A reação de governadores a pedidos da CPI da Covid
Os pedidos de informações endereçados a estados suscitaram questionamentos à CPI da Covid. Em uma carta enviada ao presidente da comissão, Omar Aziz, o Fórum Nacional de Governadores, comandado pelo petista Wellington Dias (foto), menciona a abrangência dos requerimentos e indaga quais trechos devem ser respondidos. O ofício foi remetido ao senador após a Consultoria...
Os pedidos de informações endereçados a estados suscitaram questionamentos à CPI da Covid. Em uma carta enviada ao presidente da comissão, Omar Aziz, o Fórum Nacional de Governadores, comandado pelo petista Wellington Dias (foto), menciona a abrangência dos requerimentos e indaga quais trechos devem ser respondidos.
O ofício foi remetido ao senador após a Consultoria Legislativa do Senado classificar como uma "devassa" um pedido de informações sugerido pelo governista Ciro Nogueira e aprovado pela CPI. No documento, o parlamentar requisita dados sobre a aplicação de todos os recursos federais transferidos aos 26 estados, ao Distrito Federal e aos municípios com até 200 mil habitantes para o combate ao coronavírus.
Na nota técnica, a Consultoria Legislativa ressalta que são passíveis de fiscalização apenas as transferências voluntárias do governo federal a estados e municípios. De acordo com o estudo, o requerimento de Ciro Nogueira "pretende promover apuração genérica, abrangente, verdadeira devassa sobre os estados, Distrito Federal e municípios, circunstância que caracteriza ação abusiva, inconstitucional e ilegal da CPI, que desconsidera os precisos limites do fato determinado a ser apurado".
Citando a nota técnica, governadores pediram que "sejam confirmadas ou não as solicitações encaminhadas, apontando-se quais e em que pontos específicos deverão ser efetivamente atendidas". "Frisamos que este requerimento não pretende criar qualquer embaraço ao inquérito parlamentar, que tem todo o nosso apoio. Ocorre, contudo, que todos os agentes públicos têm o dever de zelar pela legalidade, daí a imperatividade dos esclarecimentos", complementam.
A fiscalização da execução dos recursos repassados pela União aos estados para o combate à pandemia faz parte da estratégia da base aliada ao Planalto, que busca tirar a gestão Jair Bolsonaro dos holofotes. A pedido de governistas, o procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou à CPI nesta segunda-feira um memorando de 16 páginas com a relação de investigações que tramitam em segredo de justiça em seis estados: Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Antonio Vieira de Araujo
2021-05-18 12:06:51Ana Viriato o final do seu texto não tem nada com jornalismo independente. Ao dizer que a cobrança do nosso dinheiro roubado por governadores e prefeitos é uma ação da base do governo para tirar o Presidente dos holofotes, você faz uma afirmação leviana. O fato mais importante é para onde foi parar o nosso dinheiro. Para você, roubar pode. Cobrar não. Com esse seu pensamento, você não terá vida longa na profissão porque já existem centenas de jornalista fazendo o que você faz. Pense diferente
José Antonio Lopes Abelha
2021-05-18 11:55:16Essa investigação deveria estat a cargo da PF; esse limite de 200 mil pessoas é muito alto. Imaginando-se no norte e nordeste, o alcance seria muito limitado.
Laercio
2021-05-18 07:53:31Todos os Estados devem ser sim, verificado e fiscalizado o q foi feito com o repasse Federal. Há muita grana q sabe lá o de foi.! Até governador foi afastado, Há muito e muito a ser investigado..! Vai ter muita gente correndo...!!!
MARIA
2021-05-17 23:36:36Não mexe com o Claudio Encalacrado Castro !!! Olha Flávio Peculato !!!!
Dalton
2021-05-17 23:27:21Porque só estes estados? É retaliação? Esse bozo é um chantagista... precisam ser levantados dados de todos os estados brasileiros e não só dos opositores do governo.
André
2021-05-17 22:38:37E agora. Que todos roubaram....e só comprar um juiz do STF .....e. Bom correr que tem muita procura pra 11 juizes. Vai ter inflação.
Leonardo
2021-05-17 21:53:24Enquanto isso , nós empresários temos obrigação de enviar ao governo todo tipo de informações sobre a folha de pagamento dos funcionários e toda a movimentação de matérias primas, entre outras ..
Carlos
2021-05-17 21:34:04Quando é pra atazanar Bolsonaro vale tudo. Agora os governadores comandados por um petista mau carater estao chiando. Na verdade estao com muito medo. A ladroagem foi grande.
Rizia
2021-05-17 21:22:15acho muito bom que os governadores tenham que responder sobre os gastos na pandemia; é uma questao que independente de ser trazidas por governistas ou não é fundamental para sairmos das fraudes que certamente afetaram as contas publicas que ja estao bastante defasadas
MARCOS
2021-05-17 20:56:28Os governadores estão com medo de quê?