Ricardo Stuckert/PR

Angola, Odebrecht, Lava Jato e a visita de Lula

26.08.23 07:47

Ao passar por Luanda, em Angola, nesta sexta, 25, o presidente Lula encontrou-se com o presidente angolano, João Lourenço (foto), e discursou contra a fome e a desigualdade.

A concentração de riqueza tem aumentado cada vez mais. Cada vez mais, o 1% tem mais riqueza e cada vez mais os 50% mais pobres estão cada vez mais pobres. Espero convencer a humanidade a se indignar contra a desigualdade“, disse Lula.

O discurso não caiu muito bem entre alguns angolanos, para os quais o presidente Lula tem alguma responsabilidade pela atual situação de Angola, com a perpetuação da fome e da desigualdade.

A relação entre o Brasil e Angola durante os dois primeiros mandatos de Lula não foi saudável para os angolanos“, diz a ativista e pesquisadora angolana Laura Macedo, de Luanda.

Nesse período, apoiando-se na influência de Lula, a empreiteira Odebrecht fechou diversos acordos para construir obras no país, então governado pelo presidente José Eduardo dos Santos, amigo do brasileiro. “Empresas estrangeiras como a Odebrecht ganharam muitos contratos, mas quem enriqueceu foram algumas pessoas ligadas ao PT e ao Movimento pela Libertação de Angola, o MPLA, o partido governista. Enquanto isso, os angolanos seguiram sofrendo com as mesmas desgraças“, diz Laura Macedo.

O atual presidente, João Lourenço, também é do MPLA, que governa o país há décadas. Lourenço foi escolhido por José Eduardo dos Santos para a sua presidência. Embora tenha começado o seu mandato com um discurso contra a corrupção, tem revelado as mesmas práticas do antecessor. Em um dos depoimentos dados por Monica Moura, esposa do marqueteiro João Santana, para a Lava Jato, ela afirma que, em 2012, pagou 15 milhões de dólares para a agência de publicidade Orion, que tinha João Lourenço como um dos seus sócios. O MPLA então estava em plena campanha para a presidência. A Orion, aliás, era controlada por Ana Dias Lourenço, a esposa do atual presidente. A origem do dinheiro era o MPLA e a Odebrecht, que precisava remunerar os oligarcas após ganhar seguidos contratos no país. “Eu posso dizer que 80% das obras em Angola [são da Odebrecht]. A Odebrecht é praticamente a dona de metade do país. Eles têm minas de diamante, em parceria com o governo. Então, para manter o presidente José Eduardo dos Santos, era um grande negócio“, disse Monica Moura para a Lava Jato.

A corrupção em Angola não beneficiou o povo, obviamente, mas sim os oligarcas do MPLA, como José Eduardo Santos e o atual presidente, João Lourenço. “Em Angola, os membros do MPLA é que integram o grupo de 1% mais ricos“, diz Laura Macedo.

Para um país reduzir a fome e a desigualdade, em primeiro lugar, é preciso combater a corrupção, mas esse assunto está fora da agenda de Lula.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quanto tempo perdido! Quanto dinheiro nos será roubado desta vez? Lula nunca trará progresso ao Brasil devido aos malditos petistas e esquerdalhas que, qual moscas varejeiras em torno da merda, ficam zumbindo (bajulando) o descondenado e que o apoiam mediante concessão de nacos podres dessa tragédia brasileira protagonizada pelos corruptos Lula/PT e Bolsonaro/comparsas. Viva a Lava Jato. Impeachment de Lula já! Lula, vc e o BNDEs têm q trabalhar só para os brasileiros, é para isso q vc é pago.

  2. Lógico, alguém tem Alguma dúvida que ele mudou? Ele quer muito mais, e todos lavajatistas na cadeia.. o que me intriga é que eles sabiam que iria acontecer a mesma coisa aqui como foi na Itália.. e estão todos calados porque?

  3. Esse Lula é um crápula desavergonhado. Por falar em diamantes, por onde anda a Rose Noronha? Aquela que levava diamantes para a Europa.

  4. É triste saber que os eleitores de Lula nem saibam dessas falcatruas que o seu Pai dos Pobres faz por aí. Não sabem dos beneficiados com suas malandragens. Só saber, com informações erradas, que Lularápio foi supostamente preso injustamente. Deus abra a cabeça dessas pessoas!!! Que seja desmontada toda a farsa.

  5. LÁ SE VAI O DINHEIRO DO BHURRO POVO BRASILEIRO PARA OUTRO PAÍS GOVERNADO POR DITADORES. FAZ O "L".

  6. Pelo jeito, o Lula quer voltar às velhas práticas. Será que vão criar novas campeãs nacionais pro novo PAC e pra obras em Angola? Com essa turma nada sai sem um agrado 'por fora'

Mais notícias
Assine agora
TOPO