Divulgação

‘Agenciamento de negócios’ de ex-diretor da Aneel no centro de operação da PF

22.11.19 15:52

Aberta por Edvaldo Alves de Santana depois que deixou de ser diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (foto), a empresa Neal Negócios de Energia está no centro da Operação Elétron, realizada nesta sexta-feira, 22, pela Polícia Federal. Criada em sociedade com Luíza Maria Campos Lustosa, mulher de Edvaldo, em 2014, a Neal não tem nenhum funcionário registrado. Como empresa de “agenciamento de negócios”, recebeu pagamentos de companhias cujos processos foram julgados por Santana na Aneel.

A evolução patrimonial incompatível com os rendimentos de Edvaldo, após a saída da Aneel, o fez entrar no radar da Polícia Federal e do Ministério Público. A PF aponta que, de 2010 a 2013, quando ocupava cargo de direção na agência reguladora, Santana teria ajudado a reduzir em 12,9 milhões as multas de empresas do setor de energia, contrariando os pareceres da área técnica da agência.

Somente em 2014, apontam as investigações da Elétron, 75% do total recebido pela Neal veio da Renova Energia, companhia que teve 14 processos administrativos na Aneel nos quais Santana atuou entre 2010 e 2013. A Renova repassou 187,7 mil reais para Santana em 2014. Procurada, a empresa ainda não retornou o contato da reportagem para se pronunciar sobre os pagamentos.

O padrão se repetiu com outras companhias, como a AES Uruguaiana Empreendimentos (37,6 mil reais), Santa Fé Energética (5,2 mil reais) e até a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (27,9 mil reais).

Outro ponto que chamou a atenção dos investigadores foi a movimentação financeira atípica do ex-diretor, da mulher e a empresa de ambos. Em 2015, os saques em dinheiro das contas da Neal somaram 232,4 mil reais. No ano seguinte, a mulher de Santana recebeu 681 mil reais do negócio familiar. O valor equivale a 65% de todos os recursos que saíram da empresa naquele ano, segundo as investigações.

No caso do ex-diretor, além de ter um acréscimo de quase 300% nos depósitos feitos em sua conta, Santana recebeu grande parte dos valores de forma fracionada, não declarou alguns depósitos e destinou a maior parte dos recursos recebidos entre 2014 e 2015 para previdência privada e saques em cartão. O padrão difere dos gastos que o ex-diretor fez em seu anos na Aneel. Entre 2011 e 2013, grande parte do que recebeu foi usada no pagamento de aluguel.

Santana alegou a Crusoé que recebia da Renova pela sua função de diretor da Brasil PCH. A empresa tinha a Renova como sócia. O ex-diretor da agência disse que ainda não tomou conhecimento das investigações e que, desde que deixou a agência, fez “pareceres técnicos” para companhias do setor elétrico. Ele contou que estava viajando e voltou hoje a Brasília, e acrescentou que deve ir prestar esclarecimentos à Polícia Federal na segunda-feira, 25.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bolsonaro se engana! Ñ tem hiena nisto, tem lobos. Onde tem sujeira, bandidos de carteirinha, tem o Maranhão. O querido Maranhão do Dino, o comunista. O Sarney: o comunista e salafrario. O lobão, rebaixado a hiena pelo povo brasileiro.

  2. O conceito de agência reguladora é ótimo. O estado privatiza tudo que a iniciativa privada faz melhor. As agências regulam a atividade para evitar monopólio ou excesso de margem e a qualidade do serviço prestado. O pior que pode acontecer, aconteceu nos governos lulopetistas. Aparelharam as agências para a corrupção. Lamentável!

    1. A lei que criou as agências é muito boa, desde que seja obedecida. Não foi e o ministério público passou batido. Deu no que deu.

  3. Agências Governamentais pra agenciar propinas e auferir vantagens indefensáveis, contra a população!!! É só olhar os dirigentes, escolhidos a dedo!!! Corruptos!!! Todos envolvidos com negociatas escusas , contra os interesses de todo um País!!! Favores aos grandes interesses corruptos e pisando sem dó na população!!! Decisões indecorosas, mas...... com pareceres “técnicos” que são um deboche!!! Nojentos

  4. AGÊNCIAS REGULADORAS SÃO ANTROS DE CORRUPÇÃO !! SÓ SERVEM PARA ACOMODAR INDICADOS DE EMPRESAS E AUTORIZAR AUMENTOS DE TARIFAS

    1. Comissão pra custear campanhas dos corruptos, legislativo e executivo... Todos!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO