Acusado de rentista, Guedes diz que queria ter sido professor
Acusado de rentista e de banqueiro, o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), chegou a ganhar aplausos na sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara desta quarta-feira, 3, ao relembrar a sua carreira antes de ir ao governo. Guedes recordou que além de ter sido um dos fundadores do banco Pactual, o que...
Acusado de rentista e de banqueiro, o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), chegou a ganhar aplausos na sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara desta quarta-feira, 3, ao relembrar a sua carreira antes de ir ao governo.
Guedes recordou que além de ter sido um dos fundadores do banco Pactual, o que foi usado pela oposição para atacar o ministro, também criou cursos e empreendimentos na educação, em sua carreira.
"Não gostaria de ser classificado como rentista", pediu o ministro, lembrando que quando voltou ao Brasil depois de estudos na Universidade de Chicago, sua intenção era ser professor. Mas não conseguiu, devido ao ambiente ideologizado nas instituições de ensino superior.
"A vida não é fácil para quem não anda em bando", afirmou, referindo-se aos grupos de políticos em que segundo ele se divide a comunidade acadêmica.
Antes, na mesma audiência, Guedes criticou o Plano Real do governo Fernando Henrique por não ter atacado o desequilíbrio dos gastos do governo, na sua visão. A omissão tornou o Brasil o "paraíso dos rentistas e o inferno do empreendedor", graças aos juros altos necessários para o governo tomar dinheiro emprestado e financiar seus gastos, disse o ministro.
Foi uma estocada em economistas que participaram do plano e foram seus rivais na comunidade acadêmica, como André Lara Resenda, Pérsio Arida e Edmar Bacha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jorge
2019-04-04 12:00:51Vários economistas dizem o mesmo sobre o plano real. Acredito que o ministro abomina o oligopólio dos bancos brasileiros (nos USA, são mais de 4 mil bancos): temos 5 ou 6 bancos que dominam o mercado!!! Lucram absurdos com as crises econômicas nacionais, com taxas de juros extorsivas (3, 4, 5% ao mês)!!! Sobra para os bancos estatais, financiarem a economia (cidadãos e empresas); os bancos privados não arriscam nada; mais carga tributária elevada, poupança interna ridícula.
Nilo Wander O Aguia
2019-04-03 20:08:24Quanto a um tal PAU-DE-BARRACA. Apenas um lembrete ao muito qualificado comentarista JOSHUA: Concordo que um vento mais forte pode mesmo virar a atual merda, principalmente após ver o ridiculo samba de breque que tem virado o atual desgoverno, com tanto disse não disse, vai e vem, ti-ti-tis e nhem-nhem-nhens... MAS, pulando a parte em que, eterno otimista, ainda torço por um milagre quanto ao nosso Capitão, convenhamos que nem o próprio PT chutaria o tal PAU... Pois, nos RESTARIA O MOURÃO, né?
Massaaki
2019-04-03 19:43:44Absolutamente certo. E tem mais ele fundou o Instituto Millenium. O IBMEC, o JGP, foi sócio do Bozano Simonsen. Criou o que se tornou a Abril Cultural, depois comprado pelo Somos. Fez muitas outras coisas.
Jose
2019-04-03 19:43:01Lembrem. Guedes é liberal de verdade e popperiano, duas características que o difere significativamente da maioria dos bozistas, olavistas, laranjinhas e rachidistas que andam por aí.
Eh-vide4nte
2019-04-03 19:34:30Excelente crítica ao Plano Real. Foi exatamente isto o que aconteceu: o rentista tornou-se mais rico e o empreendedor se f...! E depois Lula ganhou apoiado pelos rentistas...e transformou seus eleitores pobres em consumidores " de linha branca e celulares"...e não em cidadãos!!!
Jose
2019-04-03 19:28:12Contra essa força inteligente, não haverá a tal "resistência " antipatriotica dos perdedores.
Máxima
2019-04-03 18:39:02Interessante Guedes dizer: vcs me perguntam por que não cortei a aposentadoria dos militares. Eu pergunto: por que vcs não cortam, já que são um poder?
JOSHUA
2019-04-03 18:28:13Paulo Guedes é o pau-da-barraca de camping do governo Bolsonaro. Se soprar um vento forte e ele tombar, acabaram-se as férias, e nós iremos pagar a conta do camping.
Márcia
2019-04-03 18:18:10Nesta hora primordial, os bolsominions somem! Quem fica defendendo Guedes são os simples mortais que não querem PT e apostaram em JB por causa de Guedes e Moro. Bolsominions são por demais hipócritas.
William
2019-04-03 18:14:43Concordo plenamente ! Falou simplesmente a verdade !