetacular exemplo ao PCC e outras facções.Cabe ao Presidente Fux solicitar visto e colocar em plenário imediatamente. É o mínimo que esperamos. Se não fizer é porque é da mesma laia.

    1. Não se iluda. Pode não ser um excremento como o que está sendo substituído, mas não chega a ser tão cândido assim...

    1. Não se iluda, Bruno, são cúmplices, é um jogo de cartas marcadas

  28. Alguns ministros do STF estão trabalhando duro pela impunidade. Eles fazem parte do braço jurídico do “sistema”. Acho que não preciso citar nomes.

  29. Será que eles vão conseguir encobrir todas essas denúncias? Só as FFAA nos salvarão. Socorro exército Brasileiro, por favor nos ajudem.

    1. Não podemos contar com as forças armadas, pois estão apoiando todos os erros de Jair Bolsonaro. Somente o povo na rua novamente pode mudar alguma coisa.

  30. Absurdo mandar arquivar esses fatos que mostram mais uma vez a face destes ladrões, corruptos, assassinos por via indireta. Onde está a justiça no Brasil? Onde iremos parar ante tanta corrupção e diante de tanta proteção aos maiores gangsteres?

  31. Depois que a Lava-Jato nos mostrou como funcionam as engrenagens entre os 3 Poderes não tem mais como parar. É de arrepiar, o Brasil tem que ser passado a limpo. A Pandemia está dando fôlego para eles mas agora vem as Eleições e vamos continuar. OBrasil precisa dar um cavalo de pau porque no rumo que está não dá mais, está insuportável. Parece que tudo conspira contra o Povo honesto e trabalhador ...

    1. Adrianus, quem plantou isso que está aí, usava vestimenta verde oliva.

    2. o pior golpe que o Brail sofreu foi o tal "Diretas Já " e suas consequências . Os 3 Poderes constituídos ,dependentes e nada harmônicos , maquinando a destruição do país a favor dos seus próprios interesses . Temos que bisar 1964! Último e necessário recurso.

    1. Sem querer extrapolar do rito processualístico do STF disciplinado pelo CPC , Regulamentos Internos e Constituição , se alguma instituição civil ou partido político pedisse desarquivamento ante fato novo , quem sabe não haveria maneira de nova apreciação ? De plenário ? Fato novo : acredito que ante tantos fatos delituosos algum deva ter escapado ... Era só pedir juntada e desarquivamento ... kkkkkk

    2. Paulo, fiz uma pergunta muito parecida com a sua, só não apareceu ainda nos comentários. Seria interessante que houvesse uma maneira de retomar tais inquéritos.

  32. PQP!!! Não é possível que uma figura como esta engavete tudo isto sem que haja uma reação de alguém de dentro do judiciário contra este estupro cometido com a justiça e o povo Brasileiro. Enquanto o judiciário estiver bichado assim não há esperança de melhora no país!

  33. PQP!!! Não é possível que uma figura como esta engavete tudo isto sem que haja uma reação de alguém de dentro do judiciário contra este estupro cometido com a justiça e o povo Brasileiro. Enquanto o judiciário estiver bichado assim não há esperança de melhora no país!

  34. É, não tem jeito mesmo. Com um "stf" dando proteção a todo tipo de roubalheira e os demais poderes aplaudindo, só uma revolução que eliminasse tudo isso aí. Mas daí o povo elege uma nova safra de ladrões que vão nomear um novo judiciário podre. Difícil resolver pacificamente.

  35. Não podemos mais ficar de braços cruzados, esperando que esses corruptos de togas, continuem acobertando essas safadezas desses políticos, gente, onde isso vai parar? Por favor, par3m o mundo, que quero descer. SOCORRO!!!

  36. Gravíssima a decisão do Toffoli que tem que ser responsabilizado criminalmente pelo Senado, com a perda do cargo de ministro que exerce. Cabe aos Juristas e partidos levar a iniciativa, sob pena de mais uma grave decisão ao Brasil de uma ministro do STF.. chega de impunidade!!

    1. Só há um jeito de se livrar de um sinistro do STF: com o aval do Senado. Mas resta um probleminha. Quem tem coragem de por o guiso no rabo do Toffoli, digo, do gato?

    2. O único jeito de eliminar esse aborto é com o aval do Senado. A pergunta que incomoda é: quem colocará o guiso no rabo do Toffoli, ddigo, do gato?

  37. Enquanto o brasileiro continuar sendo o povo mais tolerante do mundo com essas barbáries, nada irá mudar. Tenho esperanças ainda que a internet contribua para criação e fortalecimento de grupos populares bem intencionados, sem interesses próprios que não seja viver uma vida mais justa nesse país.

  38. Esse Fachin também é bem frouxo. Deixar esse tofoli fazer o que quer. Juizes de porcaria que se calam diante dos fatos. O Judiciário do Brasil está podre. Não tem maus jeito. Até os militares se enfiaram nessa lama e não tem mais volta.

  39. O ministro só fez coisa errada enquanto atuou, está prestes a sair nem se limpar na saída ele se limpa. S A F A D O Tribunal Federal

  40. Aqui temos muitos bandos que protegem mutuamente, como esse STF, mais o congresso, e esse governante, dá pra ter alguma esperança? Nunca.. Adianta votar?

  41. Estamos longe de tirar esse país da lama.... a gama de pessoas envolvidas é enorme. Quando conseguiremos mudar esses corruptos do governo e juízes envolvidos neste mega esquema?

  42. Somos bem trouxas. Eles deitam e rolam com o dinheiro publico. Nenhuma reação do pagador de impostos. O que mais precisa pra esse povo se indignar? Chegamos no fundo do poço. Teria que zerar e começar tudo de novo. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. É isto irmão, não salva um, todos envolvidos. Desta vez entendi porque o desespero de candidatos para se eleger nas eleições:-desde vereadores, deputados estaduais, federais e senadores ( observada as exceções e claro). Os envolvimentos dos menbros dos tribunais de contas dos estados e da união, membros do judiciário , prefeitos, governadores e os operadores envolvidos neste satélite. Nao sou que estou falando, está escritos nas imprensas e revistas séria deste país.

    2. O adevogado que não passou na prova para ganhar a carteirinha, por várias vezes, teve suas razões. Isso é democracia!?!?!?

Mais notícias
Assine
TOPO