Agência Câmara

Médicos repudiam fala de deputado que associou quadro de Bruno Covas ao uso de máscaras

17.05.21 20:01

Declarações estapafúrdias e desrespeitosas do deputado federal Giovani Cherini, do PL do Rio Grande do Sul, feitas durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nesta segunda-feira, 17, geraram o repúdio de especialistas, que rechaçaram o posicionamento negacionista e anticientífico do parlamentar. Cherini associou o agravamento do quadro de saúde de Bruno Covas, morto no domingo, ao uso de máscara. O deputado é vice-líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara.

“Fui colega dele (Covas) na Câmara, a máscara que ele usou durante toda a campanha pode ter prejudicado o câncer que ele teve, porque as células precisam de respiração, isso é ciência”, disse o deputado do Rio Grande do Sul.

A manifestação de Cherini ocorreu após um bate-boca entre a presidente da CCJ, Bia Kicis, do PSL, que permaneceu boa parte da sessão sem máscara, e a deputada federal Fernanda Melchionna. A parlamentar do PSol cobrou de Kicis a utilização do equipamento de proteção individual, cujo uso é obrigatório dentro da Câmara dos Deputados.

Após o embate entre as parlamentares, Cherini pediu a palavra para criticar o uso de máscaras e fazer afirmações falsas a respeito dos equipamentos de proteção. “Eu também defendo a ciência, mas eu defendo que as pessoas respirem. Vamos ter uma matança de gente por usar máscara em praça, em praia, dentro do carro sozinho, um absurdo. Aprendi uma coisa no mundo holístico: respirar é tudo na vida. Imagina ficar oito horas com uma máscara sem respirar”, disse Cherini, antes de fazer menção ao quadro de saúde de Covas, que morreu em decorrência de complicações de um câncer metastático.

Crusoé pediu à Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica um posicionamento sobre o pronunciamento de Cherini. A entidade enviou uma nota em que desmente o parlamentar e nega qualquer possibilidade de relação entre o quadro de Bruno Covas e o uso de máscaras. “É falsa a informação de que a utilização de máscaras impede as células de respirarem e que causam o agravamento de qualquer tipo de câncer”, explicou a entidade.

“Reforçamos nosso compromisso permanente de participar do processo de construção de melhores práticas médicas, e nos colocamos à disposição para dialogar com toda a sociedade. Enquanto isso, paciente oncológico ou não devem usar máscaras de proteção”, finaliza a Sociedade Brasileira de Oncologia, em seu posicionamento.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sou descendente de italianos pelo lado materno e me sinto incomodada, envergonhada, melhor dizendo, com alguns parlamentares 'oriundi': essa leva de políticos, incluída principalmente a família do presidente, é vergonhosa tanto pelo ignorância como pela truculência e bronquice. Italianos estão muito mal representados na política deste país.

  2. ...quer saber como encontrar um IDI.OTA, dê-lhe a palavra por 15 minutos, bastarão para saber se ele soma ou diminui para a sociedade...no caso de políticos, o IDI.OTA está implícito à espécie!!!

  3. Com as declarações desse deputado gaúcho tenho o diteito de achar que ele não nasceu de um parto, deve ter sido evacuado!

    1. A melhor definição para tanta cretinice, só mesmo evacuado...

    2. A senhora mãe desse imbecil teve uma diarreia!

  4. Antes o brasil carregava os idiotas do HELL de janeiro , agora para nossa surpresa temos que carregar tambem o Rio Grande dos FOOLS, ou seria o rio fools grandes ou o para se igualar ao rio de janeiro sería apenas HELL grande de FOOLS.

  5. realmente o RGS tem que rever seus medicos URGENTEMENTE (vide osmar enterra) sob pena de consultorios fazerem PAJELANÇÃ daqui a pouco.

  6. Imoral, ignorante, desumano. Disse isso para visibilizar o próprio nome por 15 minutos, já que é um nada politicamente

  7. Esse é o exemplo da baixíssima categoria intelectual e cultural dos políticos que são eleitos no Brasil. A esses, a ignorância se ajoelha...

  8. Cherini você é ridículo e desrespeito com o falecimento do Prefeito Bruno Covas, leia nota da Associação Brasileira de Oncologia. Informe-se antes de pronunciar despraupérios, tenha ao menos compostura de deputado.

  9. Ou DEUS está de mal com a gente ou SATANAS é que atualmente esta em alta. A gente morrendo de pena de mais uma vida sendo ceifada com um cancer, um deputado gozando da desgraça alheia.

  10. Lula, o maior corrupto do Brasil, disse q Pelotas era exportadora de viado. Eu não compactuo c/ a homofobia. Mas uma coisa podemos constatar hoje. O RS está se tornando um polo exportador de político estúpido, cretino e lunático. Salvo engano tem um chamado Biba, ou algo do tipo. Tem uma merda de senador, q fica falando em resultados do uso de cloroquina em algumas cidades, porém feitas em cima de observação e ñ de estudo randomizado e duplo-cego. Esse deputado q é piada de mal gosto. Só lixo.

    1. Certeza meu caro Paulo, o senador em questão é o Luis Heinze, uma mula, formado em agronomia, fica lendo resultados em planilhas de excel, e pior, atuando como médico de indicando as eficácias (não comprovadas) do uso de cloroquina!!! Um imbecil de capa eu diria.

    2. É um ignorante, tosco que não conseguiu ser nada além de um pulha, sem moral, sem caráter, sem respeito ao próximo. Cafajeste!

    3. Não é "piada de mal gosto" idiota, o correto é mau gosto seu otário.

  11. Qualquer "guri pequeno" sabe que inalar o seu próprio gás carbônico por horas seguidas vai acabar em intoxicação e acidificação do sangue, portanto, só usem máscara em extrema necessidade.

    1. Nyco Penico novamente fazendo o que sempre faz. Mostrando ser receptáculo dos dejetos alheios. Nyco Penico é um exemplo perfeito de um bozista delinquente!

    2. Realmente é um comentário sem o menor cabimento. Médicos fazem cirurgias neurológicas que duram mais de 10 horas. Pergunte se algum deles fica sem máscara durante a cirurgia? Pare de falar asneiras e vai estudar um pouco.

    3. Impressionante a estupidez e burrice destes seguidores do falso mito.

    4. Quem fala uma besteira dessas, esta faltando com o respeito aos milhares de atendentes nos hospitais, que passam horas e horas, dia e dias, ao longo de suas vidas cuidando dos enfermos!!

    5. Qualquer criança que está indo a escola e ficando 5h de máscara / dia, por meses, sem ter se intoxicado, sabe que você é um idiota.

    6. 1.2 - "Você pode enganar muitas pessoas por pouco tempo, pode enganar algumas pessoas por muito tempo, mas não pode enganar todo mundo o tempo todo." Abraham Lincoln. Bolsonaro é tão desastroso, e os bolsonaristas que continuam com ele, são tão estúpidos, que perde feio para o MAIOR CORRUPTO DO BRASIL, O LULA. E para ser uma opção pior do que O MAIOR CORRUPTO DO BRASIL, tem que ser um verdadeiro desastre, e o Bolsonaro é isso, um VERDADEIRO DESASTRE.

    7. 1.1 - Qualquer menos imbecil, saberia que isto é ridículo. Quantos médicos foram intoxicados ao longo do tempo? Não sei se um imbecil como vc sabe, mas muitas profissões usam máscara. O bom de ser bolsonarista, é comentar qualquer besteira sem pensar. O ruim para o bolsonarista aqui na Crusoé, é que ele é ridicularizado. O desastre para o Bolsonaro é que em 2022 ele já era.

  12. Os senadores encaram a CPI como palanque eleitoral, mais na verdade funciona como um grande mostruário da desqualificação dos nossos políticos. Por mais decepcionado que o eleitor se sinta, acaba descobrindo que eles são muito piores do que se imagina.

  13. kkkkkkk gente? eu ri viu... que. inventou estes parlamentares brasileiros arrazou na comedia kkkkk a celula nao respira e isto deve ser da ciencia holistica dele.kkkkk

  14. O mequetrefe porta voz do Capetão deve passar o tempo cheirando subproduto de galináceos, que contém grande quantidade de sulfetos, daí ficou sem massa encefálica (se é que tinha alguma)..

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO